Seguimento Praias 2008 (Temperatura água, ondulação, etc)



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Que trambolhão na temperatura da água do mar em Faro!:eek:

Menos 6-7ºC no espaço de uma semana.


Foi um trambolhão, estava mesmo agora a responder no outro lado ao Levante a água está mesmo fria:cold: mais parece o ano passado:D, a continuar assim durante pelo menos esta semana, não está previsto qualquer Sueste que faça subir a temperatura da água, por isso, querem água quentinha liguem o esquentador:D:cold:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Por aqui as oscilações na temperatura da água do mar são sempre muito mais ténues que as verificadas na costa sul:
- variam sempre entre água muito fria e água gélida.
Se na semana passada quase chegámos aos 16º, ontem já estávamos outra vez nos 14,7º.
Triste sina a nossa:-Tanto Mar diante de nós e mal podemos tocar-Lhe.
Banhos? Muitos!!! mas depois a nadar ,batemos com a mão na mesinha de cabeceira e acordámos...
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Foi um trambolhão, estava mesmo agora a responder no outro lado ao Levante a água está mesmo fria:cold: mais parece o ano passado:D, a continuar assim durante pelo menos esta semana, não está previsto qualquer Sueste que faça subir a temperatura da água, por isso, querem água quentinha liguem o esquentador:D:cold:

Alô amigo Olhanense! Não me digas que não foste dar um mergulho ás ilhas nos dias da água a 24º. Nesses dias só me apetecia era sair disparado para a Praia do Farol mas não deu... Dia 1 estou aí. Pode ser que nessa altura chegue as 25/26º... Já tenho saudades do Algarve, de Olhão e do Farol...
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Alô amigo Olhanense! Não me digas que não foste dar um mergulho ás ilhas nos dias da água a 24º. Nesses dias só me apetecia era sair disparado para a Praia do Farol mas não deu... Dia 1 estou aí. Pode ser que nessa altura chegue as 25/26º... Já tenho saudades do Algarve, de Olhão e do Farol...

Calma malta!! Vim agora da Deserta, e sim, a água está fria em comparação com aqueles dias de 24-25º. Aí sim, estava uma verdadeiro caldo, e no Farol nesse sábado, o calor era tanto que raros foram os minutos passados fora de água :hehe: Mas agora agora a bóia marca 20-21º, o que não é nada de anormal, e como está calor até apetece :D Há anos que em pleno Agosto está mais fria! A visibilidade é que está alta...como é tipico da zona Culatra-Farol-Deserta :thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
E a média da água no algarve não são os 24º ou 25º,varia entre os 19 e 21º em média já nem falo da costa ocidental ai os valores são outros.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Por aqui, a água segue bem fresca,quase gélida (15,3º).
Impossível qualquer espécie de mergulho,quanto mais um relaxante banho.
Por isso aguardo ansiosamente a próxima sexta-feira( meu 1º dia de férias)
para abalar rápida e tranquilamente para a zona de Tavira.
E ainda por cima as prespectivas são animadoras:
-é que está previsto Levante a partir de segunda-feira por tempo indeterminado (pelo menos toda a semana) no estreito de Gibraltar, com as consequências que tal acarretam.
Parece que este ano,pelo menos à chegada irei apanhar água tépida.
Nem todos os anos é assim.
Já tive um ano em Julho na Manta Rota 15 dias consecutivos com sudoestadas fortes na praia e a água pelos 17º.Um verdadeiro fiasco.
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Amanhã vou iniciar uns dias de estudo da temperatura da água do mar na Praia do Farol (Olhão). As perspectivas do IM apontam para 21/22º mas com um pouco de sorte espero pelo menos um ou dois dias a 24º... Aos Meteopt's de Olhão: apareçam... estou no nº 165 muito perto da praia. Ainda se arriscam a ter que pagar uma "bejeca"...:)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Tubarão assusta costa alentejana

Um animal com cerca de cinco metros de comprimento, que as autoridades marítimas identificam como um tubarão-frade, passou ontem a pouco mais de duas dezenas de metros da costa alentejana provocando o susto entre os muitos veraneantes que se encontravam nas praias do Pego e do Carvalhal, em Grândola.
Surpreendidos com a aparição da criatura marinha – de cor negra e com uma barbatana fora de água – os banhistas foram afastados rapidamente da água pelo pessoal do Instituto de Socorro a Náufragos (ISN).
Os nadadores salvadores tinham sido avisados momentos antes da presença do tubarão-frade por uma lancha particular que navegava na zona e que o avistou.
Os frequentadores da praia do Pego avistaram o peixe cerca das 13h30 gerando-se imediatamente grande burburinho no areal. Um dos socorristas seguiu a passagem do animal com binóculos e confirmou tratar-se de uma aparição raríssima nesta zona costeira.
'Tive de explicar às pessoas que não era um tubarão perigoso, porque a maioria estava convencida que o era devido à dimensão e ao formato da barbatana que saia da água', referiu ao nosso jornal o nadador salvador do ISN, André Mendes.
Os cerca de dez banhistas que se encontravam a banhos na praia do Pego foram obrigados a sair do mar até o animal desaparecer da vista. Na altura muitos veraneantes deslocaram-se para a beira-mar e seguiram durante vinte minutos o percurso do exemplar com excitação e curiosidade, tendo o episódio sido motivo de conversa durante a tarde. 'Passou muito devagar em frente da praia, sempre à tona de água e a pouco mais de vinte metros do areal. Levou quinze a vinte minutos e foi acompanhado de perto pela lancha particular', disse um banhista.
Gabriel Silva, funcionário do restaurante da praia do Pego, nunca tinha visto nada igual nesta zona da Costa Alentejana.
'É a primeira vez que vimos um exemplar desta dimensão. Vi as pessoas um pouco assustadas quando estavam a ser retiradas da água, mas pouco depois voltou tudo ao normal', diz Gabriel Silva.
'PODE REGRESSAR À COSTA' - As autoridades marítimas dizem que a aparição do tubarão-frade junta da costa portuguesa é um acontecimento raro que se pode dever a ferimento ou doença. 'Pode regressar até junto da costa se estiver debilitado', referiu fonte da Capitania do Porto de Setúbal. O animal foi avistado pela hora de almoço em duas praias do concelho de Grândola e ter-se-á afastado cerca de vinte minutos após o primeiro alerta. 'Patrulhámos a costa até à praia da Aberta Nova mas não o vimos. Um pescador disse que o viu a ir para alto-mar', frisou. Há trinta espécies de tubarões nas águas portuguesas. O aquecimento global torna cada vez mais frequente a migração destas espécies.

Correio da Manhã
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
O que irrita na noticia é outra vez escreverem sobre as alterações climaticas,já começa a enjoar, porque a noticia tem que dizer qual é a prova que está haver para haver migrações dos tubarões com o aquecimento das águas, sendo que esta especie é de aguas frias.