Seguimento - Novembro 2005



Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Seringador disse:
Que excelentes ensembles! Os próximos 15 dias vão ser decisivos para a situação de uma boa Nevasca nas cotas mais altas do território!
Mostram a temperatura a 850hpa está abaixo da média, de facto vai ser fresco este Outono!
É possível explicares um pouco o que significa a temperatura a 850hpa? Penso equivaler à temperatura a cerca de 3000 metros de altitude...

Relativamente às medidas do lado direito do g´rafico, penso ser a chuva previsível em mm no Porto, não?

Já agora, haverá um gráfico destes para Lisboa?...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Antonio disse:
É possível explicares um pouco o que significa a temperatura a 850hpa? Penso equivaler à temperatura a cerca de 3000 metros de altitude...

Relativamente às medidas do lado direito do g´rafico, penso ser a chuva previsível em mm no Porto, não?

Já agora, haverá um gráfico destes para Lisboa?...

As temperaturas a 850hpa são a 1500m, no lado esquerdo tens a coluna dos ºC e do lado direito a precipitação em mm.

A linha azul é a linha da precipitação da plot, eqnuanto a branca é o ensemnble, i.e. o resultado de todos os calculos isto tanto para a precipitação e temperatura. :)

Tinha-me esquecido aqui vai:



Depois vais ao link: http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavnmgeur.html
clicas em " Weitere Diagramme "(lado esquero gráficos) e depois escolhes no centro europa e acedes à página com a selecção das cidades no lado esquerdo. :)
 
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Antonio disse:
Não vejo nada a foto está toda escura... :cry:

Pois, só dá para ver algo durante o dia. Quando eu meti via-se claramente os flocos bem grandes a cair!

Serrano disse:
Participo pela primeira vez neste espaço, que descobri por acaso na internet. Resido nos arredores da Covilhã, a 775 metros de altitude numa das encostas da Serra da Estrela, mas virada a Norte, contrariamente a grande parte da cidade. Possuo um pequeno termómetro digital, que marca temperatura actual e guarda a mínima e a máxima, mas o sensor está no 2º piso da residência, bem acima do 1,5 metros recomendáveis, no entanto dá para ter uma ideia do ambiente.

Ás 8,30 horas marcava 6,5 graus e a mínima tinha ficado por 5,5.

Ontem pela tarde começou a nevar na Torre e pela webcam do Offshore percebe-se que ainda acumulou alguns centímetros.

Saudações serranas.

PS: A minha participação não vai ser assídua, mas prometo passar por cá sempre que possível.

Bemvindo, passas a ser o nosso corresponsal na Serra da Estrela! :D Imagino que onde vives deve ser mais frio que na cidade da Covilhã.
 

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Promete sim! :) e parece que começa já no Sábado!!!

Seringador, já agora, o que quer dizer plot no gráfico? Obrigado pelas explicações e dicas.

É impressionante a potência do presente Anticiclone de 1040 hPA, no entanto parece que se irá deslocar. Se calhar, se estivesse centrado nos Açores, resistiria melhor às superfícies frontais, não?
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Antonio disse:
Promete sim! :) e parece que começa já no Sábado!!!

Seringador, já agora, o que quer dizer plot no gráfico? Obrigado pelas explicações e dicas.

É impressionante a potência do presente Anticiclone de 1040 hPA, no entanto parece que se irá deslocar. Se calhar, se estivesse centrado nos Açores, resistiria melhor às superfícies frontais, não?

Plot é um termo para o resultado fibnal nos vários cenários de previsão, uma plot um dia ou uma hora, dependendo do modelo.

Mas queremos esse anticiclone a SW dos Açores ou a Sul da Gronelândia.... :D
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,098
Local
Covilhã - 775m
Covilhã

Datos próprios: 9/11/2005

TMáx: 12,4
Tmín: 5,5

Esta noite tenho marcado 5 graus como mínima e às 8,30 estavam 6,5 graus.

As previsões apontam neve para sábado a partir dos 1.500 metros e para domingo a partir dos 1.200 metros.

Saudações serranas.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Serrano disse:
Covilhã

Datos próprios: 9/11/2005

TMáx: 12,4
Tmín: 5,5

Esta noite tenho marcado 5 graus como mínima e às 8,30 estavam 6,5 graus.

As previsões apontam neve para sábado a partir dos 1.500 metros e para domingo a partir dos 1.200 metros.

Saudações serranas.

Boas Serrano,

Eu baixava a cota para 1000m, já que todos os modelos apontam para os 0ºC a 1500m na parte Norte do Território, pelo que dependendo da espessura e do local, os fluxos de ar frio associado a essa espessura podem fazer diminuir a temperatura e quanto mais elevado mais instável ficam essas massas de ar... a ver vamos pq vou estar no Marão (a 900m) se Deus quiser ! :D :p

Estou mais interessado no padrão que todods os modelos fiáveis apontam, para o fim do mês, para preparar o início de Dezembro. ;)
Pela primeira vez nesta altura do ano vi a linha dos 492dam sobre a Gronelândia o que é impressionante em Novembro, mas bom indicador para o desenvolvimento do Ant. da Gronelândia... heheheh venha ele ... quem ... o General INVERNO!!! :lol: :lol: :lol:
 

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Seringador disse:
Pela primeira vez nesta altura do ano vi a linha dos 492dam sobre a Gronelândia o que é impressionante em Novembro, mas bom indicador para o desenvolvimento do Ant. da Gronelândia...

Oh rapaz explica aí o que são os 492dam... Ou então indica um mapa...
Bem hajas!
:)
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Antonio disse:
Oh rapaz explica aí o que são os 492dam... Ou então indica um mapa...
Bem hajas!
:)

A Linha 492, ou a 528, 534,540, etc, reside na diferença da entre aespessura 1000 -500mb é medida na unidade de dezenas de metros.

Como o ar se comporta quase como um gás ideal e, a distância vertical é proporcional ao excesso do volume de uma área numa superfície especificada, a espessura entre dois níveis da pressão é proporcional à temperatura média do ar entre aqueles níveis. Assim, valores baixos de espessura significam ar relativamente frio.
A linha 540 é destacada, desde que esta linha começou a ser usada frequentemente, em geral indica a divisão entre a chuva e a neve para baixas altitudes. Quando ocorrer precipitação, onde a espessura está abaixo de 540dam, é geralmente de neve. Se a espessura estiver acima de 540dam, é geralmente chuva (ou "sleet" se o ar ao lado da superfície for abaixo de zero). Portanto quanto mais baixo melhor, normalmente a linha 528dam é neve na superfície, mas já se tem detectado casos (mais raros) que neva na superfície a 534dam.
Não sei se me fiz entender? :confused:
Tens aqui o exemplo que mencionei, repara no cimo do H sobre a Gronelândia
http://www.wetterzentrale.de/pics/brack4a.gif
 
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Aqui em minha casa no dia de hoje: 4.3ºC / 13.0ºC

Muito vento que não deixou a temperatura descer mais. No entanto na estação meteorologica a minima foi de 2.8º :hmm:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Fil disse:
Aqui em minha casa no dia de hoje: 4.3ºC / 13.0ºC

Muito vento que não deixou a temperatura descer mais. No entanto na estação meteorologica a minima foi de 2.8º :hmm:

Pena Fil, mas ela vai descer no fim de semana :)