Seguimento Praias 2008 (Temperatura água, ondulação, etc)

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Que trambolhão na temperatura da água do mar em Faro!:eek:

Menos 6-7ºC no espaço de uma semana.


Foi um trambolhão, estava mesmo agora a responder no outro lado ao Levante a água está mesmo fria:cold: mais parece o ano passado:D, a continuar assim durante pelo menos esta semana, não está previsto qualquer Sueste que faça subir a temperatura da água, por isso, querem água quentinha liguem o esquentador:D:cold:
 
Por aqui as oscilações na temperatura da água do mar são sempre muito mais ténues que as verificadas na costa sul:
- variam sempre entre água muito fria e água gélida.
Se na semana passada quase chegámos aos 16º, ontem já estávamos outra vez nos 14,7º.
Triste sina a nossa:-Tanto Mar diante de nós e mal podemos tocar-Lhe.
Banhos? Muitos!!! mas depois a nadar ,batemos com a mão na mesinha de cabeceira e acordámos...
 
Foi um trambolhão, estava mesmo agora a responder no outro lado ao Levante a água está mesmo fria:cold: mais parece o ano passado:D, a continuar assim durante pelo menos esta semana, não está previsto qualquer Sueste que faça subir a temperatura da água, por isso, querem água quentinha liguem o esquentador:D:cold:

Alô amigo Olhanense! Não me digas que não foste dar um mergulho ás ilhas nos dias da água a 24º. Nesses dias só me apetecia era sair disparado para a Praia do Farol mas não deu... Dia 1 estou aí. Pode ser que nessa altura chegue as 25/26º... Já tenho saudades do Algarve, de Olhão e do Farol...
 
Alô amigo Olhanense! Não me digas que não foste dar um mergulho ás ilhas nos dias da água a 24º. Nesses dias só me apetecia era sair disparado para a Praia do Farol mas não deu... Dia 1 estou aí. Pode ser que nessa altura chegue as 25/26º... Já tenho saudades do Algarve, de Olhão e do Farol...

Calma malta!! Vim agora da Deserta, e sim, a água está fria em comparação com aqueles dias de 24-25º. Aí sim, estava uma verdadeiro caldo, e no Farol nesse sábado, o calor era tanto que raros foram os minutos passados fora de água :hehe: Mas agora agora a bóia marca 20-21º, o que não é nada de anormal, e como está calor até apetece :D Há anos que em pleno Agosto está mais fria! A visibilidade é que está alta...como é tipico da zona Culatra-Farol-Deserta :thumbsup:
 
E a média da água no algarve não são os 24º ou 25º,varia entre os 19 e 21º em média já nem falo da costa ocidental ai os valores são outros.
 
Por aqui, a água segue bem fresca,quase gélida (15,3º).
Impossível qualquer espécie de mergulho,quanto mais um relaxante banho.
Por isso aguardo ansiosamente a próxima sexta-feira( meu 1º dia de férias)
para abalar rápida e tranquilamente para a zona de Tavira.
E ainda por cima as prespectivas são animadoras:
-é que está previsto Levante a partir de segunda-feira por tempo indeterminado (pelo menos toda a semana) no estreito de Gibraltar, com as consequências que tal acarretam.
Parece que este ano,pelo menos à chegada irei apanhar água tépida.
Nem todos os anos é assim.
Já tive um ano em Julho na Manta Rota 15 dias consecutivos com sudoestadas fortes na praia e a água pelos 17º.Um verdadeiro fiasco.
 
Amanhã vou iniciar uns dias de estudo da temperatura da água do mar na Praia do Farol (Olhão). As perspectivas do IM apontam para 21/22º mas com um pouco de sorte espero pelo menos um ou dois dias a 24º... Aos Meteopt's de Olhão: apareçam... estou no nº 165 muito perto da praia. Ainda se arriscam a ter que pagar uma "bejeca"...:)
 
Tubarão assusta costa alentejana

Um animal com cerca de cinco metros de comprimento, que as autoridades marítimas identificam como um tubarão-frade, passou ontem a pouco mais de duas dezenas de metros da costa alentejana provocando o susto entre os muitos veraneantes que se encontravam nas praias do Pego e do Carvalhal, em Grândola.
Surpreendidos com a aparição da criatura marinha – de cor negra e com uma barbatana fora de água – os banhistas foram afastados rapidamente da água pelo pessoal do Instituto de Socorro a Náufragos (ISN).
Os nadadores salvadores tinham sido avisados momentos antes da presença do tubarão-frade por uma lancha particular que navegava na zona e que o avistou.
Os frequentadores da praia do Pego avistaram o peixe cerca das 13h30 gerando-se imediatamente grande burburinho no areal. Um dos socorristas seguiu a passagem do animal com binóculos e confirmou tratar-se de uma aparição raríssima nesta zona costeira.
'Tive de explicar às pessoas que não era um tubarão perigoso, porque a maioria estava convencida que o era devido à dimensão e ao formato da barbatana que saia da água', referiu ao nosso jornal o nadador salvador do ISN, André Mendes.
Os cerca de dez banhistas que se encontravam a banhos na praia do Pego foram obrigados a sair do mar até o animal desaparecer da vista. Na altura muitos veraneantes deslocaram-se para a beira-mar e seguiram durante vinte minutos o percurso do exemplar com excitação e curiosidade, tendo o episódio sido motivo de conversa durante a tarde. 'Passou muito devagar em frente da praia, sempre à tona de água e a pouco mais de vinte metros do areal. Levou quinze a vinte minutos e foi acompanhado de perto pela lancha particular', disse um banhista.
Gabriel Silva, funcionário do restaurante da praia do Pego, nunca tinha visto nada igual nesta zona da Costa Alentejana.
'É a primeira vez que vimos um exemplar desta dimensão. Vi as pessoas um pouco assustadas quando estavam a ser retiradas da água, mas pouco depois voltou tudo ao normal', diz Gabriel Silva.
'PODE REGRESSAR À COSTA' - As autoridades marítimas dizem que a aparição do tubarão-frade junta da costa portuguesa é um acontecimento raro que se pode dever a ferimento ou doença. 'Pode regressar até junto da costa se estiver debilitado', referiu fonte da Capitania do Porto de Setúbal. O animal foi avistado pela hora de almoço em duas praias do concelho de Grândola e ter-se-á afastado cerca de vinte minutos após o primeiro alerta. 'Patrulhámos a costa até à praia da Aberta Nova mas não o vimos. Um pescador disse que o viu a ir para alto-mar', frisou. Há trinta espécies de tubarões nas águas portuguesas. O aquecimento global torna cada vez mais frequente a migração destas espécies.

Correio da Manhã
 
O que irrita na noticia é outra vez escreverem sobre as alterações climaticas,já começa a enjoar, porque a noticia tem que dizer qual é a prova que está haver para haver migrações dos tubarões com o aquecimento das águas, sendo que esta especie é de aguas frias.