Seguimento Praias 2008 (Temperatura água, ondulação, etc)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O que irrita na noticia é outra vez escreverem sobre as alterações climaticas,já começa a enjoar, porque a noticia tem que dizer qual é a prova que está haver para haver migrações dos tubarões com o aquecimento das águas, sendo que esta especie é de aguas frias.

Tens toda a razão. Não são assim tão raros por cá, volta e meia há notícias de avistamentos e de alguns apanhados em redes de pesca cá em Portugal. Segundo a Wikipedia a temperatura preferida é entre 8 and 14° C, portanto a andar pela Praia por causa da temperatura da água só se fosse por a água estar fria :D


The basking shark is a coastal-pelagic shark found worldwide in boreal to warm-temperate waters around the continental shelves. It prefers waters between 8 and 14° C (46 and 57° F). It is often seen close to land and will enter enclosed bays. The shark will follow concentrations of plankton in the water column and is therefore often visible on the surface. They are a highly migratory species leading to seasonal appearances in certain areas of the range.

http://en.wikipedia.org/wiki/Basking_shark
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Praia de Olhos d’Água já pode ser frequentada
05.08.2008 - 12h50 Lusa
A praia de Olhos d’Água, em Albufeira, já está aberta à prática balnear depois de análises revelarem que a água está com boa qualidade. A praia tinha estados interdita por uma avaria numa estação elevatória.

A interdição foi decretada pelo delegado regional de saúde como “medida cautelar”, mas hoje a bandeira azul voltou a ser içada.

A colheita feita durante a tarde de segunda-feira por técnicos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional/Algarve e os resultados foram conhecidos hoje.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1337792&idCanal=59



Praia da Lagoa interdita a banhos até dia 14


Mantém-se até dia 14 a interdição a banhos na praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim. Apesar de a mais recente análise à salmonela ter sido negativa, a Delegação Regional de Saúde do Norte entende que são necessárias duas análises sequenciais com o mesmo resultado para que seja dada autorização para as pessoas se banharem naquela área, sem que incorram em quaisquer perigos para a sua saúde.

http://dn.sapo.pt/2008/08/06/sociedade/praia_lagoa_interdita_a_banhos_dia_1.html
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Os srs. do Correio da Manhã são uns muito maus "artistas" no PhotoShop:angry:



Reparem só nas imagems:


tubaraoec2.jpg



A 1ª imagem é da capa da versão impressa

A do meio é a original e estava publicada na notícia Online

Depois de alguém ter chamado à atenção pela "burrice" efectuada... toca a alterar a foto Online :lol:

Correio da Manhã


São uma vergonha! :disgust: Andaram a adulterar uma imagem para aquilo que não estava lá.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
:lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:

Qualquer dia colocam Salazar a sair do Palácio de S.Bento :lmao: cá para mim eles foram pagos por alguém só para que se falasse da praia.

Alentejo : Tubarão-frade assusta banhistas

Um tubarão-frade, com cerca de cinco metros de comprimento, foi avistado ontem ao início da tarde nas praias do Pego e do Carvalhal, em Grândola, provocando o susto a muitos banhistas. A edição de hoje do Correio da Manhã adianta que os frequentadores das praias foram obrigados a sair da água como medida de precaução. Quem estava no local pôde seguir o percurso do animal, que esteve a pouco mais de duas dezenas de metros do areal, durante 20 minutos. As autoridades marítimas, contactadas pelo jornal, dizem que a aparição do tubarão-frade (espécie inofensiva) junta da costa portuguesa é um acontecimento raro que se pode dever a ferimento ou doença.

Aqui fica uma foto do tubarão-frade, tudo a ver com a foto.

tub.ht2.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Algarve: Onda gigante assusta veraneantes na zona do Barlavento

Turista fica ferida a salvar cão de onda

Ao ver uma das três cadelas de estimação ser arrastada por uma onda gigante, uma turista atirou-se à água e ficou ferida nas duas pernas, na Praia dos Caneiros, em Ferragudo (Lagoa), ao saltar de uma altura de mais de três metros. A onda gigante que ontem inundou os areais de várias praias do Algarve acabou por provocar mais susto do que danos.


Tudo aconteceu inesperadamente, ontem à tarde, cerca das 16h00. A mulher, com cerca de 40 anos, teve de ser evacuada de helicóptero para o Hospital de Portimão, depois de imobilizada por uma equipa salva-vidas, acção que o CM acompanhou no local. Inicialmente pensou-se que a sinistrada tinha partido as duas pernas, mas fonte da unidade hospitalar garantiu ao CM que "não sofreu nenhuma fractura ".

Com a turista estavam mais duas pessoas – um homem e uma rapariga – que saíram ilesas do incidente, mas apanharam um valente susto. A lamentar apenas a morte de um dos animais de estimação, um cão de raça yorkshire, que não resistiu ao forte impacto da onda. Os outros dois animais foram resgatados na mesma altura que as duas pessoas sinistradas.

Ao aperceber-se da situação, o nadador salvador Bruno Vieira atirou-se à água com uma prancha de salvamento, apoiado pela equipa Salva-Vidas de Ferragudo. Quando chegou ao local deparou-se com a senhora "sem conseguir mexer as pernas e os joelhos cheios de sangue". Os primeiros socorros foram essenciais. "Estabilizámo--la e tentámos acalmá-la até ser evacuada pelo helicóptero, porque estava muito nervosa", contou ao CM o nadador salvador da praia dos Caneiros.

MARÉS GRANDES

VARIAÇÃO

A maré de ontem foi das maiores do mês. Entre a baixa-mar e a preia-mar a variação foi de 3,40 m.

LUA CHEIA

Entre os factores que influenciam a variação das marés está a Lua. Na última semana esteve Lua Cheia, que provoca maiores variações.

FIM DO MÊS

No dia 31 de Agosto é esperada uma maré com uma variação de 3,60 m, maior do que a registada ontem à tarde. As autoridades alertam para que os banhistas estejam atentos.


Fonte: Correio da Manhã
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Atenção às marés vivas

A Autoridade Marítima pede mais calma aos veraneantes no Algarve durante a próxima maré viva.

A Polícia Marítima pediu hoje no Algarve aos veraneantes para manterem a calma durante a próxima maré viva, que prevê uma subida de um metro do nível da água em relação à última ocasião em que este fenómeno ocorreu.

Fonte da Autoridade Marítima do Sul explicou à Agência Lusa que a maior maré viva para este mês está prevista para dia 31 de Agosto e por isso apela às pessoas para que não se assustem com a situação, que pode provocar mudanças repentinas da maré, encurtando o areal.

Este alerta é feito depois de uma mulher ter sido resgatada por um helicóptero numa praia do Barlavento algarvio na última maré vida, registada terça-feira com uma amplitude de 3,40 metros entre a baixa-mar e a praia-mar.

Segundo fonte da Autoridade Marítima, a mulher estava a passear na Praia dos Caneiros (Lagoa) com o marido e três cães, quando ficaram presos numa das reentrâncias da praia devido à subida de marés.

O casal colocou-se em cima de uma rocha mas a mulher ficou ferida quando tentou salvar um dos cães que se terá atirado ao mar.

Na tentativa, a dona ficou ferida e teve de ser evacuada por um helicóptero, pois as ondas e o vento não permitiam nem ao nadador salvador, nem à equipa salva-vidas de Ferragudo evacuar a vítima.

De quinze em quinze dias há uma maré viva e para 17 de Setembro está prevista uma maré viva com uma amplitude de 3,50 metros, ou seja mais dez centímetros que a maré viva registada terça-feira.

Fonte: Observatório do Algarve
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Que comunicado mais confuso são as marés ou a ondulação :huh::rolleyes::unsure:?

"provocar mudanças repentinas da maré":huh::huh::unsure::huh:
 

Lia

Cirrus
Registo
21 Ago 2008
Mensagens
3
Local
guimaraes
Por favor me ajudem preciso da temperatura de água certa para ayamonte para os próximos dias.
Por favor é mesmo muito importante!!!!
Se me responderem nem sabem como me estão a ajudar.
Obrigado,
Lia
 
Última edição:

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por favor me ajudem preciso da temperatura de água certa para ayamonte para os próximos dias.
Por favor é mesmo muito importante!!!!
Se me responderem nem sabem como me estão a ajudar.
Obrigado,
Lia

A temperatura da água nestes dias é de cerca de 23ºC
Na primeira mensagem deste tópico tens vários links sobre o assunto entre os quais um da AEMET de Espanha que te dá a previsão para lá.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Noticias "confusas"

Mais uma vez, a nossa comunicação social "esmera-se" por nos informar correctamente:

Turista ficou ferida a salvar cão de onda gigante
--------------------------------------------------------------------------------
Nacional

21/08/2008 09:08:9

Ao ver uma das três cadelas de estimação ser arrastada por uma onda gigante, uma turista atirou-se à água e ficou ferida nas duas pernas, na Praia dos Caneiros, em Ferragudo (Lagoa), ao saltar de uma altura de mais de três metros.
A onda gigante que terça-feira inundou os areais de várias praias do Algarve acabou por provocar mais susto do que danos.
Tudo aconteceu inesperadamente, terça-feira à tarde, cerca das 16h00. A mulher, com cerca de 40 anos, teve de ser evacuada de helicóptero para o Hospital de Portimão, depois de imobilizada por uma equipa salva-vidas, acção que o Correio da Manhã acompanhou no local. Inicialmente pensou-se que a sinistrada tinha partido as duas pernas, mas fonte da unidade hospitalar garantiu ao Correio da Manhã que "não sofreu nenhuma fractura ".
Com a turista estavam mais duas pessoas – um homem e uma rapariga – que saíram ilesas do incidente, mas apanharam um valente susto.
A lamentar apenas a morte de um dos animais de estimação, um cão de raça yorkshire, que não resistiu ao forte impacto da onda.
Os outros dois animais foram resgatados na mesma altura que as duas pessoas sinistradas.
Ao aperceber-se da situação, o nadador salvador Bruno Vieira atirou-se à água com uma prancha de salvamento, apoiado pela equipa Salva-Vidas de Ferragudo.
Quando chegou ao local deparou-se com a senhora "sem conseguir mexer as pernas e os joelhos cheios de sangue", revelou o jovem nadador-salvador.
Os primeiros socorros foram essenciais. "Estabilizámo--la e tentámos acalmá-la até ser evacuada pelo helicóptero, porque estava muito nervosa", contou ao Correio da Manhã o nadador salvador da praia dos Caneiros.
Segundo o que foi apurado, apesar de um gesto arriscado por parte da turista, tratou-se também de um acto de bravura.
Sem grandes danos, o acontecimento assustou os que se encontravam nas imediações.
Refira-se que a maré de terça-feira foi das maiores do mês. Entre a baixa-mar e a preia-mar a variação foi de 3,40 metros.
Entre os factores que influenciam a variação das marés está a Lua.
Na última semana esteve Lua Cheia, que provoca maiores variações.
No dia 31 de Agosto é esperada uma maré com uma variação de 3,60 metros, maior do que a registada ontem à tarde.
As autoridades alertam para que os banhistas estejam atentos.

in Diário dos Açores

A mesma noticia:

Atenção às marés vivas

20-08-2008 13:15:00
A Autoridade Marítima pede mais calma aos veraneantes no Algarve durante a próxima maré viva.

A Polícia Marítima pediu hoje no Algarve aos veraneantes para manterem a calma durante a próxima maré viva, que prevê uma subida de um metro do nível da água em relação à última ocasião em que este fenómeno ocorreu.

Fonte da Autoridade Marítima do Sul explicou à Agência Lusa que a maior maré viva para este mês está prevista para dia 31 de Agosto e por isso apela às pessoas para que não se assustem com a situação, que pode provocar mudanças repentinas da maré, encurtando o areal.

Este alerta é feito depois de uma mulher ter sido resgatada por um helicóptero numa praia do Sotavento algarvio na última maré vida, registada terça-feira com uma amplitude de 3,40 metros entre a baixa-mar e a praia-mar.

Segundo fonte da Autoridade Marítima, a mulher estava a passear na Praia dos Caneiros (Lagoa) com o marido e três cães, quando ficaram presos numa das reentrâncias da praia devido à subida de marés.

O casal colocou-se em cima de uma rocha mas a mulher ficou ferida quando tentou salvar um dos cães que se terá atirado ao mar.

Na tentativa, a dona ficou ferida e teve de ser evacuada por um helicóptero, pois as ondas e o vento não permitiam nem ao nadador salvador, nem à equipa salva-vidas de Ferragudo evacuar a vítima.

De quinze em quinze dias há uma maré viva e para 17 de Setembro está prevista uma maré viva com uma amplitude de 3,50 metros, ou seja mais dez centímetros que a maré viva registada terça-feira.

in Observatório do Algarve