Seguimento - Outubro 2008

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
mais umas fotos
norte:
f_IMGP3672m_c22d1e1.jpg

Oeste, esta ta a desenvolver se rapidamente;)
f_IMGP3674m_13f6a82.jpg
 


Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não existe grande animação por aqui. O céu está meio encoberto e as trovoadas estão na serra conforme mostra o radar do IM... Não deve chegar cá nada. :(
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Vídeo da cheia na gare rodoviária de Lisboa (Sete Rios)

 
Editado por um moderador:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bem pessoal, hoje tive o prazer de presenciar uma carga de água como há já algum tempo não via! :w00t: :rain:

Foi mesmo brutal! :surprise: :rain:

Desde o post do Gilmet "Começou a Trovejar!!!" ás 13h40m eu olhei para o céu e em Lisboa (Penha de França) o céu estava pouco nublado, mas como hoje á tarde tinha de ir e fui a um funeral fui descansado sem guarda-chuva.
Assim que entro no carro (14h10m) grande surpresa :D, começa a cair uns pingões enormes acompanhados de granizo (diâmetro variável entre os 5 a 10 mm) assim foi durante 5 minutos, meto-me à estrada, e a carga de água aumenta de intensidade, volta a cair granizo com bastante intensidade, a Praça do Chile já estava bem cheia de água, e eu ia ficando com o carro "afogado" na alameda (como quem sobe para o Técnico junto ao metro), mas como Eu tinha de passar por entrecampos, não imaginam o caos que era nos túneis (carro quase afogado outra vez) e ruas circundantes , e isto ainda eram só 14h30m!

Imaginem o resto noutras zonas problemáticas de Lisboa! :eek:

Notas finais:
– De facto uma valente chuvada, como há muito não via! :w00t: :thumbsup:
– Não pude fazer registos fotográficos, pois não levava a minha camera fotográfica e o meu telemóvel estava no limite da bateria... :disgust:
– Devido à intensidade com que caia a chuva (que deveria ser brutal durante os primeiros 15 minutos, talvez superior aos 93mm/h que o Mário Barros disse que caia em queluz) e há quantidade de granizo que caiu, era de todo impossível que por mais limpeza que houvesse nas sarjetas a água escoresse em condições, porque o granizo "descascou" as árvores e entopiu as sarjetas.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Olá

Cerca das 14,15 h caiu um forte aguaceiro de granizo na alta de Lisboa. Os grãos chegaram a ter mais de 1 cm de diâmetro. Pena não ter tido possibilidade de fotografar, quer os grãos de granizo, quer as diversas fases da célula que se formou na referida área.
Assim continuou, por mais de meia hora, misturado com chuva também forte. Inclusivamente, cheguei a ver alguns farrapos de neve molhada. Tive conhecimento, na altura, de algumas inundações, como um troço na Avenida Gago Coutinho, que aí esteve cortada ao trânsito.

Edit: só como curiosidade, o granizo 'descascou' (adoptando o termo do Thomar) as jantes do meu carro, que tinham uma camada de poeira de 'ferodo' das pastilhas. Parecia que tinham sido picadas!:eek:
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Boas...o pessoal de lisboa e arredores tiveram uma tarde em cheio de andarem com olhos e máquinas a olharem para os céus quem dizia:shocking:boas fotos parabéns aos meteoloucos:thumbsup:.

Por aqui vai tudo mais calmo ainda apareceram grandes castelos mas deram em nada, a temparatura vai nos 18.6ºc o vento vai fraco de W ,o céu está a ficar limpo.
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Forte chuvada, tipo tropical, caiu em Lisboa na Av. do Aeroporto entre as 14:15 e as 14:45. A av. converteu-se num rio em que a corrente abrangia ambos os passeios. Caiu grande quantidade de granizo, que perdurou algum tempo, atingindo cerca de 2cms de diametro Ver a precipitaçao registada nas Estaçoes do Aeroporto.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Giro seria ver aquelas células do Alentejo subirem até latitudes aqui de Setubal para ter um inicio de noite com trovoada ao longe :) para a foto seria fixe!
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Final de tarde com MUITA CHUVA:rain::rain:
Chove com intensidade desde as 17h mais ou menos!! Parece-me que estará bem pior a Este de mim! Pelo que observo daqui, Albufeira deve estar a levar com uma carga de água valente desde as 17:30h... temo que hajam inundações por lá...:shocking: