Nestes próximos dias serão os primeiros de praia para muitos, pelo que é agora aberto o tópico de 2009 para seguimento das praias no que respeita à temperatura da água, ondulação, vento, etc, bem como para acompanhar outras notícias que sejam importantes neste tema como por exemplo a limpeza/poluição, interdições, segurança, etc. Link's úteis: Temperatura da água IM - Informação Costeira IM - Modelo Estado do Mar (MAR3G) - Previsão Temperatura NOAA AVHRR Europe Sea Surface Temperature Instituto Hidrográfico (Temperatura Bóias) CLIMAAT Temperatura Bóias Açores CLIMAAT Temperatura Bóias Madeira Meteogalicia - Temperatura da água do Atlântico - Meteosat 9 Meteogalicia (Temperatura Bóias Galiza) Temperatura del agua del mar AEMET AEMET Predicción Playas (Espanha) Ondulação e Marés IM - Modelo Estado do Mar (MAR3G) - Previsão Ondulação Instituto Hidrográfico (Bóias, ondulação, marés, etc) NOAA Wave Watch III WindGuru Storm Surf - Wave Model - North Atlantic Sea Height (em pés) Segurança, Qualidade, etc Qualificação de Águas Balneares 2008 (Resultados de análises por praia) SNIRH - Zonas Balneares Associação Bandeira Azul Associação Bandeira Azul - Lista Praias 2009 (Anúncio a 8 de Maio de 2009) Instituto de Socorros a Náufragos (Vigilância, segurança, riscos) Surf Offshore Suftotal WindGuru Webcams BeachCam (várias webcams) Praia da Salema Algarve Sagres Lagos Peniche Cascais
De Sábado para cá, as praias de Lisboa têm estado em alta. Como se verão fosse. E com as concessionárias a terem já nadadores salvadores por todo o lado. E se domingo o mar na linha até estava bravo, hoje a tranquilidade reinava. A água fria, já nem estava assim tão má. Estado do mar esta manhã na praia de São Pedro do Estoril. A imagem repetia-se em toda a linha de Oeiras-Cascais Praia de São Pedro do Estoril a meio da tarde. Mais uma vez o cenário era igual nas praias em redor.
Pois o panorama aqui no norte não era diferente: mar calmo, pouco vento, ambiente tépido, a água é que não devia estar muito quente...
Ontem a anteontem estive na praia, na Caparica (Praias da Cabana do Pescador e Princesa, para quem conheça), e apenas posso dizer que estavam dias de praia de fazer inveja à maioria dos dias de praia no Verão. Pena a água que ainda está um bocado fria, embora ontem menos fria que anteontem...
E com ondulação Oeste e sem nortadas há já alguns dias, a temperatura da água aqui pelo litoral norte lá vai aquecendo. Ainda na semana passada com todo o sol e até algum calor tínhamos 12,9 13º. Hoje , com todo este cinzento fresco a temperatura da água já vai nuns razoáveis 15.4 (synop das 12h de P.Rubras) Nada mau, para o que por cá em muito Julho e Agosto se gasta...
Aqui ficam mais uns links para webcams em praias aqui perto (não sei se algum já foi aqui colocado!): Praia da Rocha - http://www.portisub.com/portisub/files/webcampraiarocha.html Praia de Carvoeiro - http://www.algarve-webcams.com/index.php?livestream-carvoeiro-strand Vários - http://pt.webcams.travel/webcam/1227956180-Weather-Carvoeiro-beach-(Algarve)-Poço-Partido
E na já indispensável visita ao mercado de Angeiras (aberto de segunda a domingo) onde o peixe tem mais encanto, espreitei o mar [/URL][/IMG] E surpreendentemente encontrei o mar chão. O tempo cinzento,encoberto e sem brisa nenhuma ajudou a um cenário de tranquilidade e harmonia. Retemperado , com toda esta paz e equilíbrio, só falta mesmo atirar-me ao robalo (almoçar) ... Aí vou eu...
Pessoal, vou Sexta para Tavira, vou apanhar levante bravo ou dá para ir á água? ehehe, obrigado desde já.
Pois bem... este levante vai ser forte... onde a ondulão poderá ir até aos 3m segundo os modelos e a previsão do IM!! Se for para ilha de Tavira é bom que leve a 'tabua' pois vais estar bom para o surf!! A tem_agua andará a rontar os 17ºC /18ºC... ainda esta fria!!
Na praia do Baleal está um mar "flat", com ondas no máximo de 0,5 mt. e a temperatura da água bem fresca (deve rondar os 17º).
E o que havia de cinzento há uns dias atrás ,hoje era só sol e azul [/URL][/IMG] Muito raro mesmo em julhos ou Agostos este sol quente, abrasador e sobretudo sem nortadas, nem sequer ligeiras brisas. Que praia hoje, que encontrei na minha visita dominical ( religiosa) ao mercado de Angeiras para me abastecer de bom peixe... Pena é a temperatura da água, ainda completamente gelada ( 14,0 º - segundo o synop das 12 UTC de P.Rubras) confirmado pelos meus pobres pés...
Previsão de 22ºC para a praia de ilha Canela, para amnhâ; ou seja, nas praias da baía de Monte Gordo já devem estar temperaturas da água do mar de Verão! http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/playas?l=2101001&p=21
a depressão a empurrar o que resta do nevoeiro e neblina Fotos de duas praias no litoral centro : Temperatura da água : 17.0ºC Temperatura do Ar : 24.0ºC Temperatura da água : 17.0ºC Temperatura do Ar : 23.0ºC