Seguimento - Outubro de 2007

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Ainda me lembro de ver as imagens na televisão sobre as inundações no Algarve no início deste mês:

02.10.2007_08h00.JPG


Imagem de Satélite (02/10/2007, 08h00)

A chuva intensa que se verificou durante a manhã de terça-feira provocou inundações nos concelhos de Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. As ocorrências já estão normalizadas nos três concelhos.
Em Olhão verificaram-se algumas inundações pontuais. Já em Tavira e Vila Real de Santo António a chuva intensa aliada ao período de preia-mar originaram inundações generalizadas nas zonas de Cabanas de Tavira, Manta Rota e Monte Gordo, segundo informações avançadas ao Observatório do Algarve por Vaz Pinto, comandante distrital da Protecção Civil. Em Cabanas de Tavira chegou a ser evacuado um casal de idosos que estavam a entrar em hipotermia, não existindo registo de quaisquer desalojados.
O responsável pela Protecção Civil no Algarve acredita que até às 15h00 a “situação vai normalizar”. Com a chegada da preia-mar e tendo em conta as previsões do Instituto de Meteorologia Vaz Pinto prevê que a situação se possa voltar a complicar na zona do Sotavento Algarvio, mas acrescenta “não é nenhuma ciência exacta”. Neste momento tudo está controlado e estão a ser efectuados trabalhos de limpeza.
Em Albufeira as águas também subiram, não se tendo verificado danos de maior.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Observatório do Algarve (2 de Outubro de 2007)

Aguardamos a reportagem realizada pelo TORNADO naquele dia.


Estou a achar muito... ou ocorreu mesmo essa quantidade em mm, ou pode suceder o caso de teres algum erro no cáculo da precipitação registada...
Para um Outubro normal, por esta altura essa precipitação nem era nada de mais.. mas o mês tem sido seco com poucos dias de precipitação...
Mas os poucos podem ser de precipitação moderada a forte.. ao certo estás em melhores condições de saber a real situação ai no Algarve.
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Ainda me lembro de ver as imagens na televisão sobre as inundações no Algarve no início deste mês:

02.10.2007_08h00.JPG


Imagem de Satélite (02/10/2007, 08h00)

A chuva intensa que se verificou durante a manhã de terça-feira provocou inundações nos concelhos de Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. As ocorrências já estão normalizadas nos três concelhos.
Em Olhão verificaram-se algumas inundações pontuais. Já em Tavira e Vila Real de Santo António a chuva intensa aliada ao período de preia-mar originaram inundações generalizadas nas zonas de Cabanas de Tavira, Manta Rota e Monte Gordo, segundo informações avançadas ao Observatório do Algarve por Vaz Pinto, comandante distrital da Protecção Civil. Em Cabanas de Tavira chegou a ser evacuado um casal de idosos que estavam a entrar em hipotermia, não existindo registo de quaisquer desalojados.
O responsável pela Protecção Civil no Algarve acredita que até às 15h00 a “situação vai normalizar”. Com a chegada da preia-mar e tendo em conta as previsões do Instituto de Meteorologia Vaz Pinto prevê que a situação se possa voltar a complicar na zona do Sotavento Algarvio, mas acrescenta “não é nenhuma ciência exacta”. Neste momento tudo está controlado e estão a ser efectuados trabalhos de limpeza.
Em Albufeira as águas também subiram, não se tendo verificado danos de maior.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Observatório do Algarve (2 de Outubro de 2007)

Obrigado Gerofil, os dados entao devem estar correctos, não recordava dessas situações ao início do mês. Das raras vezes em que o sul recebe mais precipitação que o norte...
 

mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
bom dia a todos, ja recuperada pra uma nova semana (odeio segundas), por aqui ceu pouco nublado, 18ºC
parece k a partir de 4ª feira as temperaturas maximas vão descer:D será k vem la o frio?? tenho de por as malhas a apanhar ar:lmao:
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,


Tás melhorzinha????:sad:



Já estamos nas frente deles :lmao:



Mínima de 10,3ºC aqui pela Ravessa.

Actual: 18.0ºC; 48%; 1020hPa; 7,9km/h NNW
 
Última edição:

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
ainda não tou a 100%, tenho os ouvidos entupidos, parece k sim la ganhamos:D

Boas,

Só espero que 4ª feira percam, de resto podem ganhar todos os outros jogos :lmao:

Por aqui por Vila Franca, sigo com tempo quente e com algum vento, céu pouco nublado.

Já gosto mais do GFS para dia 4/5 :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Estou a achar muito... ou ocorreu mesmo essa quantidade em mm, ou pode suceder o caso de teres algum erro no cáculo da precipitação registada...
Para um Outubro normal, por esta altura essa precipitação nem era nada de mais.. mas o mês tem sido seco com poucos dias de precipitação...
Mas os poucos podem ser de precipitação moderada a forte.. ao certo estás em melhores condições de saber a real situação ai no Algarve.

Penso que sim Rog, já que é um pluviómetro da LaCross WS9004, mas nunca se sabe a grande parte dessa precipitação ocorreu no dia 2 registei 71 mm e dias 1 e 28 onde registei 9 mm e dia 24 registei 4 mm., tal como o Gerofil colocou a notícia em relação ao dia 2:thumbsup:, agora ontem 9 mm tenho dúvidas mas mesmo assim tenho alguma certeza já que a estação da Região de Turismo do Algarve registou 6 mm enquanto a do Aeroporto registou 0.9 mm, estranho porque em linha recta são uns 4 quilómetros entre estas 2 estações de Faro, tenho pena existe uma estação do INAG(Quelfes) a 3 kms da minha casa, mas os dados não são actualizados deste 17 de Maio, mas a estação funciona só que levam imenso tempo a actualizar os dados, assim já tinha uma certeza mais concreta sobre os dados, ou não, podia chover aqui e lá não:lmao:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Por aqui, noite de céu pouco nublado agora encontra-se tambem com algumas nuvens.

Tive uma mínima de 14.2ºC (0:05) agora estou com 19.5ºC.

A pressão está nos 1020hpa o vento está moderado.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Ainda me lembro de ver as imagens na televisão sobre as inundações no Algarve no início deste mês:

02.10.2007_08h00.JPG


Imagem de Satélite (02/10/2007, 08h00)

A chuva intensa que se verificou durante a manhã de terça-feira provocou inundações nos concelhos de Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. As ocorrências já estão normalizadas nos três concelhos.
Em Olhão verificaram-se algumas inundações pontuais. Já em Tavira e Vila Real de Santo António a chuva intensa aliada ao período de preia-mar originaram inundações generalizadas nas zonas de Cabanas de Tavira, Manta Rota e Monte Gordo, segundo informações avançadas ao Observatório do Algarve por Vaz Pinto, comandante distrital da Protecção Civil. Em Cabanas de Tavira chegou a ser evacuado um casal de idosos que estavam a entrar em hipotermia, não existindo registo de quaisquer desalojados.
O responsável pela Protecção Civil no Algarve acredita que até às 15h00 a “situação vai normalizar”. Com a chegada da preia-mar e tendo em conta as previsões do Instituto de Meteorologia Vaz Pinto prevê que a situação se possa voltar a complicar na zona do Sotavento Algarvio, mas acrescenta “não é nenhuma ciência exacta”. Neste momento tudo está controlado e estão a ser efectuados trabalhos de limpeza.
Em Albufeira as águas também subiram, não se tendo verificado danos de maior.
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
Fonte: Observatório do Algarve (2 de Outubro de 2007)

Aguardamos a reportagem realizada pelo TORNADO naquele dia.

E com toda a razao... nao tenho tido tempo para editar o filme o que peço imensa desculpa poix quando o fizer disponibilizo logo de imediato!:thumbsup:

Peço imensa desculpa por isso a todos que o aguardam!! Mas vale a pena!!

:thumbsup:

Adoro essa imagem de satelite com esse olho!! nao tinha reparado na altura e nao fazia ideia que tinha feito esse aspecto pelo menos nos Satelites em que segui a Coisa!!:shocking::thumbsup:
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa tarde,
Realmente a imagem de satélite está fantástica, nas imagens que vi nesse dia também não reparei nesse aspecto.
Voltando à realidade do dia de hoje, por aqui céu muito nublado
Temp. :19.2ºC
HR.:73%
Pressão atmosférica: 1021.0 hPa
Temp. Min. 11.4ºC (7:10)
Vento a 24.7km/h com a rajada máxima registada até agora de 36.7km/h (13:10)
Cumprimentos
João Martins
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,



Hora: 14.30h

Local: Alentejo Central

Temp: 22,3ºC
Humid: 40%
Pressão: 1018hPa
Vento: 8,2km/h NW




ainda não tou a 100%, tenho os ouvidos entupidos, parece k sim la ganhamos:D

Isso vai! :thumbsup:
4ªFeira temos sardinhada por terras dos do "Carrapau" :lmao: :lmao: