Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O Verão no Alentejo tem sido quente, incomparavelmente mais quente que o ano passado. Quanto aos modelos, começam a antever uma possível mudança de padrão com o aparecimento do há muito desaparecido anticiclone dos Açores. Tanto o GFS como o ECM estão também a modelar uma depressão em altitude, que dependendo da sua colocação, tanto poderia trazer um interessante episódio de trovoada, como pode igualmente fazer subir muito as temperaturas, com uma advecção de sul, se a depressão se situar mais a oeste.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
é assim quando voces no Norte tem 20º nós temos 30º, quando tem 30 nós temos 30º quando tem 40º (muito raramente) nós temos na casa dos 30º!!
Quando está calor e arma-se a Nortada moderada a forte de Norte ao final da tarde puxa o calor do Alentejo cujo ar é comprimido pelas montanhas da serra algarvia fazendo o sobre-aquecimento do ar e daí que as nossas máximas no Algarve normalmente são alcançadas entre as 18-20h ou entre 17h e 19h !!
Este Verão tem sido bastante quente com diversos dias entre os 30 e os 36, e além disso não está um quinto dos Portugueses aqui no Algarve que uma pessoa quase que nem se consegue mexer nas praias !!
 
Última edição:

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O Verão no Alentejo tem sido quente, incomparavelmente mais quente que o ano passado. Quanto aos modelos, começam a antever uma possível mudança de padrão com o aparecimento do há muito desaparecido anticiclone dos Açores. Tanto o GFS como o ECM estão também a modelar uma depressão em altitude, que dependendo da sua colocação, tanto poderia trazer um interessante episódio de trovoada, como pode igualmente fazer subir muito as temperaturas, com uma advecção de sul, se a depressão se situar mais a oeste.

Já tenho andado a notar isso há algum tempo...

Vamos lá ver é se não vai tudo por água abaixo, como tem acontecido sempre... :disgust:

Estás a querer dizer que se essa depressão "puxasse" ar do sul (se a depressão se situar mais a oeste), as temperaturas iriam sofrer uma subida acentuada, e aquela massa de ar de África poderia mesmo "tocar" no território Português?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já tenho andado a notar isso há algum tempo...

Vamos lá ver é se não vai tudo por água abaixo, como tem acontecido sempre... :disgust:

Estás a querer dizer que se essa depressão "puxasse" ar do sul (se a depressão se situar mais a oeste), as temperaturas iriam sofrer uma subida acentuada, e aquela massa de ar de África poderia mesmo "tocar" no território Português?

Isso mesmo, tal como aconteceu em Junho, quando até houve um erro do IM que previu 18ºC para um dia que iriam estar mais de 30ºC em Lisboa. Nessa altura os modelos puseram a cut-off em cima do continente durante 2/3 dias, mas ela acabou por situar-se na zona da Madeira e nós apanhámos com aquela que foi, até agora, maior onda de calor deste ano.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Em Portugal o *normal* é haver Verões quentes e secos no Sul, e Verões mais amenos e húmidos no Norte. Isso é o normal, embora possa haver Verões muito mais quentes e secos, ou mais chuvosos.
Este parece um ano relativamente normal, havendo anomalia negativa no Norte e positiva no Sul.

O Verão de 2003, é que não é normal. É uma excepção à regra.
Quando era pequeno lembro-me que quase todos os Verões tinham dias de nortada e nevoeiro matinal no Porto! Lembro-me muito bem.
Depois rumava ao Sul e era o sol e calor.

Voltando ao tópico, lá está, sol alternado com dias mais frescos e chuvosos no Norte, previsões de mais calor para o Sul. Ainda bem que assim é.

Os 47ºC que experienciei em 2003 no Alentejo (no dia 31 Jul), 42º em Lisboa (dia 1 Ago) ou 40º no Porto (dias seguintes), não são nada confortáveis!!


Já começo a achar que estas contínuas animações pelo Norte, vulgo chuva, vento e fresco, não vão permitir um Verão minimamente decente por estas bandas...:shocking:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já tenho andado a notar isso há algum tempo...

Vamos lá ver é se não vai tudo por água abaixo, como tem acontecido sempre... :disgust:

Estás a querer dizer que se essa depressão "puxasse" ar do sul (se a depressão se situar mais a oeste), as temperaturas iriam sofrer uma subida acentuada, e aquela massa de ar de África poderia mesmo "tocar" no território Português?

Se puxasse ar do sul vindo de Africa mas não entrando por Portugal, mas sim entrando pelo Sul de Espanha (zona do Estreito), e depois havendo uma forte corrente de leste até ao litoral Português e depois uma nortada no Algarve para nós assarmos como em 2003 ou 2004 quando foi o grande incêndio !! :angry::angry:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Para Lisboa o cenário para esta semana e até meio da outra é azul?
Claro que deve ser...:D

E, para Viseu quando volta a haver chuva à vista no radar?;)
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
O Verão de 2003, é que não é normal. É uma excepção à regra.
Quando era pequeno lembro-me que quase todos os Verões tinham dias de nortada e nevoeiro matinal no Porto! Lembro-me muito bem.
Depois rumava ao Sul e era o sol e calor.

Voltando ao tópico, lá está, sol alternado com dias mais frescos e chuvosos no Norte, previsões de mais calor para o Sul. Ainda bem que assim é.

Ainda bem porquê? Dias chuvosos no Norte dispenso e bem. Pelo menos no Porto não faz falta nenhuma. Nem é muito normal chover no Verão em qualquer parte do país, estamos no norte, mas não estamos na Escócia...
Que chova no Inverno, aí sim, é que deveria chover mais.

Eu e a minha irmã (que tem 35 anos), lembramo-nos de termos Verão durante os 3 meses de férias, faziamos praia sempre cá em cima. Não era o calor que se faz no alentejo, obviamente, mas eram sempre temperaturas agradáveis e dias de sol durante semanas a fio. Hoje parece que dura 3 dias, depois vem mau tempo, e andamos assim.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Se puxasse ar do sul vindo de Africa mas não entrando por Portugal, mas sim entrando pelo Sul de Espanha (zona do Estreito), e depois havendo uma forte corrente de leste até ao litoral Português e depois uma nortada no Algarve para nós assarmos como em 2003 ou 2004 quando foi o grande incêndio !! :angry::angry:

Eu só peço umas trovoadas... Que saudades... :rolleyes:

Nem me lembres desse incêndio... Só de pensar que está tudo nas mãos das próximas RUN's (pelo menos as RUN's até quinta-feira, para termos mais algumas confirmações do que realmente se irá passar) se elas colocarem a depressão no sítio certo à hora errada :D isso poderia mesmo voltar a acontecer, o que tu referiste...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Ainda bem porquê? Dias chuvosos no Norte dispenso e bem. Pelo menos no Porto não faz falta nenhuma. Nem é muito normal chover no Verão em qualquer parte do país, estamos no norte, mas não estamos na Escócia...
Que chova no Inverno, aí sim, é que deveria chover mais.

Eu e a minha irmã (que tem 35 anos), lembramo-nos de termos Verão durante os 3 meses de férias, faziamos praia sempre cá em cima. Não era o calor que se faz no alentejo, obviamente, mas eram sempre temperaturas agradáveis e dias de sol durante semanas a fio.

De certeza que há aqui um pouco de memória selectiva.. Mesmo que inconscientemente.. Faz parte da natureza da nossa mente!
Certamente que nos 35 anos de vida da tua irmã houve Verões com semanas seguidas de sol e calor (basta recuares a 2003, e de certeza até menos do que isso), tal como houve de certezas muitos anos com muitos períodos maus como este último tem sido aí no Norte. Tal como houve vários anos certamente com as duas coisas no mesmo Verão....
Afinal a média das temperaturas em Agosto no Porto ronda os 24º.. E o número de dias com chuva é cerca de 6...
Não quero dizer com isto que este Verão não esteja a ser "ranhoso" aí no Norte, acredito que sim, que a temperatura ande um pouco abaixo da média! Mas daí a dizer que nos "velhos tempos é que era" acho que não faz muito sentido, penso que é mesmo memória selectiva.. E se calhar até se diz mais isto agora, pois são as últimas semanas que têm de facto sido mais "ranhosas" ainda, fazendo esquecer outras melhores ainda em Junho..
É um pouco como a história de "antigamente é que havia trovoadas" penso eu..
;)
Pelo menos é a minha opinião! Nós ao fim de poucas semanas já nem nos lembramos do tempo de há poucas, excepto episódios excepcionais..
Ainda este Inverno estivemos umas semanas quase sem ver o Sol e só queríamos Sol. Quando ele voltou, poucos dias depois "nunca mais chove!!"..
Faz parte da nossa Natureza Humana! :p
 

Skizzo

Nimbostratus
Registo
24 Set 2007
Mensagens
1,419
Local
Porto (centro) - cerca de 7km da costa
O que eu acho é que as estações do ano andam cada vez mais "misturadas". Os verões não são como eram, e eu não uso 2003, 2005 ou 2006 como referência, sei que foram anormalmente quentes. Estou a falar dos ditos verões normais, de sol, e calor (temperaturas normais). E duravam os meses de férias, que eram 3.
Hoje em dia, parece que temos semanas de verão em Março, dias de inverno em Julho, etc... Não acho que era assim dantes. E já não é deste ano, estes últimos 3 foram todos assim. Mas posso estar na minoria com esta opinião.

---

E Psm, o teu post não teve nada a haver com a minha resposta. Conheço bem as média, e sei que estão abaixo do normal, tal como nos anos anteriores. E ao contrário do que pensas, esta região sempre teve Verão, e eu sempre passei as férias aqui durante os meus primeiros 18 anos. Sei do que falo. Ninguém aqui pede um 2003 (que por mim era bem-vindo pois gosto de extremos), mas queremos um verão normal.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eu continuo a achar que é "memória selectiva"..
Ajudada pelos media, que agora à mínima coisa noticiam nos telejornais, seja um dia de frio, seja um dia de calor, seja o que for...
Antigamente 1001 situações que agora aqui falamos e acompanhamos, passavam sem ninguém falar, sem ser notícia..
Aliás basta ver as pessoas não "meteoloucas" na rua no Inverno, andarem com roupas de muito frio quando não está frio nenhum, só porque está de chuva, ou porque disseram nas notícias que ia estar frio, ou porque esteve frio nos dias antes, e então até pode nem estar mas têm frio "psicológico" na mesma.. Podem ser exemplos meio fora mas acho que é para mostrar que nos deixamos enganar muito pela memória e pelo que recordamos em especial quando fazemos este tipo de análises.. Eu de certeza lembro-me muito mais dos 3 ou 4 dias de trovoada num Verão que das outras dezenas sem trovoada.. E por aí fora.. Certo? :)

Ainda em relação ao clima do Porto.. Eu vendo históricos dos últimos 25 anos, assim rápido, não encontrei uma sequência de pelo menos 7 dias consecutivos acima dos 30º.. Não procurei exaustivamente, mas as que houverem serão mesmo muito poucas.. Depois, são mais que frequentes sequências de dias abaixo dos 24/25º bastante prolongadas, tal como a de agora. Aliás o que faz a média estar nesse valor são na generalidade dias abaixo desse valor (arriscava-me mesmo a dizer que aproximadamente metade dos dias ou mais têm temperatura máxima abaixo dos 24º no Porto), com alguns episódios pouco frequentes, mas de valores muito acima, nos 30 e tal, dando essa média final.. Isso sim este ano, e mesmo no ano passado têm havido menos episódios desses, por isso sim, posso concordar que este ano está relativamente fraco até agora, apenas com um episódio desses, e já em Junho.. Mas vendo o gráfico das últimas 8 semanas, é por exemplo praticamente igual mesmo, ao gráfico equivalente para 1986. É só um exemplo...
;)
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bem, de facto este verão na costa ocidental está a ser um verão sem nada para contar... tempo ameno, nortada, sem extremos... De qualquer das formas, já li quem dissesse "querem calor? Vão para as Canárias ou Marrocos", mas nem tanto ao mar nem tanto à terra, como se costuma dizer, isto é, também se pode colocar a questão de outra forma: querem chuva e frio? Vão para as ilhas britânicas :). Aí sim, terão motivos para escrever e escrever, tal a quantidade de perturbações frontais que lá passam no verão... No nosso Portugal, o Verão (tal como ele era definido no passado) caracteriza-se pelo AA com a "bela" nortada na costa, em especial durante a tarde (já o dizia o Anthímio de Azevedo :)). Guerras à parte, parece que há uma esperança para os amantes de calor na costa ocidental, a partir do próximo Domingo: uma forte corrente de E/NE prevista pelos principais modelos: GFS e ECMWF. Desta vez estão concordantes (para já). Claro que ainda falta muito tempo mas... era uma bela maneira de terminar as minhas 3 semanas de férias (esta que começou é ainda a 2ª :rolleyes:).
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Têm-se falado de 2003, mas essa enorme onda de calor quase só afectou o interior do país.



Fonte: IM
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Têm-se falado de 2003, mas essa enorme onda de calor quase só afectou o interior do país.



Fonte: IM

Pode não ter havido onda de calor no litoral,mas foram 15 dias praticamente sem vento,e com calor no litoral..Dias quase perfeitos para fazer praia..Apanhei vários dias de 30 graus na zona de Torres Vedras,quase 15 dias seguidos,com vento muito fraco.. Neste últimos tempos nem 1 semana temos de bom tempo!
Apesar de achar que Julho foi fraquinho,não esquecer que Junho teve um tempo muito agradável.. Agora que Agosto seja quente no litoral :D