Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2008

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Que queres dizer com isso? :brucelee: :unsure:

Que é preciso mais do que uma depressão para haver trovoadas.

Este fim-de-semana já te deve ter ensinado isso. Andaste a "profetizar" um dia de trovoadas para o dia de hoje, porque um centro depressionário iria atravessar o continente, e como viste, tais não ocorreram. E o índice CAPE até era bem mais elevado do que aquele que se prevê para o próximo Sábado à tarde.
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Que é preciso mais do que uma depressão para haver trovoadas.

Este fim-de-semana já te deve ter ensinado isso. Andaste a "profetizar" um dia de trovoadas para o dia de hoje, porque um centro depressionário iria atravessar o continente, e como viste, tais não ocorreram. E o índice CAPE até era bem mais elevado do que aquele que se prevê para o próximo Sábado à tarde.

Nem me lembres disso... :sad:

Fui enganado pelo centro depressionário... :p
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Trovoaaaadaaaassssss :w00t: (digo eu :p)

As trovoadas nesta altura do ano são pouco habituais, a não ser que estejam aliadas a uma frente oclusa ou fria muito activa, só assim se poderão gerar trovoada, fora disso é extremamente complicado.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
As trovoadas nesta altura do ano são pouco habituais, a não ser que estejam aliadas a uma frente oclusa ou fria muito activa, só assim se poderão gerar trovoada, fora disso é extremamente complicado.

Então mas no ano passado, em Setembro, quando tivemos aquela animação toda, nos dias 20 e 21, que eu me lembre não foi isso que aconteceu. Nesses dias aconteceu exactamente o quê, que combinação de factores? :confused:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Sabes em que mês estamos?

É claro que sei! Eu fiz essa pergunta, o que é que se tinha passado em Setembro, porque foi uma coisa que sempre quis saber, é uma pergunta totalmente à parte... :)

Fiz esta pergunta porque analisei os modelos dessa mesma altura e não vi nem nenhuma depressão nem nada de especial que causasse essas trovoadas todas... :rolleyes:

Mas pronto por mais que nos custe (aos amantes das trovoadas) temos que ter paciência e esperar para que todos os factores estejam reunidos... :sad:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sei. Eu fiz essa pergunta, o que é que se tinha passado em Setembro, porque foi uma coisa que sempre quis saber, é uma pergunta totalmente à parte...

Em Setembro costumam formar-se não só depressões térmicas como tambem costumamos ter alguns niveis de instabilidade elevados, o que permite a formação de trovoadas.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Acontecem também trovoadas nesta altura do ano, mas mais frequentes no litoral isto em grande parte devido ao calor latente da àgua do mar (o de ser mais quente e mais energia em relação à terra nesta altura do ano, isto é de uma forma geral). Agora o mapa acima referido, não é mais que uma corrente perturbada fraca de oeste.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Então nesse caso já percebi. Nessa altura do ano as trovoadas são causadas por depressões térmicas. Obg pela explicação. ;)

Não só, mas também a linhas de instabilidade vindas do oceano existem muitos factores para ocorrencia de trovoadas, e este não é o topico para isso.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Vamos ter uma semana seca, com descida das temperaturas e com formação de gelo e geada em especial no Interior. A chuva deverá regressar a parir de domingo.