Obrigadão pela explicação!Seringador disse:A Linha 492, ou a 528, 534,540, etc, reside na diferença da entre aespessura 1000 -500mb é medida na unidade de dezenas de metros.
Como o ar se comporta quase como um gás ideal e, a distância vertical é proporcional ao excesso do volume de uma área numa superfície especificada, a espessura entre dois níveis da pressão é proporcional à temperatura média do ar entre aqueles níveis. Assim, valores baixos de espessura significam ar relativamente frio.
A linha 540 é destacada, desde que esta linha começou a ser usada frequentemente, em geral indica a divisão entre a chuva e a neve para baixas altitudes. Quando ocorrer precipitação, onde a espessura está abaixo de 540dam, é geralmente de neve. Se a espessura estiver acima de 540dam, é geralmente chuva (ou "sleet" se o ar ao lado da superfície for abaixo de zero). Portanto quanto mais baixo melhor, normalmente a linha 528dam é neve na superfície, mas já se tem detectado casos (mais raros) que neva na superfície a 534dam.
Não sei se me fiz entender?![]()
Tens aqui o exemplo que mencionei, repara no cimo do H sobre a Gronelândia
http://www.wetterzentrale.de/pics/brack4a.gif
Já tinha pensado várias vezes o que eram aquela linhas tracejadas no mapa de isóbaras que indicaste, julgava que tinha a ver com a corrente de jacto, mas estava bem enganado.
Explicaste a relação entre os "dam" e a forma de precipitação ser de chuva ou neve, no entanto na mensagem anterior referiste que um "dam" muito baixo também é um indicador dum Anticiclone (na Groenlândia); é assim?
Última edição: