Seguimento - Novembro de 2007

• Thread starter Thread starter Fil
  • Data de início Data de início
Embora tenham sido os valores de temperatura mais baixos de todo o ano, provavelmente até nem provocaram grandes danos. No entanto, este aviso parece-me um pouco tardio.

2004544414822085298_fs.jpg

Por aki tenho 13,4ºC

PS: Kando e que caem os primeiros flocos de neve na Serra da Estrela??

Em principio será na segunda nos pontos mais altos da Serra da Estrela isto segundo os modelos.

Mas na minha opnião será em mais locais :cold: e em brutas quantidades...os modelos andam perdidos de todo.

Reparem na evolução da Humidade Relativa nas Penhas Douradas, representativa de zonas mais elevadas das regiões montanhosas:

Sim é perfeitmanete normal o vento vem de Espanha logo é muito seco :D na segunda já ficam enterrados em neve depois já chegam aos 100% de humidade.

É também resultado de uma forte inversão térmica. Penhas Douradas registava, às 10 horas, o valor mais elevado de temperatura e o valor mais baixo de humidade de todas as estações da Beira Interior.

Sim é perfeitmanete normal o vento vem de Espanha logo é muito seco :D na segunda já ficam enterrados em neve depois já chegam aos 100% de humidade.

Não é por causa disso.

Em noites anticiclónicas, se não houver vento ocorre a descida do ar mais denso (frio e húmido) para as depressões, este força o ar seco e quente a subir para as partes mais altas, por isso é que há inversão térmica. A humidade relativa vai subindo ao longo da noite nas depressões, mas nas montanhas vai descendo e nestas a temperatura desce pouco ao longo da noite. Durante o dia, com a agitação do ar pelo calor do sol, o fenómeno desaparece.

Acreditem-se quiser, mais no centro-sul do Brasil, em plena primavera, ainda está a se registrar temperaturas de inverno. No começo do mês, tivemos :cold:+3°C:cold: e geada em São Joaquim, a 1.400m de altitude, a cidade mais fria do Brasil. Aqui em São Paulo, tivemos 13°C na última madrugada, e esta é, a última massa de ar frio que sentiremos no ano. A tendência agora é de frentes frias, que provocam chuvas, mas não derrubam tanto a temperatura. O frio só deve voltar agora no final de Abril.

Aqui as frentes frias e as massas de ar frio chegam da Antártida, através da Argentina e Chile. E aí em Portugal? Pelos modelos de previsão que vejo, elas parecem vir dos mares do norte no sentido Europa-Estados Unidos... é assim mesmo ou tem alguma outra rota de frente fria?

Acreditem-se quiser, mais no centro-sul do Brasil, em plena primavera, ainda está a se registrar temperaturas de inverno. No começo do mês, tivemos :cold:+3°C:cold: e geada em São Joaquim, a 1.400m de altitude, a cidade mais fria do Brasil. Aqui em São Paulo, tivemos 13°C na última madrugada, e esta é, a última massa de ar frio que sentiremos no ano. A tendência agora é de frentes frias, que provocam chuvas, mas não derrubam tanto a temperatura. O frio só deve voltar agora no final de Abril.

Aqui as frentes frias e as massas de ar frio chegam da Antártida, através da Argentina e Chile. E aí em Portugal? Pelos modelos de previsão que vejo, elas parecem vir dos mares do norte no sentido Europa-Estados Unidos... é assim mesmo ou tem alguma outra rota de frente fria?

Sim, normalmente avançam de oeste, noroeste ou de norte.

O site do IM está agora a prever -5 C. para Braga esta noite... Na noite anterior indicou -5.1 em Merelim, na periferia da cidade. Eu pensava que Braga praticamente nunca chegava a estes valores. Há algum registo histórico de temperaturas deste calibre em Braga?

O site do IM está agora a prever -5 C. para Braga esta noite... Na noite anterior indicou -5.1 em Merelim, na periferia da cidade. Eu pensava que Braga praticamente nunca chegava a estes valores. Há algum registo histórico de temperaturas deste calibre em Braga?

Desde 1941, Braga tem uma mínima absoluta de -6,3ºC (2/1/1995).

Tem também um valor de -5,4ºC em 2/3/2001.