Seguimento - Novembro de 2007

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boas

Tens de ver essa pressão porque ela está muito baixa!!Terias de ter a volta dos 1020hpa;) eu tenho 1021hpa...temperatura de 12,0ºC a baixar muito lentamente.
hasta

Ops isto é do sono :D

Tenho 1019hpa :hehe:

Até amanhã malta.
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Péssimo hoje o dia aqui pelo extremo norte....
Máximas e mínimas bem mais altas que nos últimos 8 dias...

A mínima foi de uns vergonhosos 9.3ºC com céu limpo :disgust:

A máxima chegou aos 15.3ºC
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Ora aí está: o nosso especialista no terreno. A atenção do INSTITUTO DE METEOROLOGIA:

Passei em Alcobaça e o meu carro marcava
16,5 ºC, enquanto que a estação meteorológica de Alcobaça registava 4,4 ºC.
Alcobaça não é uma zona assim tão fria, é apenas muito húmida.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,



Manhã igual à dos ultimos dias :cold:, apenas menos ventosa.

Temperatura mínima registada, 7,2ºC.


Dados das 09.00h:

Temp. 10,1ºC
Humid. 64%
Pressão 1020hPa
Vento 8,2km/h NE
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sempre critiquei essas estações meteorológicas.
Sinceramente, não confio nelas.
Há cerca de duas semanas, passei em Alcobaça e o meu carro marcava
16,5 ºC, enquanto que a estação meteorológica de Alcobaça registava 4,4 ºC.
Alcobaça não é uma zona assim tão fria, é apenas muito húmida.
Quanto à estação de Almada, fica na Praia da Rainha, portanto, numa praia essas temperaturas estão fora de questão.
Estou a 30 km do mar e não registo temperaturas dessas, ainda por cima esses registos disparatados acontecem todos os dias.

eu continuo na minha, confio bem mais no valor duma estaçao oficial do IM que no termometro do teu carro
:p
se marca o valor, eu acredito. mt mais que no termometro de um carro, nao so pela precisao, como pelo tempo de resposta.
voltamos ao mesmo, se a localizaçao da estaçao é duvidosa, tudo bem, pode ser, pode nao representar o clima da regiao, é 1 hipotese..

mas la que a zona até é fria, isso é, basta veres valores das estaçoes todas a volta. a regiao é fria neste tipo de tempo. mesmo se fores ver mapas de modelos de mesoscala, claro que sao so modelos, mas.. toda a zona a norte de lisboa, ate leiria é das zonas aparentemente com minimas mais baixas (exceptuando o NE portugues obvio!)

qto a de almada, na praia da rainha é realmente estranho, mas provavelmente é mm local. primeiro esta num sitio nao urbanizado e perto de pinhal.acho que é zona propicia, possivelmente tambem pelo tipo de solo, a arrefecimento nocturno. e a margem sul, excepto parte mais urbanizada junto ao rio (tipo almada cidade) é bem fria a noite, isso nao ha duvidas.. acho eu.. ve a estaçao da moita do hotspot.. é bastante representativa.. alias, se fores a algum lado na margem sul numa noite destas e dp atravessares o tejo, a diferença é realmente significativa para o lado de lisboa.. microclimas :rolleyes:

qto ao facto de ser ao pe da praia, sim é pouco frequente, mas nao impeditivo, mais uma vez pode-se simplesmente tratar de particularidades mt locais, e ai tens de concordar cmg, qd tu proprio tantas vezes falas do grande microclima de Moscavide, mesmo ao lado da estaçao oficial do IM.. ne? ;)
de facto locais junto ao mar sao mais amenos, mas nao implica que por diversos motivos, como tarem num vale duma ribeira, ou seja o que for, nao tenham condiçoes propicias a ter arrefecimentos nocturnos mt maiores que locais interiores..
nao ha nenhuma estaçao onde vou dizer, mas experimenta p.ex numa noite destas ir a vila de sintra, e dp andar meia duzia de km's ate a praia das maças p.ex. e depois ve bem onde esta mais frio.. so para dizer que nao podes ser tao taxativo a dizer "ao pe do mar? impossivel tar esse frio!".

desculpem la o testamento :D
mais uma vez nao tou a aqui armado em defensor do IM, longe disso, nao me deve nada o IM :p
tou so a tentar ser razoavel, e acho que se diz mal por dizer, e especialmente com argumentos que nao acho nada validos.. a dizer mal, vamos dizer do que realmente esta mal e com bons argumentos..:rolleyes:
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Estamos com 11.5 graus na zona baixa da Covilhã, continuando com céu limpo. Durante a noite, o termómetro desceu até 4.1 graus.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Subscrevo o que disse o rozzo. Eu não diria melhor.

Se a minha estação fosse do IM diziam todos que estava a marcar mal :D Só uma mínima este mês acima de 10ºC, não pode ser... etc e tal...

Em relação à estação de Almada (P.Rainha). Eu conheço a zona, um pinhal, e para acabar com as dúvidas eu garanto que de carro não consigo valores mais baixos na margem sul.

Resumindo, se estiverem 10ºC em Lisboa, 6ºC na minha (Moita) e 3-4ºC na de Almada, ACREDITEM, acontece mesmo...

A margem sul é muito mais fria que Lisboa nas mínimas na generalidade mas existem 3 pontos ainda mais extremos, os 2 referidos acima e os vales da arrábida.

Em Almada cidade acontece o inverso, tem minimas mais altas que Lisboa :p é uma zona estranha concerteza...


Já agora alguém sabe onde encontrar as coordenadas de todas as estações do IM?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Subscrevo o que disse o rozzo. Eu não diria melhor. Se a minha estação fosse do IM diziam todos que estava a marcar mal :D Só uma mínima este mês acima de 10ºC, não pode ser... etc e tal... Em relação à estação de Almada (P.Rainha). Eu conheço a zona, um pinhal, e para acabar com as dúvidas eu garanto que de carro não consigo valores mais baixos na margem sul. Resumindo, se estiverem 10ºC em Lisboa, 6ºC na minha (Moita) e 3-4ºC na de Almada, ACREDITEM, acontece mesmo... A margem sul é muito mais fria que Lisboa nas mínimas na generalidade mas existem 3 pontos ainda mais extremos, os 2 referidos acima e os vales da arrábida. Em Almada cidade acontece o inverso, tem minimas mais altas que Lisboa :p é uma zona estranha concerteza... Já agora alguém sabe onde encontrar as coordenadas de todas as estações do IM?
pois la ta, se sabemos bem que em noites de inverno de ceu limpo a temperatura varia imenso em areas mt pequenas e por factores locais, as vezes dificeis de explicar bem, pq embirrar sempre com os valores das estaçoes do IM. como ja disse tem 1001 defeitos o IM, mas bolas, estaçoes da REDE OFICIAL, se tao a funcionar e dar dados para o publico.. por alguma razao é...:rolleyes: qto a praia da rainha, pronto era o que suspeitava, e se repararem qd ha variaçoes no vento, p.ex a entrar a minima brisa, a temperatura sobre a pique logo, para valores "normais" da escala a volta. é mesmo daqueles locais que tao como que "isolados" no seu microclima nesse tipo de condiçoes, e a menor perturbaçao se mistura deixando de ter os valores tao particulares.. embora, como ja foi dito , toda a margem sul, talvez exceptuando Almada cidade e desconfio (desconfio apenas, nao tenho dados) pela localizaçao, a zona junto a parte estreita do rio, e talvez na costa da caparica, tambem sejam menos frios.. de resto.. basta afastar 1 nadinha do tejo.. ali na zona da FCT tb ja la tive a noite e é bem mais frio que lx, portanto, é generalizado!

e mesmo na margem norte, nos tamos "viciados" por ver os valores das estaçoes de lx, aposto que estaçoes fora da zona urbana, ou mesmo outras dariam valores bem mais baixos. comparem-se as minimas da REUMA em benfica com as da baixa? e mts outros locais, como o que ja tinha dito no post anterior.. alias, é relativamente perto da base aérea de sintra, e vejam as minimas la, mts graus abaixo de lx.. +- como na moita ou menos ate!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Essas estações devem estar localizadas em depressões muito favoráveis à acumulação de ar frio nas noites de céu limpo e ausência de vento.