Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
94782150.png

Lindo... :surprise: :w00t:

]ToRnAdO[;155714 disse:
Já estou maluco só de os ver(modelos)...

Que saudades de ver um modelo assim...:w00t::w00t:

A ver se mantem ou se intensifica...;)

O sonho Algarvio :D

Se tu estás maluco, então imagina eu :lmao:

Mesmo assim ainda não podemos deitar os foguetes, ainda falta algum tempo. E o mais irónico é que mais tarde podemos levar com eles em cima. :lol:
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A grande novidade desta última run, é que mete inicialmente a cut-off bastante a oeste, está dois dias a meter calor na Península, e depois quando tudo estiver um forno, a cut-off "cai-nos em cima". A acontecer isto, era o melhor que quem gosta de trovoadas a sério poderia pedir nesta altura do ano, agora é ver se se confirma.
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Uma animação para arquivo:

animwi5.gif

Fui ver o seguimento especial de 24-28 de Agosto de 2007...que saudades de uma coisa assim :D

A verdade é que no tópico de previsões e alertas, uma semana antes do evento tinham surgido uns modelos muito utópicos de uma cuttoff precisamente a sul da costa algarvia, com valores de CAPE na zona do centro da circulação, chegando a -8 na costa algarvia. :surprise: Claro que todos acharam um grande devaneio, mas a verdade é que os modelos nunca tiraram muita pujança à menina, e o meteograma que inicialmente punha 11mm pa olhao dias antes já punha 53mm. Resumindo, o maior temporal de Agosto que me recordo (estava na praia durante todo o seu aparato), e uns muito respeitáveis 60mm de precipitação acumulados (em poucas horas, e talvez mais noutras zonas do sotavento).
Tudo isto a título de exemplo... que apesar de grande parte das vezes os modelos a esta distância serem um tiro no escuro, a verdade é que muitos começam a modelar no sentido de um fenómeno semelhante ao de Agosto de 2007. E lá está, esse foi o exemplo de que água mole em pedra dura tanto bate até que fura :D

Levante forte duvido, nada aponta para isso, até porque o graidente barométrico não será o suficente.
A posição inicial da cutoff vai sem duvida favorecer a subida da dorsal e brindar-nos com calor q.b, resta ver a evolução... se ela se deslocar para o "triangulo de cadiz" com um bom cape e o calor acumulado... :D Muitos "ses", mas algum calor ninguem nos tira! :thumbsup:
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Boas

Interressante a situação que se está a modelar para a próxima semana...

Ainda falta muito tempo e tudo pode mudar mas esta depressão em altitude a oeste/SW de Portugal pode trazer muita instabilidade.
Situação a acompanhar até porque está a ser modelada por vários modelos.

Tem de haver um conjunto de variáveis para que exista trovoada, por exemplo na mesma hora e no mesmo modelo, não existe precipitação, para o continente, a colocação de tanto cape e li, pode ter haver com a temperatura nesses dias a 850hpa e com a depressão em altitude a O/SO.

Estou a dizer isto, para que como de costume, não venha aí uma grande locura em volta destas próximas saídas e depois vamos todos para o Cabo Espichel ver uns clarões lá bem ao fundo :)

É verdade já existe painel de animação no wetterzentrale após as 180h ( para que? )

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/ani/gfsx/

Mais uma coisa :) também estou a gostar de ver estas saídas :) animação virtual

Abraços
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom não vou colocar aqui uma frame, porque teria que colocar muitas: Mas que run esta das 12z (No que toca ao GFS)!

Choque térmico em plena península (ou seja calor extremo a não se verificar), cut off centrada em Portugal! Instabilidade generalizada com valores de LI somente "interessantes" mas valores de CAPE extremamente bons! Instabilidade não apenas no Algarve mas em todo o território e por vários dias a partir de Sábado/Domingo com especial ênfase no interior mas não só!

Uma run para guardar nos arquivos. Quanto á realidade vamos acompanhando... Mas este parece-me ser agora um cenário bem mais interessante do que aquele que era dado pelas últimas runs. (Esperemos claro que se mantenha mas também não agrave muito).
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Estou a dizer isto, para que como de costume, não venha aí uma grande locura em volta destas próximas saídas e depois vamos todos para o Cabo Espichel ver uns clarões lá bem ao fundo :)

Se calhar é melhor pensarem rumar ao interior Norte:)


66029326.png


88369156.png


72696824.png


23488693.png


53349423.gif


Claro que ainda é tudo virtual, mas está interessante de seguir;)


E porque não uma caçada no interior Norte?!

Só para animar:) http://www.meteopt.com/forum/internacional/tornado-em-zamora-espanha-25-maio-2007-a-1142.html
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Sinceramente eu cá não acho nada de especial esta ultima saida do gfs:unsure:, mete a maior animação para o interior de portugal:disgust:, e mais... não me parece que se venha a concretizar, até acho que o gfs vai acabar por tirar isto tudo como tem sido habitual:angry:.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
3iPkVzye99SWSMmm578Q


Aparece que a seca anda a querer prolongar-se para além do Verão, só o Outubro poderá ter precipitação acima da média, já Dezembro e Janeiro colocam meses bastante chuvosos, mas cheira que isto vai dar em seca. :disgust::disgust:

Quanto à próxima semana não espero nada, para que serve trovoadas sem chuva, só se for para pegar fogo à floresta. Não vejo nada igual ao Agosto de 2007, mas até lá pode mudar mas que não vai ser nada de outro mundo isso vai.:unsure: Se fosse para final do mês ou Setembro acreditava mais, assim é só fogo de vista.:D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Bom não vou colocar aqui uma frame, porque teria que colocar muitas: Mas que run esta das 12z (No que toca ao GFS)!

Choque térmico em plena península (ou seja calor extremo a não se verificar), cut off centrada em Portugal! Instabilidade generalizada com valores de LI somente "interessantes" mas valores de CAPE extremamente bons! Instabilidade não apenas no Algarve mas em todo o território e por vários dias a partir de Sábado/Domingo com especial ênfase no interior mas não só!

Uma run para guardar nos arquivos. Quanto á realidade vamos acompanhando... Mas este parece-me ser agora um cenário bem mais interessante do que aquele que era dado pelas últimas runs. (Esperemos claro que se mantenha mas também não agrave muito).

TODOS os modelos que saíram esta tarde metem a cut-off na vertical de Portugal. Falta só sair o ECMWF. Para mim, o melhor posicionamento seria ligeiramente a oeste, para permitir a entrada de humidade. Mas está a desenhar-se algo interessante. As precipitações do GFS é que são sempre muito curtas nestas situações convectivas, só quando faltarem cerca de 24 horas é que começam a mêtê-las.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Aparece que a seca anda a querer prolongar-se para além do Verão, só o Outubro poderá ter precipitação acima da média, já Dezembro e Janeiro colocam meses bastante chuvosos, mas cheira que isto vai dar em seca. :disgust::disgust:

Quanto à próxima semana não espero nada, para que serve trovoadas sem chuva, só se for para pegar fogo à floresta. Não vejo nada igual ao Agosto de 2007, mas até lá pode mudar mas que não vai ser nada de outro mundo isso vai.:unsure: Se fosse para final do mês ou Setembro acreditava mais, assim é só fogo de vista.:D

Estive a ver os históricos das previsões sazonais da NOAA e nos últimos 9 meses falharam 8 em Portugal. Julho seria um mês com precipitação muito acima da normal e em Portel caíu um "molha-parvos" de uma hora e nada mais.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Como alguns aqui já o disseram, "só há festa quando há foguetes". :p

Não é bem isto que queria dizer, mas vou passar a explicar melhor.

Os modelos podem estar a modelar uma situação bastante interessante para o próximo fim de semana com a possibilidade de trovoadas já moderadas. Até aí tudo bem. As precipitações mostradas pelos mesmos têm andado constantemente a alterar-se, como é normalíssimo (ao actualizar os modelos supostamente não é para ficarem na mesma).

O CAPE/LI estão lá. Mas, e o resto? Não basta termos CAPE e LI para termos trovoadas, até podíamos ter esses valores bem elevados e não aparecer uma única nuvem (vá, é só um mau exemplo :lmao: :p). As condições têm que ser propícias, quer humidade em altura, quer o resto.

Disse e volto a dizê-lo, quem me dera que a situação mudasse mesmo para melhor, a depressão um pouco mais a oeste para permitir pelo menos a entrada de mais alguma humidade. E ter CAPE/LI principalmente no interior "não quer dizer nada". Isto é, as células até se podiam formar no interior onde há mais CAPE, e de seguida deslocarem-se para o litoral (era o mais certo, se a depressão fosse um pouco mais para oeste) e darem lá festa também.

Esta situação está a ficar parecida à de Setembro de 2007, dias 20 e 21.

Daí tirei estas conclusões todas.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Na meteorologia cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguem, e escrevo isto depois de muito post aqui escrito em que se escreveu sobre instabilidade, e agora sai uma saida(12) do ECMWF que deita tudo por terra, e que é dos modelos que existem a médio prazo mais fiavel, e aconselho a ver a a saida e dai tirem as conclusões!

Coloco os 500 hp para verificarem qual é o valor de geopotencial que está aqui para nós PI



http://www.ecmwf.int/products/forec...e!pop!od!oper!public_plots!2009080412!!!step/




ps: Devo salientar como gosto pessoal que logicamente queria a situação do GFS mas...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estive a ver os históricos das previsões sazonais da NOAA e nos últimos 9 meses falharam 8 em Portugal. Julho seria um mês com precipitação muito acima da normal e em Portel caíu um "molha-parvos" de uma hora e nada mais.

Ia por exemplo Julho com media de zero se estiver previsto cair mais 50% do normal aqui no Sul cai prai uns 2 mm !!
Janeiro e Feveiro foram meses Normais a chuvosos no global !!

O modelo que mais falhou foi aquele de Dezembro de 2008 a Agosto de 2009 !

Para quem foi acompanhando as previsões ao longo do ano aquele que posso dizer que saiu as contas furadas por assim dizer o mês de Janeiro !!
Apenas em cima da hora previram que seria mais chuvoso do que o habitual aíp pro Norte !!
E mais acertaram 8 dos 9 meses e não o contrário !!
Já agora em Julho e Agosto basta chover um dia e fica precipitação acima da média !! (pelo menos no Sul )