Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Local
.
Previsão do IM para o dia de amanhã:

Previsão para Domingo, 16 de Agosto de 2009

Tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito
nublado e com neblina ou nevoeiro até final da manhã nas regiões
do litoral entre os cabos Mondego e da Roca.
Aumento de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior
Norte e Centro, onde poderão ocorrer aguaceiros e trovoadas.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (15 a 30 km/h)
de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 17/19ºC
Costa Sul: Ondas de sueste com 1 metro.
Temperatura da água do mar: 22ºC

Hoje a previsão era de Aguaceiros e trovoada certos, mas não foi o que por cá aconteceu, no que toca às trovoadas...;)

Começo a pensar se o IM tem uma grande credibilidade...:unsure::confused:

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Local
estoril ,assafora
É um afirmação, com base em previsões, que é para isso que topico serve, para postar previsoes, que nem sempre sao acertadas.

Pois mas estão erradas com estas ultimas saidas(12) dos modelos, para a costa oeste de Portugal, onde por exemplo as temperaturas já baixaram hoje, e com base destas ultimas saidas é para assim continuar!

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Local
Oeiras
Pergunta ou afirmação?
Porque se é afirmação quais são os dados para tal?

Não sei se ele foi ver ao Windguru,mas lá fala desse tal calor para o próximo Sábado..E se não me engano o modelo que o Windguru se baseia é o GFS..Se tirou,pode voltar a colocar.. Este Verão tem mostrado uma maior tendencia para lestada na Costa Ocidental que os últimos 2 Verões..Junho,teve muitos dias de leste e calor,e em Agosto até agora também.

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Local
coimbra
Eu disse daqui a uma semana, ou seja para sábado.

Nao sei quais sao os sites que vês as previsoes, mas por onde eu costumo ver, aponta para outra vaga de calor daqui a uma semana.

Mas como se sabe previsoes muito longas, nunca sao muito fiaveis.

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Local
estoril ,assafora
Então como deve estar sempre a ver o windguru que se baseia no GFS coloco aqui o ECMWF e o pròprio GFS, e intrepete como quiser, e já agora o NOGAP´S

Promenor importante que está a referenciar uma vaga de calor.

http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2009081512!!!step/

http://www.wetterzentrale.de/pics/avnpanel1.html

https://www.fnmoc.navy.mil/wxmap_cgi/cgi-bin/wxmap_loop.cgi?
area=ngp_atlantic&prod=prp&dtg=2009081512

Quer que explique a todo o forum onde vê uma vaga de calor para daqui a 7 dias mesmo com erro que são as previsões a essa distancia, e com estes dados que sairam às 12 de hoje?

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Local
Aroeira
Bem, eu não diria vaga de calor mas parece que após um pequeno interregno no calor na costa ocidental esta próxima semana, poderemos assistir a partir de 6ª feira ao calor a aumentar novamente, quiçá com vento de NE pela manhã aqui pela costa ocidental. Talvez... Mas daí a ser vaga de calor, duvido muito (nestes últimos dias, apesar do muito calor por Lisboa, na costa da caparica tivemos uma brisa de SW bem fresquinha nestes últimos dias... Os melhores dias foram 2ª, 3ª e 6ª, praticamente com vento nulo até às 14h, mas temperatura do ar relativamente fresca. Depois foi ver aparecer o vento de SW e estragar tudo). Apenas um aparte, não resisto: sempre que se fala em calor na costa ocidental, e mesmo quando os modelos o anunciam com quase toda a certeza (a um, dois dias do acontecimento), lá aparece o nosso amigo PSM a colocar água na fervura e por vezes a negar o inegável, tal é o desejo de não existir calor na nossa costa... :) É uma competição cerrada com o nosso outro amigo Mário Barros, o adepto da nortada forte :D. Não levem a mal, claro, é apenas o que interpreto do muito que leio aqui ;).

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Local
Oeiras
Se li bem,aqui ninguem falou de vaga de calor(5 dias muito quentes seguidos). Falou-se sim de muito calor para o próximo Sábado,que faltando ainda muito,já se poderá assinalar como uma tendencia.O Windguru a mim não me tem desiludido..Como todos os sites para previsões superiores a 5 dias,falham muito,mas este até costuma acertar bastante,seja qual for o modelo com que se baseia.

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Local
estoril ,assafora
Nao percebo patavina desses graficos que postaste ai.

Eu baseio-me pelo windguru.

Aqui está.

Nao é calor? queres mais ? tu que gostas tanto dele... :lmao:

Então esses graficos(modelos matemáticos) todos são onde o windguru(GFS) vai buscar os dados, fiz-me entender!!
Tem que se ter mais rigor quando se tem que afirmar que vem uma vaga de calor que não é o caso.

Vai ao forum e aprende como se interpeta esses dados desses graficos, e aprende como são colocadas as isobaras em Portugal.

Volto a repetir nestas ultimas saidas não há vaga de calor nenhuma nem para sabado há calor na costa ocidental!!

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Local
Braga
Quanto tempo durará esta instabilidade durante a tarde?

Amanhã ainda deve haver, talvez segunda ainda qualquer coisa. A partir daí está mais incerto com a aproximação de um cavado, mas é possível que a instabilidade ocasional se mantenha durante mais tempo.

Não sei se é o tópico apropriado, mas qual é a origem da convecção que existe na Península Ibérica durante a tarde?:unsure:

Penso que a convecção se deve à persistência desde há vários dias de uma bolsa de humidade nos níveis médios sobre nós.

002h.gif

Não é muito comum termos essa sorte durante tantos dias, normalmente ou temos muito calor e atmosfera muito seca, ou temos pouco calor e atmosfera com humidade. Bastante calor e humidade, baixas pressões relativas à superfície de origem térmica e ligeiras ondulações do Jet nos níveis altos tem provocado estas trovoadas que começam na maioria das vezes com ajuda de montes ou serras. Aproveitem, que não é muito frequente por cá a conjugação de muito calor com humidade nos níveis adequados.

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Local
Setúbal
Então esses graficos(modelos matemáticos) todos são onde o windguru(GFS) vai buscar os dados, fiz-me entender!!
Tem que se ter mais rigor quando se tem que afirmar que vem uma vaga de calor que não é o caso.

Vai ao forum e aprende como se interpeta esses dados desses graficos, e aprende como são colocadas as isobaras em Portugal.

Volto a repetir nestas ultimas saidas não há vaga de calor nenhuma nem para sabado há calor na costa ocidental!!

Boa noite

Uma simples e breve pergunta. Por estes dias que ja se passaram entre 10 e 14 de Agosto na tua opinião não teve calor na costa Ocidental,nomeadamente entre Sines e Lisboa?