Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Não podemos confundir Memória com Lembrança. Isto porque a memória também se faz com registos, factos, etc. e não apenas fundada na tradição oral ou nas recordações que fixamos por nos agradarem, ou por associarmos a determinados momentos das nossas vidas – grandes chuvadas, trovoadas épicas, calor no outono, etc. Aquilo que fica dos que antes viveram certos eventos é importante, assim como tem o seu pitoresco as histórias contadas pelos mais velhos em torno de grandes eventos meteorológicos. Julgo que todos nós temos consciência destes factos que não entram numa análise madura e rigorosa da evolução do clima num dado território. Pela minha parte, quando há pouco referi a memória de décadas anteriores, fi-lo citando alguns dados comprováveis, não meras lembranças. Não quis com isso dizer que esses episódios caracterizam o ano X ou Y. Tal como, agora, apenas conjeturamos sobre os eventos atuais, que só uma análise no tempo e no futuro permitirão enquadrar. Acredito, contudo, que no futuro aquilo que recordaremos não será tanto a neve nos lugares onde é comum esta acumular-se generosamente, a chuva bem distribuída no espaço e no tempo, ou temperaturas “normais” para a época do ano. Mas, obviamente, posso estar enganado.
 


StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Concordo com o @jamestorm. Acho que ainda há bastantes cépticos e dificuldades em aceitar as mudanças climatéricas. Não é de estranhar quando a comunidade cientifica ainda há 10 anos atrás dizia que o aquecimento global não passava de uma falácia...
É um facto que o nosso clima está a mudar. Não tenho lembranças de como eram os invernos nos anos 80 porque não era nascido, mas dai para a frente, tenho notado grandes diferenças. Havia sempre um padrão no inverno: dias sem chuva gélidos e nos dias antes da chuva, começava a subir a temperatura e chovia sempre durante uns 2 dias seguidos e o terceiro dia era apenas umas nortadas e chuva com sol intercalados. Actualmente já não é assim.
No verão, pleno Agosto, havia trovoadas secas vindas de Espanha. Quem o diz são os mais velhos. E por tocar nos mais velhos, tentem não descredibilizar os testemunhos dos mais velhos porque são eles que mais podem falar sobre diferenças climatéricas nos dias de hoje.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Concordo com o @jamestorm. Acho que ainda há bastantes cépticos e dificuldades em aceitar as mudanças climatéricas. Não é de estranhar quando a comunidade cientifica ainda há 10 anos atrás dizia que o aquecimento global não passava de uma falácia...
É um facto que o nosso clima está a mudar. Não tenho lembranças de como eram os invernos nos anos 80 porque não era nascido, mas dai para a frente, tenho notado grandes diferenças. Havia sempre um padrão no inverno: dias sem chuva gélidos e nos dias antes da chuva, começava a subir a temperatura e chovia sempre durante uns 2 dias seguidos e o terceiro dia era apenas umas nortadas e chuva com sol intercalados. Actualmente já não é assim.
No verão, pleno Agosto, havia trovoadas secas vindas de Espanha. Quem o diz são os mais velhos. E por tocar nos mais velhos, tentem não descredibilizar os testemunhos dos mais velhos porque são eles que mais podem falar sobre diferenças climatéricas nos dias de hoje.

Mas nós ainda não chegamos ao Inverno, e sim, nos anos 80 havia todo o tipo de tempo, tal como agora, anos mais húmidos e instáveis, outros com actividade moderada ( normal) e por fim anos secos, e bem secos como em 1980/81.
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Mas nós ainda não chegamos ao Inverno, e sim, nos anos 80 havia todo o tipo de tempo, tal como agora, anos mais húmidos e instáveis, outros com actividade moderada ( normal) e por fim anos secos, e bem secos como em 1980/81.

Já tenho lido aqui muitas vezes que "ainda não chegamos ao Inverno". Relembro, caso não saibam, que o inverno meteorológico já começou e o Inverno astronómico só começa dia 22.
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Mas nós ainda não chegamos ao Inverno, e sim, nos anos 80 havia todo o tipo de tempo, tal como agora, anos mais húmidos e instáveis, outros com actividade moderada ( normal) e por fim anos secos, e bem secos como em 1980/81.
Temos contudo que admitir que os últimos outonos não têm sido propriamente exemplo de cenários típicos ou enquadrados nos padrões climáticos historicamente documentados para o nosso território. O inverno, por enquanto, é campo só para os modelos (e estes falíveis, como sabemos). Podemos estar perante uma tendência e, isso, julgo que é difícil qualquer um de nós negar.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Vejo muita gente a dizer que o inverno ainda não chegou, sim é verdade que ainda não, mas lá por não ter chegado não quer dizer que não chova nem esteja frio, se fosse em anos normais já era para ter chovido o dobro do que choveu ainda, e as temperaturas já era para estarem nos 15°C ou ate mesmo menos do que isso e não nos 20°C ou ate mesmo mais...
 
  • Gosto
Reactions: StormyAlentejo

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O que esta acontecer é o aquecimento global em marcha, Portugal está a ficar um sitio mais estável, mais quente e mais seco.

Provas concretas disso? Não me refiro a suposições, mas a estudos e provas fiáveis para se chegar a tal conclusão.

São precisos anos e anos de estudo para detectar uma mudança de padrão, eu não nego que já hajam ou possam vir a haver alterações climáticas, mas são precisas provas/ estudos.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Onde estão as semanas de trovoadas de Setembro a Dezembro? Onde estão os pingos gelados nas janelas? Onde estão os tanques de água totalmente congelados? Onde estão as Cheias de do inicio do Ano até Abril? Onde estão os vendavais que havia no Outono....podia continuar aqui a lista. O Clima em Portugal tornou-se mais estável...chove menos e está mais quente. Fico-me por aqui. :disgust:

Quando dizes que o clima está mais estável referente à falta de eventos extremos?
È que se for esse o caso não posso concordar, aliás nos últimos anos temos tido cada vez mais eventos meteorológicos extremos aliás esse é mesmo uma das consequências do aquecimento global.
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Provas concretas disso? Não me refiro a suposições, mas a estudos e provas fiáveis para se chegar a tal conclusão.

São precisos anos e anos de estudo para detectar uma mudança de padrão, eu não nego que já hajam ou possam vir a haver alterações climáticas, mas são precisas provas/ estudos.

Basta procurar na Internet e existem montes de estudos sobre o aquecimento global e sobre as mudanças climatéricas.
Efeito borboleta, a acção humana no planeta está a gerar mudanças.
E esta imagem ilustra perfeitamente a tendência:
yKFc60I.jpg
 

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Quando dizes que o clima está mais estável referente à falta de eventos extremos?
È que se for esse o caso não posso concordar, aliás nos últimos anos temos tido cada vez mais eventos meteorológicos extremos aliás esse é mesmo uma das consequências do aquecimento global.

Mas as previsões apontam para isso mesmo, cada vez mais a tendência é de eventos extremos.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Basta procurar na Internet e existem montes de estudos sobre o aquecimento global e sobre as mudanças climatéricas.
Efeito borboleta, a acção humana no planeta está a gerar mudanças.
E esta imagem ilustra perfeitamente a tendência:
yKFc60I.jpg

Eu referiam-me concretamente a esta frase do jamestorm : "O que esta acontecer é o aquecimento global em marcha, Portugal está a ficar um sitio mais estável, mais quente e mais seco"

Ou seja como pode ele prever ou argumentar que em Portugal o aquecimento global vai ter ou já está a ter estas consequências, apenas porque atravessamos um ano mais seco e está algum "calor" em Dezembro.

A discussão deste tema é interessante, mas convém apresentar factos, senão uns puxam para um lado e outros puxam para outro e ninguém se entende :D
 
Última edição:

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Concordo com o @jamestorm. Acho que ainda há bastantes cépticos e dificuldades em aceitar as mudanças climatéricas. Não é de estranhar quando a comunidade cientifica ainda há 10 anos atrás dizia que o aquecimento global não passava de uma falácia...
É um facto que o nosso clima está a mudar. Não tenho lembranças de como eram os invernos nos anos 80 porque não era nascido, mas dai para a frente, tenho notado grandes diferenças. Havia sempre um padrão no inverno: dias sem chuva gélidos e nos dias antes da chuva, começava a subir a temperatura e chovia sempre durante uns 2 dias seguidos e o terceiro dia era apenas umas nortadas e chuva com sol intercalados. Actualmente já não é assim.
No verão, pleno Agosto, havia trovoadas secas vindas de Espanha. Quem o diz são os mais velhos. E por tocar nos mais velhos, tentem não descredibilizar os testemunhos dos mais velhos porque são eles que mais podem falar sobre diferenças climatéricas nos dias de hoje.

Duas notas...

Estás a contradizer-te. Primeiro concordas com o jamestorm que dise que as condições em Portugal estão mais estáveis. No post anteriores já dizes que a tendência é a de haver mais eventos extremos... Em que ficamos?

Segunda nota. Não existem "condições climatéricas". As condições relativas ao clima são "climáticas". Em relação ao tempo são "meteorológicas".O "climatério" é outra coisa que não tem nada a ver com estas andanças :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Basta procurar na Internet e existem montes de estudos sobre o aquecimento global e sobre as mudanças climatéricas.
Efeito borboleta, a acção humana no planeta está a gerar mudanças.
E esta imagem ilustra perfeitamente a tendência:
yKFc60I.jpg

Em Janeiro ou Fevereiro até pode haver um evento extremo em que neve até em Faro, e isso não contraria ou confirma nenhuma teoria.
Na prática, regressando ao que interessa, nenhum de nós faz puto de ideia de como vai ser o Inverno.
Teoricamente por cá pela circulação geral da atmosfera seria praticamente impossível haver nova seca no próximo Inverno.
Podemos alimentar toneladas de analogias, para aqui e para ali, mas na verdade ninguém sabe.
Estamos num El-Nino potente, mais extremado, mas mesmo por aí a história já nos demonstrou que não se conseguem tirar conclusões para aqui, há cenários/analogias para todos os gostos.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

StormyAlentejo

Cumulus
Registo
19 Set 2014
Mensagens
293
Local
Beja/Lisboa
Duas notas...

Estás a contradizer-te. Primeiro concordas com o jamestorm que dise que as condições em Portugal estão mais estáveis. No post anteriores já dizes que a tendência é a de haver mais eventos extremos... Em que ficamos?

Segunda nota. Não existem "condições climatéricas". As condições relativas ao clima são "climáticas". Em relação ao tempo são "meteorológicas".O "climatério" é outra coisa que não tem nada a ver com estas andanças :)

Não vejo onde me estou a contradizer. Concordo com ele sim e eu disse "cada vez mais a tendência é de eventos extremos", não "cada vez mais a tendência de eventos extremos.". O português é lixado, não meti o verbo haver na frase. O que eu quero dizer é que, os eventos a acontecer, são cada vez mais extremos.

Segunda nota: obrigado pela correção. O climatérico é um galicismo. :thumbsup:
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
O @Vince agora é que disse tudo. Se me perguntarem da minha infância de que invernos tenho memória só me consigo lembrar dos finais da década de 90 em que nevou algumas vezes em Viseu.

Verdade. Mas se falares com os teus pais (talvez sejam demasiado novos) ou avós, verás que era muito mais comum nevar em Viseu há umas décadas. O meu pai tem 79 anos e a minha mãe 72 e viveram isso mesmo. A neve em Viseu caía com mais frequência. Até o meu pai, que vivia numa aldeia de S. Pedro do Sul, via neve com frequência quando era miúdo. Em tempos falei com alguém que me falou da possível influência da barragem da Aguieira na escassa e pouco frequente queda de neve. Como não tenho qualquer formação na área e nunca me dei ao trabalho de pesquisar sobre isso, não faço a menor ideia se a teoria é mais do que pura ficção. Já agora, se alguém com mais conhecimento do que eu (não é preciso muito!), quiser dar uma opinião, agradeço.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.