Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009



Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Estaremos a falar disto ?? :D:D:D


:surprise: Já não me lembrava deste monstro, mas o que nos referimos foi mesmo em Agosto!:D Muito semelhante por sinal. E é exactamente como dizes amigo algarvio, por aqui só CHOVE com cutoffs no golfo de Cadiz (idealmente a SW do cabo de sao vicente), tudo o resto ou são rarissimas excepções ou então o habitual, umas gotas q mal molham... :D
Mas ou muito me engano, ou o que vai acontecer é a subida da dorsal africana :hehe:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
:surprise: Já não me lembrava deste monstro, mas o que nos referimos foi mesmo em Agosto!:D Muito semelhante por sinal. E é exactamente como dizes amigo algarvio, por aqui só CHOVE com cutoffs no golfo de Cadiz (idealmente a SW do cabo de sao vicente), tudo o resto ou são rarissimas excepções ou então o habitual, umas gotas q mal molham... :D
Mas ou muito me engano, ou o que vai acontecer é a subida da dorsal africana :hehe:

Bem, essa dorsal africana não irá afectar a zona de Viseu?:unsure:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O im tem la referencias para o dia 12 de agosto para lisboa 39 de maxima e 27 de minima :D

E porto 34 de maxima e 22 de minima

:hehe::hehe:

É de certeza um erro de interpretação dos modelos, caso contrário íamos assar todos... :lol:

E mesmo que seja verdade já se sabe a fiabilidade dos modelos a essa distância. ;)
 

ALV72

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
243
Local
Vila Nova de Poiares
Pergunta!

Sabem qual é a média de temperaturas que tem para onde moram?

ps: é tambem para o stinger.

Gostava que habita-se o vale do tejo ou o Alentejo durante alguns tempos para sentir, o que são belos verões de 2003, e se conseguia dormir?


Se eu HABITASSE ? Mas sabes onde é que fica Vila Nova de Poiares ? Olha que aqui os Verões também não costumam ser nada faceis, á parte dos ultimos 4 claro. Em 1995 aquando dum grande incêncio que aqui andou chegaram a estar 42º, e dias a rondar os 35-40º foram inumeros. Não digo que quisesse uma ou duas semanas seguidas assim, mas também não gosto que em pleno Julho ao Agosto estejam minimas de 11-13º e maximas de 25 :sad::sad:.

Joao
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
E na run das 18 tudo se esfuma nem calor nem instabilidade :disgust: volta de novo a adiar a entrada da dorsal africana...e não saímos disto como tem sido o verão desde o inicio...vai adiando constantemente, o bom desta vez é que são as saídas principais a darem a dorsal e a instabilidade :thumbsup: veremos amanha o que nos diz...

PS: Quer dizer bom para alguns!! mau para outros... :p
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Bem, na minha sincera, inocente, amadora e humilde opnião, se o "calor" tórrido não chegar até dia 15, já não irá vir :D:D:D :lmao:

Sem dúvida. ;)

O ano passado foi o único ano em que não toquei nos 40 ºC, pois aqui é costume alcançá-los anualmente.

Espero que este ano não se volte a repetir tal crueldade, pois ainda tenho uma esperança remota nestes dias para alcançar esses valores.

É verdade que está a ser um Verão normal a nível de médias, sim, mas tal como alguns disseram, a nível de extremos máximos o último ano foi bastante fraco.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Bem, na minha sincera, inocente, amadora e humilde opnião, se o "calor" tórrido não chegar até dia 15, já não irá vir :D:D:D :lmao:

É como o frio neste Inverno aqui pelo litoral,praticamente não houve :D :lmao: :p
E pronto,nesta semana continuação de nortada no litoral! Sim,é normal em JUlho e Agosto ver-se nortada pela Costa Ocidental,mas nortada todos os dias do mes também me parece exagerado..Vamos lá ver se isto muda,para se aproveitar melhor o Verão..
Quanto ao facto de no Alentejo se sofrer muito com o calor:
Sim,os do Alentejo sofrem muito com o calor,mas no Inverno queremos muito frio e não pensamos nos que vivem na Serra da Estrela :cool:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Se eu HABITASSE ? Mas sabes onde é que fica Vila Nova de Poiares ? Olha que aqui os Verões também não costumam ser nada faceis, á parte dos ultimos 4 claro. Em 1995 aquando dum grande incêncio que aqui andou chegaram a estar 42º, e dias a rondar os 35-40º foram inumeros. Não digo que quisesse uma ou duas semanas seguidas assim, mas também não gosto que em pleno Julho ao Agosto estejam minimas de 11-13º e maximas de 25 :sad::sad:.

Joao



Se souber um pouco de meteorologia saberá que na zona onde vive(que é um vale rodeado pela serra da Lousã) irá existir em algumas situações do verão com inversões de temperatura, tal como acontece em Leiria mas aqui não é por serra alguma mas sim numa planice rodeada por pequenas elevações, isto é em relação às minimas que me estou a refirir.

Pois e o clima não é ao gosto de cada um de nós, e é por isso que existem médias!

O post do Levante diz tudo, e é dos melhores que aqui foram escritos que leia atentadamente!
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Bons dias...

Bem o levante e cut off parece desenhar-se cada vez melhor embora a distancia temporal...

Mas como sabemos o Agosto traz sempre trovoadas aqui no Algarve, cuja duração em media são dois dias...

levcape.png



Vai ser um Levante muito forte em que irá alimentar a cut off...

Ir acompanhando os modelos neste momento...

Vai ser o jogo do mete e tira até la...;)
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Interressante a situação que se está a modelar para a próxima semana...

24634006.png


94782150.png


17864538.png


55761842.png


75595718.png


75229429.png



Ainda falta muito tempo e tudo pode mudar mas esta depressão em altitude a oeste/SW de Portugal pode trazer muita instabilidade.
Situação a acompanhar até porque está a ser modelada por vários modelos.