Seguimento - Outubro 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
A temperatura que os modelos previam para hoje às 7h aos 850hPa, no interior norte e centro do continente era de 8ºC.
E como podes ver pelo mapa das observações que o JPS Gaia postou, às 7h UTC, Penhas Douradas estava com 9,1ºC

A 850hpa não a 2 metros do solo ;) e todo o resto do interior norte ?? com mínimas de 2ºC e 3ºC.

A 850hpa não a 2 metros do solo ;) e todo o resto do interior norte ?? com mínimas de 2ºC e 3ºC.

Semttulo111.jpg

Pena não ter para as 7h UTC!:p

Pena não ter para as 7h UTC!:p

Continuo a achar que durante a noite o interior norte esteve sobre a influência de uma Iso de 4ºC, mas ok, são opniões.

Neste momento estou com 19.1ºC.

Continuo a achar que durante a noite o interior norte esteve sobre a influência de uma Iso de 4ºC, mas ok, são opniões.

ISO de 4ºC é completamente impossível Mário.Tens é fenómenos de inversão, etc.

860xj3.gif

Uma resposta cientifica com dados reais a explicar porque não: :p

Corunha: Sondagem real às 00z vs. Previsão GFS às 06z

500hPa: -13.1ºC vs. -14.5ºC
850hPa: 11.8ºC vs. 11.2ºC

Madrid: Sondagem às 00z vs. Previsão GFS às 06z

500hPa: -14.5ºC vs. -14.6ºC
850hPa: 6.8C vs. 6.0ºC

Para teres ISO de 4ºC terias em Madrid muito mais baixo de acordo com a situação sinóptica (ver imagem) e em Madrid foi 6.8ºC aos 850hPa medidos à meia noite. Os modelos podem mentir, mas as sondagens não. E como vês, mesmo descontando a diferença horária, até estão muito aproximados, neste caso o GFS. (E a sondagem da meia noite só é ingerida pelo GFS no run das 12z, pelo que n influenciou o run das 6z)

Boas pessoal. Tenho andado desaparecido ultimamente, em negócios :D mas trago boas notícias.

Primeiro, para não fugir ao assunto deste tópico, aqui tenho céu limpo (mais limpo não há :lmao:) e vento fraco. O sol aquece bastante. :)

Já pude observar que as temperaturas minimas e maximas vao subir nos proximos dias.

As boas notícias são que para a semana vão poder contar com mais uma estação meteorológica. Entra em funcionamento a minha estação mais ou menos para o meio da semana que vem. Mal posso esperar para lhe pôr as mãos em cima :D

Até lá vou estudar a melhor maneira de como montá-la e onde.

Irei postar aqui os dados todos completos, como é óbvio, e espero que esses dados contribuam para que este fórum sobre o seguimento mês a mês fique mais completo e fiável. ;)

Cumps
Frank_Tornado

Um lindo dia de verão é o que tenho por aqui este fim de semana até está bom para a praia :p tenho 26,1ºC, 27%HR e 1021hpa o vento é muito fraco para não dizer nenhum...

O Gilmet encontra-se hoje por Abrantes.
Diz ele que está junto ao rio Tejo, a aproveitar a tarde agradável de sol.

No entanto relata que de manhã sentiu bastante frio, na zona de Santarém.
Diz ele que às 9h não deviam estar mais que 11ºC.;)

Por aqui a tarde segue soalheira e estou com 22,2ºC.
O vento está fraco de norte.