Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Grande discrepância entre o GFS e o modelo europeu para 4 de Abril, dia da Caminhada: sobre as Ilhas Britânicas, o 1º coloca uma depressão, o 2º indica um anticiclone, ou seja, tudo muito incerto:huh:

gfs-0-192_hmy4.png



ECM1-192_hdc2.GIF
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

A run das 6z já demonstra algum consenso.....a temperatura vai subir lentmente desde 2f até atingir valores proximos aos dos ultimos dias, isto no fim de semana de 4 e 5 de abril.
quanto a chuva.........0000000000000000000000:disgust:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

o ensemble das 12z recuou mantendo a incerteza a partir de dia 5 ( o das 6z tinha consenso até dia 6-7) mesmo assim há modelos ainda pouco consistentes.....em principio as condiçoes manter-se-hão como o previsto até dia 5 pelo menos com ubida da temp e sem chuva:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

É certo que falta muito tempo, mas é uma tendência que se vem afirmando nas últimas runs do GFS. Para o fim de semana da Páscoa vão saindo várias opções molhadas. A run das 12 mete mais de 100 mm em Beja nos 3 dias de Páscoa.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

É certo que falta muito tempo, mas é uma tendência que se vem afirmando nas últimas runs do GFS. Para o fim de semana da Páscoa vão saindo várias opções molhadas. A run das 12 mete mais de 100 mm em Beja nos 3 dias de Páscoa.

Mais de 100 mm? Não quererás dizer 10 mm? É que fui agora mesmo ver os modelos e não vi lá assim tanta chuva prevista para esses 3 dias... :huh:

Mas é claro que posso ter feito confusão ou ter visto mal. :hehe: :unsure:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

É certo que falta muito tempo, mas é uma tendência que se vem afirmando nas últimas runs do GFS. Para o fim de semana da Páscoa vão saindo várias opções molhadas. A run das 12 mete mais de 100 mm em Beja nos 3 dias de Páscoa.

Nos últimos anos temos tido uma Páscoa molhada. Não quer dizer nada, mas bem precisamos quase de um milagre:D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mais de 100 mm? Não quererás dizer 10 mm? É que fui agora mesmo ver os modelos e não vi lá assim tanta chuva prevista para esses 3 dias... :huh:

Mas é claro que posso ter feito confusão ou ter visto mal. :hehe: :unsure:

Sim, cem milímetros. Pelo menos é o que está na Meteostar.
Mas era às 12. Agora, às 18, puseram a precipitação mais cedo, 5 a 7 de Abril, em boa quantidade, mas não tanta como os 100 mm.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Ainda estamos distantes, mas se se manter a tradição, iremos ter uma Páscoa muito bem regada, prevê o GFS;)

gfs-2-276_fum8.png

Isso seria óptimo:thumbsup:, precisamos de muita chuva:rolleyes:, mas até lá muita coisa vai mudar.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Isso seria óptimo:thumbsup:, precisamos de muita chuva:rolleyes:, mas até lá muita coisa vai mudar.



lá a partir de dia 8 é um facto que muitos modelos poem agua devido a um vale a W da peninsula e possivel ciclogenese devido ao ar frio em altura e ao jet.
esperemos pois esta entrada fria era para ser o que era e foi o que foi:sad::angry:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Parece-me que vamos ter mais qualquer coisa para a Páscoa, oxalá não me engane;)

A Run 6z do GFS continua a prometer chuva para a PI, a partir do dia 8 de Abril, com uma entrada marítima, fruto do enfraquecimento do anticiclone. Serão vários dias de chuva, até ao dia 13.:rain: Mas atenção, falta muito tempo, só podemos acompanhar e fazer figas...;)


gfs-0-228_qym9.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Farto de ver chuva a mais de 200h ando eu ... á quase 2 meses que ando a ver chuva acima das 200h !!

No dia em que o GFS coloque essa mesma chuva a menos de 180h então talvez eu acredite ...

O positivo disto é que o ECMWF tb preve a mesma situação ... nas mesmas horas e com as mesmas caracteristicas !!
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Farto de ver chuva a mais de 200h ando eu ... á quase 2 meses que ando a ver chuva acima das 200h !!

No dia em que o GFS coloque essa mesma chuva a menos de 180h então talvez eu acredite ...

O positivo disto é que o ECMWF tb preve a mesma situação ... nas mesmas horas e com as mesmas caracteristicas !!

Os Ensembles do GFS aí para o Algarve também prometem alguma chuva para a Páscoa:thumbsup:

graphe_ens3_fvp6.gif