Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

bisnaga33

Cirrus
Registo
26 Mai 2009
Mensagens
56
Local
almada
boas tarde ao forum e sou um grande fã deste forum porque tambem eu sou doido por metereologia mas neste momento nao tenho condições para instalar a minha estacão.
o que eu gostaria de saber e se ainda podemos ter este verão as nossas tão famosas trovoadas de verão:thumbsup:
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
após a passagem de uma frente fria em dissipação (nao deverá passar de um aumento de nebulosidade no norte e centro) pelo continente, na 4f e 5f, formar-se-há um centro anticiclonico na europa central estendendo-se até á escandinavia e ocorrerá uma intensificação significativa do AA que acabará por formar uma cintura anticiclonica entre a costa leste americana e a russia europeia no prox fim de semana.
esperam-se portanto temperaturas elevadas e fluxo de este a partir de 6f e talvez mais algumas trovoadas:thumbsup:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
após a passagem de uma frente fria em dissipação (nao deverá passar de um aumento de nebulosidade no norte e centro) pelo continente, na 4f e 5f, formar-se-há um centro anticiclonico na europa central estendendo-se até á escandinavia e ocorrerá uma intensificação significativa do AA que acabará por formar uma cintura anticiclonica entre a costa leste americana e a russia europeia no prox fim de semana.
esperam-se portanto temperaturas elevadas e fluxo de este a partir de 6f e talvez mais algumas trovoadas:thumbsup:

As trovoada são pra onde?

Interior, ou em geral?!:(:unsure:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
após a passagem de uma frente fria em dissipação (nao deverá passar de um aumento de nebulosidade no norte e centro) pelo continente, na 4f e 5f, formar-se-há um centro anticiclonico na europa central estendendo-se até á escandinavia e ocorrerá uma intensificação significativa do AA que acabará por formar uma cintura anticiclonica entre a costa leste americana e a russia europeia no prox fim de semana.
esperam-se portanto temperaturas elevadas e fluxo de este a partir de 6f e talvez mais algumas trovoadas:thumbsup:

De facto assim parece ser a tendência... Seja como for, este mês de Agosto já está a deixar o mês de Julho no que respeita a calor a léguas de distância, qualquer que seja a zona do país... Muito menos ventoso, bem mais quente, e com algumas correntes de E/NE (uma já passou, outra prevista para o final da próxima semana), algo que em Julho não me recordo de ter acontecido... Viva o Agosto ;). Claro que há sempre quem prefira as férias em Julho (até por não ser uma época tão alta) mas para quem tira férias em Julho e gosta de praia, teve azar... Só mesmo no Algarve e interior...
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Quer dizer que portanto confirma-se calor para a proxima semana, com corrente de leste ? :D

Óptimo...óptimo, quer-se é aquele calor tórrido mesmo, e com um arzinho vindo de leste é a cereja no topo do bolo. :lol:

Viva o S.Pedro!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,182
Local
Setúbal
Quer dizer que portanto confirma-se calor para a proxima semana, com corrente de leste ? :D

Óptimo...óptimo, quer-se é aquele calor tórrido mesmo, e com um arzinho vindo de leste é a cereja no topo do bolo. :lol:

Viva o S.Pedro!

A tendência é para um aquecimento de novo a partir de sexta com o deslocamento de novo do AA em até ao centro da Europa a fazer uma barreira entre o atlântico e a Europa e de novo uma depressão térmica na PI a fazer subir a dorsal africana trazendo um ar muito quente com ventos de E e NE :) resta saber se é de pouca dura ou não!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Pronto lá venho eu estragar tudo, mas são os dados fornecidos que assim o indicam.

Enquanto o GFS dá uma entrada de calor a partir de sexta feira, vai existir um outro modelo(ECMWF) que contaria essa tendencia para a costa oeste de Portugal

Coloco aqui o mapa de animação do ECMWF:


http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2009081612!!!step/


Volto a repetir vezes sem conta na meteorologia tem que se ver todos os modelos, e comparar e se verificar se existe sintonia, assim a tendencia dessas previsões aumentam (la Palice)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Como seria de esperar o GFS se aproximou dos outros modelos a médio e a longo prazo, retirando o calor que estava previsto para o proximo fim de semana nesta ultima saida(00) na costa ocidental de Portugal, MAS tudo pode voltar à ultima forma, o que é de salientar é que nestas ultimas previsões o GFS tem andado muito a reboque dos outros modelos (NOGAP´S, ECMWF)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bem a saida das (12) os modelos passaram a estar mais ou menos em sintonia, e o que ai vem(logicamente com margem de erro) é que calor para a costa ocidental não haverá, e será sempre NO ou talvez N no sexta ou sabado. É mau para quem está de férias na costa ocidental mas enfim...


ps: um aparte eu quando aqui venho fazer projeções, é com o maximo de racionalidade, e é para pôr às vezes um pouco de agua fria em algumas situações, e em especial quando houve muitos membros a escrever que vinha calor igual ao de 2003 na ultima situação de calor, e que escrevi que nunca vinha, pois para tal teria que haver geopotenciais dos 500 hp bem elevados, e que tal como escrevi não aconteceu, eu sei que há aqui muito entusiasmo de malta jovem, mas não se podem esquecer que há outras pessoas fora do forum que aqui vêm espreitar, e ao ver que vêm ai algo de extrodinário, e que depois não acontece, e isso irá descredebilizar o forum!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ainda não será um bocadinho cedo para um bisonte depressionário igual aquele que está neste momento por cima da Islândia aparecer :intrigante::intrigante:

Aqui para nós...o clima anda doido não anda ?? anseio por Setembro :lmao::lmao: