Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Esse calor para a semana está dependente de onde se situa a cut off se é que se chega mesmo a formar a partir de quarta se ficar a SW como está a ser modelado então virá mesmo calor forte como mostra agora o GFS :) para já mais um fim de semana de muito calor em especial no Sul :hehe:

Hoje continua a mostrar a mesma coisa sem tirar nem por ;) vai tirar se calhar já na run das 12 mas o que importa é que volte a mostrar! falta muito tempo mas seria giro ter aquela cut off a SW a arrastar ar quente para PI e actividade convectiva em espacial no Sul :thumbsup: o que é pena é ser apenas o GFS a mostrar tal coisa!!
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Hoje continua a mostrar a mesma coisa sem tirar nem por ;) vai tirar se calhar já na run das 12 mas o que importa é que volte a mostrar! falta muito tempo mas seria giro ter aquela cut off a SW a arrastar ar quente para PI e actividade convectiva em espacial no Sul :thumbsup: o que é pena é ser apenas o GFS a mostrar tal coisa!!

Realmente seria engraçado ter alguma animação para matar este tédio dos últimos dias... :disgust:

Os modelos já tiraram a cut-off se não me engano há dois dias, e agora voltam a mostrá-la a SW como estava dantes.

Antes da cut-off temos a passagem de uma superfície frontal fria de actividade fraca já nesta segunda-feira dia 24 que poderá provocar precipitação fraca em especial no Norte do País (segundo informações do IM).

gfs054.png



Suponho que a precipitação prevista no modelo abaixo seja a precipitação que provavelmente irá ser causada pela cut-off caso esta venha mesmo a acontecer. Esta afirmação é com base na observação do modelo referido, já que apenas o Sul de Portugal apresenta alguma precipitação representada, mais ou menos na mesma localização onde o GFS mostra a cut-off actualmente.

prec4.png
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
E uma salva de palmas para o GFS:palmas:, que nesta run simplesmente acabou com essa Cut- off, sinceramente esse modelo é demais:lmao::lol:, um dia que ele conseguirem acertar avisem-me.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
É normal este tira e põe quando se trata de uma cut-off e o mais certo é na run das 18 voltar a por :lol: mas certo certo parece ser o calor a apertar de novo a partir de quarta depois de uma descida segunda e terça :) apenas seria um calor extremo caso se formasse a tal cut-off a SW mas não está facil.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
E sinceramente esse modelo é demais:lmao::lol:, um dia que ele conseguirem acertar avisem-me.

Na última cutoff qual foi o modelo que mais acertou, com um pequeno cavado e uma mini cutoff centrada no sul de Espanha, de forma consistente durante vários dias sendo que nalguns dias estava completamente sozinho contra praticamente todos os outros modelos que a punham a sul ou sudoeste de Portugal ?

Quem foi ? ... pois ... foi o GFS.
Portanto, nem foi assim há tanto tempo que ele acertou ;)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Na última cutoff qual foi o modelo que mais acertou, com um pequeno cavado e uma mini cutoff centrada no sul de Espanha, de forma consistente durante vários dias sendo que nalguns dias estava completamente sozinho contra praticamente todos os outros modelos que a punham a sul ou sudoeste de Portugal ?

Quem foi ? ... pois ... foi o GFS.
Portanto, nem foi assim há tanto tempo que ele acertou ;)

Sim Tudo muito certo:), mas é mais as vezes que erra do que as vezes que acerta.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Isto de dizer mal de tudo e de todos está mesmo no sangue do "Tuga". Muito tempo e "tinta" se gasta neste tópico ora a falar mal do GFS, do Nogaps, do ecmwf e do IM.

Mas nunca me esqueço quando se falou mais mal do GFS, uma celebre noite de Fevereiro do ano passado. O GFS previa uns loucos 60 mm para essa noite concentrados na zona de LX. Como sabem não foram uns loucos 60 mm mas em alguns locais foi mais do dobro. :shocking:

Sim Tudo muito certo:), mas é mais as vezes que erra do que as vezes que acerta.

a 120H? 180H? 240H? Se o GFS acertasse mais do que erra, tinham descoberto a pólvora das previsões meteorológicas.

Mas a mesma recomendação que serve para quando falam mal do IM, serve para o GFS. Enviem um e-mail para os Americanos a dizer que o modelo "erra muito" e que deviam corrigir "isto e aquilo". Fácil não é? Viva a globalização.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Realmente ainda acho ridícula esta conversa do "modelo está sempre a falhar".
Não há a mínima dúvida que tanto GFS como ECMWF são os 2 melhores modelos, já são brutais os avanços que se fez para chegarem onde chegaram na fiabilidade de previsões a curto-médio prazo, dado o comportamento absolutamente caótico e a incrível quantidade de variáveis envolvidas. Volto, a repetir.. BRUTAIS!

Agora se a 240h o modelo falha mais do que acerta? Boa, é provável, mas como disse disse o HotSpot, se acertasse mais, tinham descoberto a pólvora.
Mas que de certeza a num prazo de previsão DECENTE acertam muito mais do que falham, isso é incrivelmente verdade..

Mas se os melhores modelos não prestam, ok.. Venha o Borda d'água.. ;)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Pois é mas caso não se lembram ainda foi á pouco tempo que o gfs não previa trovoadas para portugal, mas o que se resta é que elas vieram e não foram fracas, por isso cá para mim o gfs só devia de fazer previsões para 3 a 4 dias, ainda ontem em 2 saidas seguidas estavam a dar a tal cut-off, e depois na outra saida a seguir já tinham retirado tudinho, é isto é que me chateia:angry:, e agora hoje só dão é A e calor:(:mad:.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Então, mas alguém disse que esses modelos acertam SEMPRE? Isso é impossível.. A esse prazo acertam QUASE sempre..
E atenção, à escala que as suas malhas permitem. O GFS ou ECMWF têm malhas sem muita precisão espacial, são essencialmente de escala sinóptica. Até para sim serem razoáveis a médio prazo. Para pequena escala há modelos próprios e esses sim apenas se limitam a 48 ou 72h.
Além do mais já devíamos estar vacinados que essas situações de convecção em calor são certamente das menos fáceis para modelos globais com a resolução do GFS ou ECMWF. Não podemos estar exactamente à espera que eles metam lá células com área menor que a própria resolução do modelo. Temos é de olhar para as cartas e ver se realmente as condições são propícias, e sim, o GFS tinha-as, ainda que não tivesse precipitação no mapa.

Então se o GFS ou ECMWF só dessem previsão a 3/4 dias haveria de ser bonito, em especial no Inverno.. Era mesmo lançar os búzios e ligar ao Professor Karamba...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
OK pronto, cada um tem a sua opinião a minha é esta que disse, devemos é de respeitá-las:thumbsup:, é certo que eu errei em julgar esse modelo, e por isso peço desculpa.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A questão não é essa, pelo menos a mim não me tás a ofender, não precisas de pedir desculpa :p
Não sei se o GFS se sente ofendido! :p
E nem eu estou a defender cegamente o GFS, até o ECMWF ainda é melhor que o GFS!
E claro cada um tem a sua opinião.. ;)
Só estou a chamar a atenção porque é fácil dizer mal de tudo, e aproveitar qualquer falha para criticar as coisas, sejam elas o que forem, sem ponderar nem analisar as coisas com frieza e como elas são, e realmente fazer uma opinião ponderada de tudo o que há de bom e mau nas coisas!
E normalmente a parte boa rapidamente é "mandada fora" para deitar abaixo pegando nas partes menos boas....
;)
 

Dourado

Cirrus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
48
Local
S.Brás de Alportel - Entre a serra de Monte Figo e
Boas.
Acompanho regularmente os modelos GSF, ECMWF, JMA, NOGAPS, etc... e posso dizer que o GSF é o que tem sido mais "certeiro" e mais regular.
Posso estar enganado, mas até custumo gravar as cartas e comparar passado uns dias e o GSF é o que acerta mais vezes. O UKMO também não é mau. O pior de todos é o WMC Moscou :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Deixem-se disso ... chove quando tiver que chover e faz sol quando tiver que que fazer sol !!
O Tempo é feito de ciclos climáticos e se calhar agora trata-se de um ciclo climático com menor precipitação !!
Hoje em dia com a quantidade de barragens que já existem em Portugal e com a quantidade de barragens que ainda se vai construir muito dificilmente faltará água em Portugal !!
Ficava preocupado era se este ciclo climático tivesse sido há uns 50 anos atrás !!

PS: Já agora estou á espera de um Outono /Inverno na média em termos de precipitação e em termos de temperaturas !!