Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Têm-se falado de 2003, mas essa enorme onda de calor quase só afectou o interior do país.



Fonte: IM

Isso não quer dizer nada... Em Julho de 2004 quando houve aquela mínima de 32ºc em Faro também não houve nenhuma onda de calor pois 'aquilo' só durou 5 dias (23 a 27 de Julho)...
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Já que se fala de 2003 se não me engano em Setúbal chegou-se aos 43ºC ou 44ºC e é Litoral! :) Foi uma coisa horrível para quem como eu tinha de andar na rua :hehe:

Esta semana é aproveitar o calorzinho de dia e as noites amenas :p Esta run das 12 mete um cenário algo assustador a partir do dia 10!! Mas como tem tirado sempre em cenários parecidos este ano já não se pode levar muito muito a sério mas nunca se sabe!
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Cá para mim esta saida do gfs é mais um delirio que eles estão a ter em relação ao calor para portugal:lol:.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Cá para mim esta saida do gfs é mais um delirio que eles estão a ter em relação ao calor para portugal:lol:.

Sim mas olha que não é só o GFS!! tanto insistem até que um dia vem mesmo :D mas também digo que se não for desta já não vai vir nada de muito preocupante este ano em termos de calor! por isso é agora ou nunca :hehe:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Cá para mim esta saida do gfs é mais um delirio que eles estão a ter em relação ao calor para portugal:lol:.

De 9 a 16 de Agosto vai ocorrer uma onda de calor acompanhada por algumas trovoadas. Se ocorrer já sabem dou consultas de astrologia.:lol:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sim mas olha que não é só o GFS!! tanto insistem até que um dia vem mesmo :D mas também digo que se não for desta já não vai vir nada de muito preocupante este ano em termos de calor! por isso é agora ou nunca :hehe:

O mais relevante é que têm vindo a ser as runs das 00 e das 12 a meterem mais calor, que são geralmente as mais fiáveis.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Na minha opinião, tanta discussão acerca do óbvio desvirtua completamente a essência deste tópico, que se pretende séria e "educativa" no que diz respeito à interpretação de modelos de previsão.
Isto não é suposto ser um tópico de desabafo por se habitar num clima mais ou menos bom. Ainda por cima sendo os desabafos completamente desprovidos de fundamento. O verão na região costeira do Minho e Douro Litoral nunca poderá ser equiparável a um verão da costa algarvia. Por algum motivo se diferenciam climas marítimos temperados de climas mediterrânicos semi-áridos. Por alguma razão há o influxo turístico aqui na zona (e não falo só no verão, é todo o fim de semana prolongado). É a mesma coisa que um habitante das astúrias ou do cantábrico pedir dias de praia consistentes como no sul de espanha. É completamente descabido, pelo que se vê no fórum equivalente do país vizinho, são observações às quais eles se poupam, pelos motivos óbvios.
Concordo a 100% quando se falou de memória selectiva. Isso também se passa muito aqui (o que espanta tendo em conta a sorte que temos o ano inteiro), quando se houve "este verão tá a ser horrível, é só vento". Ouvir isto soa ridiculo, sabendo que a brisa moderada de SW é o padrão típico da costa algarvia (intercalado com 3 dias de sueste), só porque nos dias em que tiraram férias tiveram o "azar" de apanhar aquele que é o tempo normal e não 35º de temperatura sem vento. Da mesma maneira seria agradável que os utilizadores do fórum do litoral norte que tanto se queixam do seu verão normal, deixassem um pouco as suas frustrações meteorológicas de lado, se mentalizassem finalmente das suas normais climatológicas e dos padrões típicos da zona (verão e inverno), e contribuissem para a melhoria deste tópico com interpretações e conclusões sérias sobre a sua zona, de modo a enriquecer os outros membros com um conhecimento mais abrangente do clima em Portugal. :thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu continuo a achar que é "memória selectiva"..
Ajudada pelos media, que agora à mínima coisa noticiam nos telejornais, seja um dia de frio, seja um dia de calor, seja o que for...
Antigamente 1001 situações que agora aqui falamos e acompanhamos, passavam sem ninguém falar, sem ser notícia..
Aliás basta ver as pessoas não "meteoloucas" na rua no Inverno, andarem com roupas de muito frio quando não está frio nenhum, só porque está de chuva, ou porque disseram nas notícias que ia estar frio, ou porque esteve frio nos dias antes, e então até pode nem estar mas têm frio "psicológico" na mesma.. Podem ser exemplos meio fora mas acho que é para mostrar que nos deixamos enganar muito pela memória e pelo que recordamos em especial quando fazemos este tipo de análises.. Eu de certeza lembro-me muito mais dos 3 ou 4 dias de trovoada num Verão que das outras dezenas sem trovoada.. E por aí fora.. Certo? :)

Ainda em relação ao clima do Porto.. Eu vendo históricos dos últimos 25 anos, assim rápido, não encontrei uma sequência de pelo menos 7 dias consecutivos acima dos 30º.. Não procurei exaustivamente, mas as que houverem serão mesmo muito poucas.. Depois, são mais que frequentes sequências de dias abaixo dos 24/25º bastante prolongadas, tal como a de agora. Aliás o que faz a média estar nesse valor são na generalidade dias abaixo desse valor (arriscava-me mesmo a dizer que aproximadamente metade dos dias ou mais têm temperatura máxima abaixo dos 24º no Porto), com alguns episódios pouco frequentes, mas de valores muito acima, nos 30 e tal, dando essa média final.. Isso sim este ano, e mesmo no ano passado têm havido menos episódios desses, por isso sim, posso concordar que este ano está relativamente fraco até agora, apenas com um episódio desses, e já em Junho.. Mas vendo o gráfico das últimas 8 semanas, é por exemplo praticamente igual mesmo, ao gráfico equivalente para 1986. É só um exemplo...
;)




Assino tudo o que é aqui escrito:):thumbsup:!

Eu dou mais um exemplo de um sitio no pais com as piores condições para se estar(fazer praia) que é o guincho em que é normal nestes 2 meses no verão estar sempre vento e haver uma semana. ou menos de muito bom tempo(sem vento e temperaturas nos 30º´s) que em principio será a proxima pelas ultimas saidas dos modelos.Este ano lá está a ser um ano normal(cheio de vento)

Voltando às médias se há um ou mais anos em que as anomalias são positivas TERÁ que haver outros em que num dos meses tem que haver anomalias negativas.

A memoria meteorológica é o que é nas pessoas, e dou um exemplo de como as pessoas se esquecem facilmente: o ano de 1998 foi muito melhor ao nivel de não haver vento do que o de 2003, e com mais dias de agua quente na costa ocidental, do que em 2003, e a diferença de um ano para outro foi na temperatura do ar, e que foi mais ou menos 2 semanas seguidas em agosto, não mencionando o mês de Setembro, pois estou só me referindo aos meses de julho e agosto.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Lá está previsões a tanta distancia tem alguma discrepancia, nesta ultima saida do ECMWF já vem atenuar muito o calor extremo para o litoral oeste, pois o problema de modelar tem sido na cutt off que se irar formar no domingo dia 9 e onde ela se vai situar, e é nisto que os modelos estão muito indecisos da sua localização, e na sua velocidade de deslocamento(spin).


Coloco aqui o link dos 500 hp para se ver a sua fromação.



http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2009080312!!!step/
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
:palmas::palmas::palmas::palmas:
Na minha opinião, tanta discussão acerca do óbvio desvirtua completamente a essência deste tópico, que se pretende séria e "educativa" no que diz respeito à interpretação de modelos de previsão.
Isto não é suposto ser um tópico de desabafo por se habitar num clima mais ou menos bom. Ainda por cima sendo os desabafos completamente desprovidos de fundamento. O verão na região costeira do Minho e Douro Litoral nunca poderá ser equiparável a um verão da costa algarvia. Por algum motivo se diferenciam climas marítimos temperados de climas mediterrânicos semi-áridos. Por alguma razão há o influxo turístico aqui na zona (e não falo só no verão, é todo o fim de semana prolongado). É a mesma coisa que um habitante das astúrias ou do cantábrico pedir dias de praia consistentes como no sul de espanha. É completamente descabido, pelo que se vê no fórum equivalente do país vizinho, são observações às quais eles se poupam, pelos motivos óbvios.
Concordo a 100% quando se falou de memória selectiva. Isso também se passa muito aqui (o que espanta tendo em conta a sorte que temos o ano inteiro), quando se houve "este verão tá a ser horrível, é só vento". Ouvir isto soa ridiculo, sabendo que a brisa moderada de SW é o padrão típico da costa algarvia (intercalado com 3 dias de sueste), só porque nos dias em que tiraram férias tiveram o "azar" de apanhar aquele que é o tempo normal e não 35º de temperatura sem vento. Da mesma maneira seria agradável que os utilizadores do fórum do litoral norte que tanto se queixam do seu verão normal, deixassem um pouco as suas frustrações meteorológicas de lado, se mentalizassem finalmente das suas normais climatológicas e dos padrões típicos da zona (verão e inverno), e contribuissem para a melhoria deste tópico com interpretações e conclusões sérias sobre a sua zona, de modo a enriquecer os :palmas:outros membros com um conhecimento mais abrangente do clima em Portugal. :thumbsup:
:palmas: desculpem o off tópic mas não posso deixar de dar os parabens por este comentário!
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Lá está previsões a tanta distancia tem alguma discrepancia, nesta ultima saida do ECMWF já vem atenuar muito o calor extremo para o litoral oeste, pois o problema de modelar tem sido na cutt off que se irar formar no domingo dia 9 e onde ela se vai situar, e é nisto que os modelos estão muito indecisos da sua localização, e na sua velocidade de deslocamento(spin).


Coloco aqui o link dos 500 hp para se ver a sua fromação.



http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2009080312!!!step/


A confirmar se será um situação interessante para a zona sul em termos de :trovao: ... Veremos se o gradientes ou não se conjugam para tal! :thumbsup:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
A confirmar se será um situação interessante para a zona sul em termos de :trovao: ... Veremos se o gradientes ou não se conjugam para tal! :thumbsup:

Concordo. Podem surgir condições semelhantes às de 24 de Agosto de 2006 (ou 2007:huh:) em que o sotavento algarvio foi atingido por um SCM. Uma cutoff destas em Agosto pode resultar nisso ou, se se posicionar mais a oeste, o calor pode ser considerável com a subida da dorsal africana. É acompanhar :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Concordo. Podem surgir condições semelhantes às de 24 de Agosto de 2006 (ou 2007:huh:) em que o sotavento algarvio foi atingido por um SCM. Uma cutoff destas em Agosto pode resultar nisso ou, se se posicionar mais a oeste, o calor pode ser considerável com a subida da dorsal africana. É acompanhar :thumbsup:

Amigo Levante foi em Agosto de 2007 que o nosso túnel encheu em pleno Agosto.:D Também no Algarve só chove com cut-off porque de resto não cai mais nada de jeito, e isso foi notório desde das cheias de Setembro do ano passado, os meses a seguir até hoje foram sempre abaixo da média. Era tão bom se chovesse como 1989/1990.

Neste momento só o CAPE é que é elevado, porque em termos de precipitação é zero.:sad:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Tanto o GFS como o ECM estão também a modelar uma depressão em altitude, que dependendo da sua colocação, tanto poderia trazer um interessante episódio de trovoada, como pode igualmente fazer subir muito as temperaturas, com uma advecção de sul, se a depressão se situar mais a oeste.

E não é que "aconteceu" mesmo? :D

gfs0216.png


Mas enfim, não podemos afirmar nada. É apenas mais um modelo com fiabilidade quase nula. Esperemos para ver o desenrolar da situação. Pode ser que melhore :trovao: ou piore...