Seguimento - Novembro de 2007



Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boa tarde a todos !
Neste momento, estão 12,7 ºC, o céu está limpo e o vento está calmo.


Extremos de hoje:

7,8 ºC / 14,2 ºC
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Moro em Santo Estêvão no Sul/Sudeste do Ribatejo a fazer fronteira com o Alentejo. A altitude presumo que será muito próxima dos 0 metros (zero) se não for mesmo mais baixa do que aquela. Penso que estará abaixo do nível das águas do mar....

No tempo das geadas ou do "gelo" como aqui se diz.....nestas charnecas a temperatura chega a atingir os cinco graus negativos, noite após noite, e por vezes para meu espanto, mais baixas do que as temperaturas de cidades mais altas....e então....como eu comprendo Leiria ....e os seus recordes de temperaturas baixas...

Mas contra factos não há argumentos....a água gela nos tanques de rega, gela nas mangueiras que se partem fàcilmente e nos carros que não ficaram na garagem....litros de água para quebrar o gelo dos vidros e das portas....

A água dos nossos cães tem que ficar debaixo de telha....e eles também coitados....e às 7 horas da manhã os relvados, os prados e os arbustos baixos estão pintados de branco cinza..

E é ver os caramelos de gelo...nos bicos dos telhados...

Este ano já aconteceram geadas e gelo...mas ainda nada comparável ao que acabei de descrever...

Só sei que quando chego a Lisboa e conto como foi o acordar na minha quinta, ninguém quer acreditar....mas é a maior das verdades...

Será que as baixas temperaturas estarão na razão inversa das altas pressões?:unsure:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Moro em Santo Estêvão no Sul/Sudeste do Ribatejo a fazer fronteira com o Alentejo. A altitude presumo que será muito próxima dos 0 metros (zero) se não for mesmo mais baixa do que aquela. Penso que estará abaixo do nível das águas do mar....

No tempo das geadas ou do "gelo" como aqui se diz.....nestas charnecas a temperatura chega a atingir os cinco graus negativos, noite após noite, e por vezes para meu espanto, mais baixas do que as temperaturas de cidades mais altas....e então....como eu comprendo Leiria ....e os seus recordes de temperaturas baixas...

Mas contra factos não há argumentos....a água gela nos tanques de rega, gela nas mangueiras que se partem fàcilmente e nos carros que não ficaram na garagem....litros de água para quebrar o gelo dos vidros e das portas....

A água dos nossos cães tem que ficar debaixo de telha....e eles também coitados....e às 7 horas da manhã os relvados, os prados e os arbustos baixos estão pintados de branco cinza..

E é ver os caramelos de gelo...nos bicos dos telhados...

Este ano já aconteceram geadas e gelo...mas ainda nada comparável ao que acabei de descrever...

Só sei que quando chego a Lisboa e conto como foi o acordar na minha quinta, ninguém quer acreditar....mas é a maior das verdades...

Será que as baixas temperaturas estarão na razão inversa das altas pressões?:unsure:

As altas pressões estão normalmente associadas a baixos valores de temperatura durante a noite. Em situações anticiclónicas, o céu limpo e a ausência de vento permitem a perda de calor por radiação. Depois o ar frio, por ser mais denso, escoa para as áreas mais baixas, sendo aí que ocorrem os mais baixos valores de temperatura.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Por aqui mais uma tarde de 0% de nuvens ainda apareceram umas quantas mas nada de animador e notório.

Tive uma máxima de 15.2ºC agora estou com 13.0ºC.

A pressão está nos 1017hpa :confused: o vento está fraco.

Este próximos e ultimos 3 dias vão ser cruciais para a defenição das médias das temperaturas :w00t:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo e uma noite bem fresquinha e está já vai melhor ainda que a noite passada, isto sem vento é uma maravilha, espero que não faça vento :D:D:cold::cold:

Temperatura Máxima: 17.2ºC
Temperatura mínima: 6.5ºC (a mais baixa deste mês):cold::cold:
Temperatura actual: 10.3ºC :cold:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Não deixa de ser interessante que este Novembro deve terminar como aquele que tem, simultaneamente, a menor média das mínimas e a maior média das máximas dos últimos 15/20 anos.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Moro em Santo Estêvão no Sul/Sudeste do Ribatejo a fazer fronteira com o Alentejo. A altitude presumo que será muito próxima dos 0 metros (zero) se não for mesmo mais baixa do que aquela. Penso que estará abaixo do nível das águas do mar....

No tempo das geadas ou do "gelo" como aqui se diz.....nestas charnecas a temperatura chega a atingir os cinco graus negativos, noite após noite, e por vezes para meu espanto, mais baixas do que as temperaturas de cidades mais altas....e então....como eu comprendo Leiria ....e os seus recordes de temperaturas baixas...

Mas contra factos não há argumentos....a água gela nos tanques de rega, gela nas mangueiras que se partem fàcilmente e nos carros que não ficaram na garagem....litros de água para quebrar o gelo dos vidros e das portas....

A água dos nossos cães tem que ficar debaixo de telha....e eles também coitados....e às 7 horas da manhã os relvados, os prados e os arbustos baixos estão pintados de branco cinza..

E é ver os caramelos de gelo...nos bicos dos telhados...

Este ano já aconteceram geadas e gelo...mas ainda nada comparável ao que acabei de descrever...

Só sei que quando chego a Lisboa e conto como foi o acordar na minha quinta, ninguém quer acreditar....mas é a maior das verdades...

Será que as baixas temperaturas estarão na razão inversa das altas pressões?:unsure:

Conheço essa zona.
Conheço pessoas que moram nessa localidade e já aí passei várias vezes.
No Verão, essa localidade aquece muito, por estar abrigada em termos de altitude. :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Subscrevo o que disse o rozzo. Eu não diria melhor.

Se a minha estação fosse do IM diziam todos que estava a marcar mal :D Só uma mínima este mês acima de 10ºC, não pode ser... etc e tal...

Claro, se fosse do IM estava errada:D:D metes o sensor no frigorífico:lmao:, não conheço a zona não posso prenunciar em relação à tua estação e tenho confiança nos teus valores, em relação a estas questões de estações com valores estranhos, bom no Algarve a estação de Portimão que apresenta valores estranhos é como a minha:D:lmao:, o valor mínimo da minha mínima é o mesmo que a estação de Portimão de -4.7ºC e foi no mesmo dia, de referir que a estação não está na Praia da Rocha mas sim no aeródromo da Penina (penso eu), logo fora do meio urbano, mais rural, logo pode ter essas diferenças de temperaturas, eu tenho um colega de Portimão e diz que a zona do aeródromo é bem fria e fica um bocado distante do mar e que os dados da estação emite são muito fiáveis a essa zona, isto quer dizer onde está a estação regista esses valores, na Praia da Rocha é um sítio mais ameno do que no aeródromo.

Sigo com 9.0ºC, bom com este andar vou bater ainda a mínima de hoje, Portimão vai com 9.5ºC e São Brás de Alportel vão com 7.3ºC e Faro com 13.2ºC mais 4 graus do que a minha estação:D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
ESTREMOZ (dados de hoje): Temperatura mínima = 6,3 ºC (07h44); Temperatura máxima = 13,8 ºC (14h12); Temperatura actual = 8,5 ºC; Pressão atmosférica = 1019 hPa.

Esta noite parece que vai ser mais fria que a noite passada.

ESTE MÊS: Mínima = 4,4 ºC (dia 25); Máxima = 23,1 ºC (dia 5).

FreeMeteo - Meteograma para todos