Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço


Se isto chegar a acontecer era uma esturra daquelas:(, é bom que não venha porque já estou fartinho do calor:mad:.
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Se isto chegar a acontecer era uma esturra daquelas:(, é bom que não venha porque já estou fartinho do calor:mad:.

Após a passagem daquele cavado de início de semana, tudo indica, não só pelo GFS mas também pelos outros principais modelos que será uma nova situação de calor a instalar-se. É uma tendência sinóptica geral que parece estar a definir-se. Se será tão extremo como mostra nesta altura o GFS, tenho as minhas dúvidas. No entanto poderemos estar de novo perante dias que serão, pelo menos quentes. Já se sabe que mais a interior e sul. Mas até lá veremos.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Se isto chegar a acontecer era uma esturra daquelas:(, é bom que não venha porque já estou fartinho do calor:mad:.

Tenho seríssimas dúvidas que isso aconteça, primeiro porque o norte do atlântico está cada vez mais activo, logo, está a bombear cada vez mais frio para as latitudes mais a sul, e em segundo porque estamos quase em Setembro ;)
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Tenho seríssimas dúvidas que isso aconteça, primeiro porque o norte do atlântico está cada vez mais activo, logo, está a bombear cada vez mais frio para as latitudes mais a sul, e em segundo porque estamos quase em Setembro ;)

Mário, ainda é muito cedo para o frio chegar cá ao rectângulo.

GFS para a Moita dá Sábado e Domingo quentinhos e descida de temperatura para Segunda e Terça. Depois de Quarta vem então calor, a dúvida reside ainda na intensidade do mesmo.

gfsgraphic.png
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Sim parece que vem mais braseiro a caminho... pelo menos tudo indica isso, e tambem a chegada do Levante neste domingo, o que irá proporcionar já umas ondinhas aos surfistas da costa sul... Se gundo o modelo maritimo 1m a 1,5m...

E como estamos tão perto desse calor, os modelos certamente já não o retiram... e não é por estarmos a chegar a Setembro que ele se esfuma...;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa


Se isto chegar a acontecer era uma esturra daquelas:(, é bom que não venha porque já estou fartinho do calor:mad:.

nao sabe o que diz:lmao: isso éra o meu sonho......e talvez até venha....já esteve mais longe....
o GFS coloca AA em cima de nós a partir do final da prox semana mas antes disso um cavado vai entrar nesta 2f ( acompanhado por mais uma misera frente fria) e vai introduzir ar frio em altura sobre a peninsula, esse ar frio vai movimentar-se rapidamente para sul e depois para SW colocando-se sobre um vortice ciclonico de niveis altos no golfo de cadiz ( consequencia do cavado que entretanto evoluiu para sul e isolou-se) o ar frio ( -10 a -15 nos 500hpa) colocado sobre o vortice é passivel de gerar instabilidade convectiva em marrocos, na ilha da madeira e no sul de portugal, já no norte e centro uma massa de ar quente e estavel em altura proveniente de oeste deverá inibir o desenvolvimento de fenomenos convectivos.
a partir da prox 6f é possivel que a massa de ar frio acabe por se fragmentar e acabe por afectar todo o continente e o golfo de cadis...sendo que a DANA ficará estavel a NE da madeira mas já é muito longo prazo...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Esse calor para a semana está dependente de onde se situa a cut off se é que se chega mesmo a formar a partir de quarta se ficar a SW como está a ser modelado então virá mesmo calor forte como mostra agora o GFS :) para já mais um fim de semana de muito calor em especial no Sul :hehe:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Nesta ultima saida do GFS...bem nem vale a pena dizer nada:(, só vejo é A,A e mais A:angry:; quando é que ele se vai embora:huh:.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Nesta ultima saida do GFS...bem nem vale a pena dizer nada:(, só vejo é A,A e mais A:angry:; quando é que ele se vai embora:huh:.





É verão, e ele está na posição normal;) custa mas é assim:)!


Faço um reparo não ponham as runs das (06) e (18) como referencia de previsões pois têm muito erros.

O GFS a médio prazo deixa muito a desejar, e veja-se que na saida das (00) dava calor, e agora(12) é a eterna nortada a torto e a direito.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Sim, nesta saida das (12) do ECMWF é um findar do verão ao nivel das temperaturas altas em agosto, e em especial para a costa ocidental de Portugal.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Vou colocar a previsão do IM para algumas pessoas onde viram que vinha ai calor(vaga) para o dia de hoje sabado, e onde fui atacado por alguns, e defendido por outros pela a minha racionalidade na escrita das projeções meteorológicas.



Previsão para Sábado, 22 de Agosto de 2009

Céu geralmente limpo.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (20 a 35 km/h)
de noroeste e com rajadas da ordem dos 50 km/h no litoral Oeste
em especial durante a tarde.
Pequena subida de temperatura.
Neblina ou nevoeiro matinal na faixa costeira a norte do Cabo
Raso.

ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 m.
Temperatura da água do mar: 16-18ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 0,5 a 1 m, passando a ondas
de sueste.
Temperatura da água do mar: 23-25ºC

TEMPERATURAS MÁXIMAS PREVISTAS
PORTO - 27ºC
LISBOA - 32ºC
FARO - 30ºC


Previsão para Domingo, 23 de Agosto de 2009

Céu limpo ou pouco nublado, temporariamente muito nublado e com
neblina ou nevoeiro até ao final da manhã nas regiões do litoral
a norte do Cabo Raso.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (20 a 35 km/h)
de noroeste no litoral Oeste em especial durante a tarde.
Pequena descida da temperatura máxima no litoral Oeste.

ESTADO DO MAR:
Costa Ocidental: Ondas de noroeste com 1 a 2 m.
Temperatura da água do mar: 16-18ºC
Costa Sul: Ondas de sueste com 1 a 1,5 m.
Temperatura da água do mar: 23-25ºC


Também coloco a de domingo.

ps: a salientar que a previsão para Lisboa ao nivel de temperatura não é igual para onde moro(Estoril), é que aqui é sempre muito mais baixa com estas condições de vento previstas! O que quer dizer que para a costa ocidental será ainda mais baixa que no Estoril!
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... e para terça-feira o IM está a prever períodos de chuva por vezes forte
no Norte e vento moderado de sudoeste ,por vezes com rajadas.
Vendo o ECMWF talvez faça algum sentido.

recm961m.gif
[/URL][/IMG]

Mas se olharmos para o GFS talvez haja algum exagero ou até
não-conformidade :
rtavn901.png
[/URL][/IMG]

Curiosa esta discrepância para tão poucas horas.
Para quem como eu não gosta de unanimidades
e prefere sempre estes "debates alargados", não está mau...
Curiosa também é a sintonia que os modelos mostram para depois
deste ( ao que parece fugaz )episódio :
Subida gradual e significativa das temperaturas a partir de
quarta-feira com mais corrente de Leste e até já há quem veja
lá para o fim de semana erupções convectivas...
Mas isso já entrará por enquanto no reino da fantasia...