Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
A guerra está aberta entre o GFS e o Europeu :lol: o Europeu tem ainda a companhia de UKMO GEM e NOGAPS todos estes colocam a cut-off a SW de Portugal a partir de Domingo e assim teríamos boas trovoadas em especial no Sul e tempo mais quente para a semana!! Quem irá ganhar esta "guerra"??:D
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Uma guerra um pouco esquizofrénica, uma vez que o ECM tem hoje uma previsão parecida à do GFS há 2 dias, e o GFS tem mapas parecidos aos do ECM desse mesmo dia. Mas a maioria dos modelos põe a cut-off junto ao Cabo São Vicente, a melhor posição para abranger democraticamente todo o país. O ECM das 12 ainda é mais festivo, dado que depois desta cut-off estacionar junto ao Algarve durante uns 4 dias, ainda servirá de atractor de uma outra depressão, lá para meio do mês. Neste momento das duas uma: ou o GFS dá uma 'sova' aos restantes modelos, ou passa pela vergonha de ser o único dos modelos credíveis a falhar, já a menos de 72 horas do acontecimento.
Quanto a calor, não sei onde alguns de vós estão a ver o calor extremo. Pode vir a acontecer, se a depressão for para a Madeira ou Canárias, mas nenhum dos modelos vê isso. Poderá sim, haver uma corrente de leste, que trará calor inclusive ao litoral oeste, mas nunca para se atingirem temperaturas superiores a 40. O GFS que é dos modelos importante o mais quente, não mete mais do que 38 graus em Beja em todo o primeiro painel. Os restantes, ECM, UKMO, NOGAPS, nem isso. Creio que o dia mais quente do ano, vai acabar por ser o já distante 21 de Junho.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A guerra está aberta entre o GFS e o Europeu :lol: o Europeu tem ainda a companhia de UKMO GEM e NOGAPS todos estes colocam a cut-off a SW de Portugal a partir de Domingo e assim teríamos boas trovoadas em especial no Sul e tempo mais quente para a semana!! Quem irá ganhar esta "guerra"??:D

Que ganhe o NOGAPS :rolleyes:

Agora falando a sério, só o GFS é que parece estar a querer "isolar-se" dos outros modelos... :unsure:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Na minha humilde opinião, em algumas zonas do litoral oeste, a máxima do ano vai ser atingida para a semana. Uma corrente de leste suportada quer pelo AA junto ao golfo da Biscaia em conjunto com uma "cut-off" a SW de Portugal (embora seja em altitude) podem dar origem as umas valentes "brisas" de leste mesmo no litoral oeste, até praticamente meio da tarde. Em Junho não me parece termos tido disso. É aguardar. Certo certo é que a próxima semana vai ser a mais quente desde final de Junho, sem dúvida. É o adeus à nortada, pelo menos durante uns dias. E já não era sem tempo. Julho no litoral ocidental foi o que se viu: talvez na média mas em termos de extremos, que desilusão... Agosto começou agora e vamos ver o que nos traz a semana que vem, já que estas 2 primeiras foram mais do mesmo: verão tipicamente português (podia ser pior :)).
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,074
Local
Oeiras
Na minha humilde opinião, em algumas zonas do litoral oeste, a máxima do ano vai ser atingida para a semana. Uma corrente de leste suportada quer pelo AA junto ao golfo da Biscaia em conjunto com uma "cut-off" a SW de Portugal (embora seja em altitude) podem dar origem as umas valentes "brisas" de leste mesmo no litoral oeste, até praticamente meio da tarde. Em Junho não me parece termos tido disso. É aguardar. Certo certo é que a próxima semana vai ser a mais quente desde final de Junho, sem dúvida. É o adeus à nortada, pelo menos durante uns dias. E já não era sem tempo. Julho no litoral ocidental foi o que se viu: talvez na média mas em termos de extremos, que desilusão... Agosto começou agora e vamos ver o que nos traz a semana que vem, já que estas 2 primeiras foram mais do mesmo: verão tipicamente português (podia ser pior :)).

:) Concordo..Julho em termos de temperaturas pode ter estado na média,mas foi muito ventoso,o que faz com que algum calor que estivesse nem se notasse..Mais ventoso que o normal,na minha opinião..É normal nortada na costa ocidental..Não é normal ter vento todos os dias!
Na próxima semana o windguru(normalmente acerta) coloca bastante calor para a costa ocidental! E por volta das 14 horas,coloca de dia 11 até 14 um verdadeiro forno :thumbsup:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Rozzo, eu vivi o mesmo.
Na noite de 31 para 1 de Agosto de 2003 acampei numa zona do vale do Tejo junto à fronteira. Estava tanto calor, máximas a rondar os 47°C, e mínimas de 30-35°C. Sim, e vi tb os microburts incrivelmente quentes que falaste. Na altura eu nem acreditava no que estava a experienciar! Caíam pingos quentes, rajadas subitas que pareciam tiradas dum forno, trovoada muito estranha e cinza a cair do céu. Foi das noites mais estranhas da minha vida. E nao dormi em lado nenhum porque no local onde ia acampar os bombeiros mandaram-nos sair por causa dos fogos que estavam a chegar ao nosso local. Foi de facto muita sorte, apesar de ter sido uma valente aventura de imprevistos!

Se os modelos se confirmarem, entao iremos ter uma onda de calor pelo menos com temperaturas a chegar de novo aos 40-45°C lá pelo dia 10-12 de Agosto!

Foste a um encontro de Astronomia em Mação?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
O Foreca.com está aprevêr muita instabilidade par o meio da próxima semana(3ª, 4ª, 5ª e 6ª), com descargas, vento forte, chuva forte...:w00t:

Há alguma possibilidade?:unsure::sad:

Se esse site prevê isso para a próxima semana, então não sei a que modelos irá buscar a sua previsão. Se outros sites são pouco credíveis esse não me parece mesmo nada credível.
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
offshore de verão? óptimo :D

So é pena o calorão que se faz sentir quando o vento ta de leste no verão.

Bem, mas no verão o pessoal quer é calor mesmo, por isso que venha ele.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Se esse site prevê isso para a próxima semana, então não sei a que modelos irá buscar a sua previsão. Se outros sites são pouco credíveis esse não me parece mesmo nada credível.

Ia buscar à saída do ECM das 12 de ontem. Geralmente muda por volta das 10 e meia, vai tirar tudo, pois o ECM também o fez. Neste momento não vale a pena olhar nem para o ECM nem para o GFS, visto que não têm duas saídas parecidas consecutivas.
O NOGAPS mantém-se inalterado há vários dias, com uma cut-off muito pronunciada a aafectar todo o país.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,943
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O GFS está a tirar bastante calor nesta ultima actualização das 06Z.Em compensação está a colocar mais precipitação que , embora não seja significativa sobre Portugal ( é mais sobre a parte central/oeste de Espanha) indica claramente uma situação mais definida de possibilidade de aguaceiros e trovoadas, nomeadamente no interior do País, e que ( eventualmente ) se poderão estender ao litoral... :unsure:É apenas mais uma run entre outras que ainda faltam sair, só lá para domingo é que a situação dos modelos sairá mais clarificada...se temos calor sem precipitação , ou tempo mais fresco mas com aguaceiros e trovoadas....pessoalmente prefiro a segunda opção...:w00t:

Neste mapa por exemplo para as 87 horas, precipitação "forte" está "às portas" do Alentejo:


6hrprecip.png


:unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nas saídas da meia noite a tendência é de colocar a cutoff nas proximidades do estreito não dizendo provavelmente nada a Portugal. GFS, ECM e UKM a dizerem agora quase o mesmo a 96 horas. O NGP ainda mantém a SW. Mas 96 horas com cutoff's é uma eternidade modelística, vai mudar muita vez ainda.

modp.gif
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Pois o GFS foi apanhar o comboio dos modelos que a metem a SW penso que iremos ter boas trovoadas no interior antes de vir o calor a sério que será a partir de quarta que se vai manifestar com força de dia e de noite...Tudo depende onde vai terminar a cutoff no final, acredito ou a SW ou no interior de Espanha!
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
A guerra está aberta entre o GFS e o Europeu :lol: o Europeu tem ainda a companhia de UKMO GEM e NOGAPS todos estes colocam a cut-off a SW de Portugal a partir de Domingo e assim teríamos boas trovoadas em especial no Sul e tempo mais quente para a semana!! Quem irá ganhar esta "guerra"??:D

Se não consegues vence-los, junta-te a eles.

gfs084.png
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Isto vai ser até á ultima mesmo...

A colocação da cut off é de extrema importância. Em termos de animação ter uma cut off muito em cima pode ser enganador, uma vez que a conveccão andará em torno da mesma. Muito afastado acaba por também não causar instabilidade acentuada. Uma colocação perfeita ao gosto de todos é complicada... Mas alguma coisa sobrará certamente em parte do território. Acho que isto vai acabar claramente em necessidade absoluta de now casting, com muitas flutuações e correcções até mesmo à hora exacta dos eventos.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Isto vai ser até á ultima mesmo...

A colocação da cut off é de extrema importância. Em termos de animação ter uma cut off muito em cima pode ser enganador, uma vez que a conveccão andará em torno da mesma. Muito afastado acaba por também não causar instabilidade acentuada. Uma colocação perfeita ao gosto de todos é complicada... Mas alguma coisa sobrará certamente em parte do território. Acho que isto vai acabar claramente em necessidade absoluta de now casting, com muitas flutuações e correcções até mesmo à hora exacta dos eventos.

Assino por baixo. :thumbsup:

Uma boa prova disso é esta mudança do GFS à última da hora. O NOGAPS foi até agora o modelo que talvez se manteve quase inalterado. Agora é cada um para seu lado. Uns adiam a animação, outros antecipam-na, enfim... É normal em situações destas acontecer isto.