Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

ferreirinha47

Cumulus
Registo
12 Jan 2009
Mensagens
212
Local
figueiras 179m / Leiria
Tudo indica que serão já dias marcados pelo calor e parece haver uma tendência para estabilização anticiclónica. Contudo o levante anda sempre ali à espreita, por isso receio que seja ainda prematuro ter grandes certezas (Veja-se como os modelos ainda andam a patinar no médio prazo).

Ok, obrigado vitamos pela informaçção, aguardemos então, espero que essa estabilização se concretize para bem das minhas férias:lol:
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
E Pronto mais uma saida mais uma desgraça:disgust:, agora só metem a animação no sábado mas claro é para o norte e centro:angry:, no meio disto tudo quem sofre ( como sempre) é o algarve:disgust:
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Tenham calma malta... Isto é o jogo do tira poe!! Ora agora a norte ora a sul...

Teremos de aguardar pelas saidas dos 2 ou 3 dias que antecedem ao evento!

Vai tudo tembem depender da posição da depressão...

Já agora não olhem só para os modelos de CAPE, pois as peças do puzzle ainda não estão encaixadas...

É claro que estas saidas foram uma desiluzão mas ainda não podemos dar tanta importancia!! senão morremos de ataque cardieco:p
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pois, tal é a "sede" tal é o desejo de animação meteorológica que nos tire deste " marasmo meteorológico" de Verão que estamos a viver que qualquer indicativo de mudança provoca logo ânimo e optimismo mesmo que ainda esteja a umas boas horas de distância e no mundo virtual dos modelos...é perfeitamente normal....

E é como diz o tornado :" é o jogo do tira põe"...

e não há como aguardar 2 ou 3 dias antes para ter a certeza, contudo aquilo que verifico em modelos como o GFS é que para "pôr" é difícil, mas para "tirar" é de uma run para a outra....e, curiosamente, à medida que vai "tirando", a previsão vai ganhando consistência/sustentabilidade, para "menos".... e raramente o é para "mais"....ou seja é muito mais válido e certo para nós o tirar do que o pôr...

enfim ....há que saber aceitar o clima que temos....Portugal não é propriamente um País rico em fenómenos meteorológicos....( pelo menos frequentes, ou tão frequentes como muitos de nós desejariamos)

Venham as próximas runs.... mas em termos de instabilidade não tenho grandes esperanças....:thumbsup:
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Venham as próximas runs.... mas em termos de instabilidade não tenho grandes esperanças....:thumbsup:

Até eu já perdi por completo a esperança, quer na instabilidade, quer de ver calor a sério e ter uma máxima absoluta de 40 ºC, como é hábito por aqui se atingir todos os anos.

Na verdade, está a ser um Verão normal, dentro das médias, mas em extremos absolutos está a desiludir.

O ano passado foi o primeiro ano em que não assisti a 40 ºC por aqui, ficando-se a máxima absoluta pelos 37,2 ºC em Moscavide e, curiosamente, pelos 37,3 ºC no aeroporto; estação de Gago Coutinho.

Parece que este ano isso vai voltar a repetir-se e, apesar do calor frequente por aqui ser uma verdade inegável, os valores máximos absolutos nada têm sido de especial até agora.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Muito se tem aqui escrito (ou falado;)) em relação à possível vinda de trovoadas, no caso em apreço aqui para o norte.
Apesar de haver uma grande variância nos modelos de previsão, há uma situação que tenho que referir.
Não é normal as trovoadas aparecerem no período de verão sem que haja calor instalado - e este calor para já anda um pouco ausente. Sei que é relativo o calor interior\litoral, mas se no litoral tivermos calor, maior ele será no interior. E aí sim, penso que há condições para a formação das trovoadas. E não é 1 ou 2 dias de calor que levam necessariamente à formação destas. Como tem dito outros "forumeiros" não são só os valores de cape e de li que demonstam a formação das trovoadas, são necessárias outras condições.

Penso que as trovoadas (tão ansiadas) virão bater à porta mas só após a instalação do calor à superfície - aqui pela região, diz-me a experiência, com 3 dias de calor sustentado acima dos 32\33ºC geram-se condições para a formação das trovoadas (não bastam 1 ou 2 dias para que se gerem essas condições). Por isso penso também, atendendo às previsões do IM, que o calor instalando-se no final da semana, só deverão haver possíveis trovoadas no início da próxima semana.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Daniel mas só uma pergunta, porque actualmente vejo os teus dados bastante mais próximos e lógicos comparados com as estações de Lisboa, desde que a meu ver melhoraste e muito as tuas instalações, material, etc :)
Por esse mesmo motivo, acho é estranho dizeres com tanta fiabilidade que em anos antes tinhas sempre aí 40º. Penso que talvez aí haja uma sobrestima desses máximos anuais que tinhas com as tuas medições antigas e originais..
Não concordas? :)

De resto calma, cada RUN está a mudar, mas sim a probabilidade de trovoadas em locais litorais está cada vez mais reduzida, no Algarve então nem se fala..
Começa apenas a colocar no interior Norte e Centro.. Mas ainda pode haver alguma mudança ou surpresa.. Visto a brusquidão de variações nas previsões de RUNs consecutivos...
O ECMWF parece querer dar forma a algum calor mais sustentado no início da próxima semana.. Mas.. Vamos lá ver.. ;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Penso que já falta pouco para se poder confirmar a chegada dessa cut-off a vir de NE para SW com muito boas condições de trovoada e tempo muito abafado dependendo da posição final dela mas em principio será sobre a PI provocando tempo muito abafado sem vento e trovoadas podendo ser fortes em especial no interior mas podendo fazer em qualquer região...agora é fazer figas para não se alterar assim muito porque algo vai ter de alterar uma vez que ainda falta alguns dias :)

Em relação a esta minha previsão de ontem, mesmo com as voltas que deram os modelos hoje apenas alteraria a rota da cut-off, as trovoadas apenas no interior e se calhar menos intensas e o vento que sopraria mais forte no Litoral...amanha e sexta vai se definir. E atenção ao calor que poderá vir para o inicio da semana que vem :hehe:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Eu ainda tou com esperança para setembro, pelos menos a dois anos foi uma maravilha:thumbsup:

Assino por baixo... :sad:

Que evento magnífico naqueles dois dias (neste caso duas noites) de trovoada :rolleyes:

Pode ser que em Setembro os modelos nos dêem algumas esperanças. Por agora, como muitos já o disseram aqui, é o tira e põe. Confesso que já estava à espera disto, por isso para mim não é nenhuma desilusão. Os modelos acabam sempre por "estragar tudo" à última da hora...

...Mas é preciso é ter calma, pois também já aconteceu melhorarem tudo à última da hora... :rolleyes: ;)

Eu cá só tiro conclusões lá para sexta-feira.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Com ou sem trovoadas, parece que FINALMENTE vamos ter uma corrente de E/NE aqui pela costa ocidental! E segundo os modelos ECMWF/GFS, parece que não durará apenas 3 dias, como tem sido apanágio neste Verão. Para mim, será ouro sobre azul (a concretizar-se) já que para a próxima semana ainda estarei de férias ;) Nada melhor que sentir o vento de NE nas praias da Costa da Caparica até quase meio da tarde (neste caso nem interessa se o vento é forte, pois tão quente e seco que é só convida a estar a banhos) :).
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Com ou sem trovoadas, parece que FINALMENTE vamos ter uma corrente de E/NE aqui pela costa ocidental! E segundo os modelos ECMWF/GFS, parece que não durará apenas 3 dias, como tem sido apanágio neste Verão. Para mim, será ouro sobre azul (a concretizar-se) já que para a próxima semana ainda estarei de férias ;) Nada melhor que sentir o vento de NE nas praias da Costa da Caparica até quase meio da tarde (neste caso nem interessa se o vento é forte, pois tão quente e seco que é só convida a estar a banhos) :).

Não me parece que no litoral dure mais de 3/4 dias :D:D

 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Os modelos andam completamente à nora com a situação que vem ai(instabilidade com calor), escrevo isto pois agora é o ECMWF a colocar instabilidade(cut off) por cima de nós, e com o respectivo calor à superficie e ar frio em altura, coisa que o GFS já o fez e retirou e que este também já fez retirou.

Se calhar é melhor lançar uma moeda ao ar, e ver para onde cai ela, isto para os 2 modelos, pois o outro modelo(NOGAP´S) anda como anda a corrente:p.

Coloco os 500 hp para verem onde anda o ar frio.


http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2009080512!!!step/


Coloco outro também pois estar a ser dado gratis das temperaturas aos 2 metros.


http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...!t2m!pop!od!oper!w_t2m30mw!2009080512!!!step/


Isto é que era sonhar mas...