Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2009



Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)

já podemos ter algumas esperanças, nao muitas é certo, mas algumas:rolleyes:
ps: onde ponho grande indecisao quero dizer que apenas há uma tendencia observavel mas que ainda se pode alterar, muito ou pouco.:thumbsup:
boas:thumbsup::D

Não sei se podemos chamar a uma parte do gráfico de "grande indecisão", porque até os vários membros estão com relativa concordância com uma descida da temperatura (aos 850hPa) e alguma possibilidade, ainda que fraca, de precipitação a partir do dia 26.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
O arrefecimento da temperatura vai-se fazer sentir sobretudo no domingo, infelizmente a precipitação não será significativa...:(

ECM0-96_vvw3.GIF
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Situação interessante. Resta-nos acompanhar :shocking:

gfs0252.png


Talvez nas próximas RUN's desapareça tudo... Ou não... :unsure:

Provavelmente vai desaparecer já nas próximas runs ...:rolleyes:ainda falta muito tempo, mas é uma situação interessante uma depressão cavada nesta latitude e altura do ano....:rolleyes:

O próximo fim de semana deve resumir-se a aguaceiros fracos e pouco frequentes e descida da temperatura com nortada!:cold:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Nesta última saída das 06 Z o GFS mantém a depressão do dia 2 de Maio.... já menos cavada, mas com mais precipitação associada.....

É uma previsão bastante " volátil" e a qualquer momento pode desaparecer ou evoluir para um sistema depressionário a SW causando os aguaceiros e trovoadas típicas de Maio....

Pena não ser já para daqui a 2/3 dias, era uma boa regadela sem dúvida!
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Nesta última saída das 06 Z o GFS mantém a depressão do dia 2 de Maio.... já menos cavada, mas com mais precipitação associada.....

É uma previsão bastante " volátil" e a qualquer momento pode desaparecer ou evoluir para um sistema depressionário a SW causando os aguaceiros e trovoadas típicas de Maio....

Pena não ser já para daqui a 2/3 dias, era uma boa regadela sem dúvida!

Eu vou rezar para que isso aconteça... :rolleyes:

E caso isso se verificasse as trovoadas típicas de Maio costumam ser fortes e algumas delas secas. A depressão ia causar isso? :unsure:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Eu vou rezar para que isso aconteça... :rolleyes:

E caso isso se verificasse as trovoadas típicas de Maio costumam ser fortes e algumas delas secas. A depressão ia causar isso? :unsure:

Se for uma depressão a SW não muito cavada aqueles sistemas depressionários característicos de Maio e Junho que provocam circulação de SE ou E, tempo muito quente ( abafado) e desenvolvimentos convectivos importantes em especial durante a tarde e princípio da noite e por vezes logo de manhã se a instabilidade for acusada.......aí acredito em trovoadas e aguaceiros frequentes.Se for assim como mostra o modelo com a depressão a NW, é mais tempo de passagem de frente ( que pode ser bastante activa) associada com bastante precipitação e uma ou outra trovoada no pós frontal.

Mas isto é se....:rolleyes:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Se for uma depressão a SW não muito cavada aqueles sistemas depressionários característicos de Maio e Junho que provocam circulação de SE ou E, tempo muito quente ( abafado) e desenvolvimentos convectivos importantes em especial durante a tarde e princípio da noite e por vezes logo de manhã se a instabilidade for acusada.......aí acredito em trovoadas e aguaceiros frequentes.Se for assim como mostra o modelo com a depressão a NW, é mais tempo de passagem de frente ( que pode ser bastante activa) associada com bastante precipitação e uma ou outra trovoada no pós frontal.

Mas isto é se....:rolleyes:

Prefiro a opção que sublinhei. :lmao:

Mas na minha opinião mesmo essa depressão que os modelos mostram para dia 2 de Maio era boa demais...

Tal como tu disseste, podem acontecer duas coisas: ou os modelos tiram tudo e ficamos a ver navios :p ou então coloca a depressão mais cavada e mais forte :rolleyes:

Mas como estamos a 10 dias de distância, não me atrevo a fazer previsões nem nada disso. Está tudo nas mãos dos modelos.