Eu continuo a achar que é "memória selectiva"..
Ajudada pelos media, que agora à mínima coisa noticiam nos telejornais, seja um dia de frio, seja um dia de calor, seja o que for...
Antigamente 1001 situações que agora aqui falamos e acompanhamos, passavam sem ninguém falar, sem ser notícia..
Aliás basta ver as pessoas não "meteoloucas" na rua no Inverno, andarem com roupas de muito frio quando não está frio nenhum, só porque está de chuva, ou porque disseram nas notícias que ia estar frio, ou porque esteve frio nos dias antes, e então até pode nem estar mas têm frio "psicológico" na mesma.. Podem ser exemplos meio fora mas acho que é para mostrar que nos deixamos enganar muito pela memória e pelo que recordamos em especial quando fazemos este tipo de análises.. Eu de certeza lembro-me muito mais dos 3 ou 4 dias de trovoada num Verão que das outras dezenas sem trovoada.. E por aí fora.. Certo?
Ainda em relação ao clima do Porto.. Eu vendo históricos dos últimos 25 anos, assim rápido, não encontrei uma sequência de pelo menos 7 dias consecutivos acima dos 30º.. Não procurei exaustivamente, mas as que houverem serão mesmo muito poucas.. Depois, são mais que frequentes sequências de dias abaixo dos 24/25º bastante prolongadas, tal como a de agora. Aliás o que faz a média estar nesse valor são na generalidade dias abaixo desse valor (arriscava-me mesmo a dizer que aproximadamente metade dos dias ou mais têm temperatura máxima abaixo dos 24º no Porto), com alguns episódios pouco frequentes, mas de valores muito acima, nos 30 e tal, dando essa média final.. Isso sim este ano, e mesmo no ano passado têm havido menos episódios desses, por isso sim, posso concordar que este ano está relativamente fraco até agora, apenas com um episódio desses, e já em Junho.. Mas vendo o gráfico das últimas 8 semanas, é por exemplo praticamente igual mesmo, ao gráfico equivalente para 1986. É só um exemplo...