Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2008

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
As mais recentes runs dos principais modelos indicam já nesta semana uma descida das temperaturas, sendo que a possibilidade de precipitação parece para já estar confinada ao extremo Norte do país... e mesmo assim...


Promissora é a colocação cada vez mais a Oeste do AA, permitindo um fluxo de Norte que os modelos parecem querer indicar com algumas nuances. o médio/Longo prazo está cada vez mais interessante em quantidades de precipitação, não fechando a porta á descida de algum frio ás nossas latitudes. Haja Inverno...
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Estou curioso (e não devo de ser o único) para saber como é que vai ser a véspera e o dia de Natal. :)

Mas, como todos sabemos, previsões a muito longo prazo são muito difíceis de fazer...
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
amanhã
display_map.php


quinta-feira
display_map.php

:cold::cold::cold:
o que vem depois deste frio todo:huh::cold:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
As mais recentes runs dos principais modelos indicam já nesta semana uma descida das temperaturas, sendo que a possibilidade de precipitação parece para já estar confinada ao extremo Norte do país... e mesmo assim...


Promissora é a colocação cada vez mais a Oeste do AA, permitindo um fluxo de Norte que os modelos parecem querer indicar com algumas nuances. o médio/Longo prazo está cada vez mais interessante em quantidades de precipitação, não fechando a porta á descida de algum frio ás nossas latitudes. Haja Inverno...


:huh::huh::huh:
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Estou curioso (e não devo de ser o único) para saber como é que vai ser a véspera e o dia de Natal. :)

Mas, como todos sabemos, previsões a muito longo prazo são muito difíceis de fazer...

Pelo que vejo nos modelos as previsões apontam para sol (muito sol apartir do dia 20 ) com temperaturas amenas para a época.
Esperemos que as previsões se alterem para o bem de todos nós.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pelo que vejo nos modelos as previsões apontam para sol (muito sol apartir do dia 20 ) com temperaturas amenas para a época.
Esperemos que as previsões se alterem para o bem de todos nós.

Infelizmente e depois do frio parece que aquilo que vai seguir é aquilo que se tem seguido em 99% dos dias deste Outono/Inverno .... e e assim poderá continuar qui sa o resto do Inverno (palavras profetizadas da desgraça :D)

Não a sério até ao Natal tudo aponta para termos um Natal seco e aposto que tb frio !! ;)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Infelizmente e depois do frio parece que aquilo que vai seguir é aquilo que se tem seguido em 99% dos dias deste Outono/Inverno .... e e assim poderá continuar qui sa o resto do Inverno (palavras profetizadas da desgraça :D)

Não a sério até ao Natal tudo aponta para termos um Natal seco e aposto que tb frio !! ;)

Oh Aurélio eu francamente nem sei que te diga... Existem desejos, existem frustrações, existem realidades e até diferentes interpretações dos modelos. Ontem questionaste a minha afirmação sobre médio / longo prazo, quando aquilo que eu disse é que havia a meu ver perspectivas interessantes. Observa s ituação sinóptica ditada pelo ECM e GFS entre as 120 e as 240 horas e comprova. A longo prazo tudo pode mudar, o anticiclone poderá de novo exercer a sua influência ao máximo e poderemos então ter dias frios e secos!

Agora dizer que 99% dos dias de Inverno foram frios e secos é negar que durante todo este fim de semana choveu no Norte e no Centro e que na semana passada nas mesmas regiões choveu de forma muito significativa. Portugal é um país extenso, a realidade não reside só numa área! Dizeres isso é negar também por exemplo a Helena, mesmo quando todos os modelos o indicavam! Sempre negaste a situação, até mesmo quando ela já estava a ocorrer! Ora isto não é interpretar modelos de diferentes maneiras... É já quase negar o nowcasting!
Documentando aquilo que disse:

ECM- 120h
ECM1-120-1.gif


GFS - 120h
gfs-0-120-1.png


ECM -144h
ECM1-144.gif


GFS - 144h
gfs-0-144.png


Precipitação (apenas algumas frames)

GFS 108h
gfs-chuva-108.png


GFS 120h
gfs-2-120.png


Já reparei que és uma pessoa com conhecimentos sobre meteorologia... Certo que certas pessoas por aqui desejam muitas vezes aquilo que, ou os modelos mostram a grande distância, ou nem sequer mostram. Agora acho que estás naquele paralelo 8 de um pessimismo por vezes incompreensível. Permite-me estas palavras com o maior respeito...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
falando em chuva vamos ve-la na 6ª e FS.
na sexta uma depressao com expressao em altura originada a partir de um cavado no jet stream e da introdução de ar frio em altura , com pressao central de ~1015hpa, vai fazer um precurso paralelo á linha de costa de N para S.
associada á depressao uma linha de instabilidade provocará precipitação por vezes moderada especialmente no litoral oeste, fenomenos convectivos não são de excluir.
no sabado uma frente fria com alguma actividade chegará ao extremo NO do pais e durante o dia , noite e madrugada de domingo cruzará o territorio do continente de NO para SE provocando precipitação moderada sendo mais forte quanto mais a norte nos situarmos.
em termos de temperaturas as minimas sofrerao uma subida; o vento será fraco/moderado de sul na sexta virando para o quadrante oeste no sabado, no sabado á tarde e no domingo, apos a passagem da frente, o vento rodará finalmente para NNO.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Dezembro 2008

Previsão para 6ª Feira, 12 de Dezembro de 2008

Céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado
de Norte para Sul a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) predominando de nordeste.
Aguaceiros fracos até ao final da manhã, em especial nas regiões do
Sul e que serão de neve acima dos 1300 metros.
Pequena subida de temperatura.

METEOROLOGISTAS: Maria João Frada/Elvira Palma



Não estou ver nenhuma serra no sul com 1300m de altitude... :huh:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Dezembro 2008

]ToRnAdO[;103607 disse:
Previsão para 6ª Feira, 12 de Dezembro de 2008

Céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado
de Norte para Sul a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) predominando de nordeste.
Aguaceiros fracos até ao final da manhã, em especial nas regiões do
Sul e que serão de neve acima dos 1300 metros.
Pequena subida de temperatura.

METEOROLOGISTAS: Maria João Frada/Elvira Palma



Não estou ver nenhuma serra no sul com 1300m de altitude... :huh:

O que significa que é nas regiões do sul que existe uma maior probabilidade para a ocorrência dos aguaceiros fracos. No entanto, não significa que não possam ocorrer no restante território. E no restante território há muitos locais acima dos 1300m. :thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
E já agora, tenho uma dúvida. Visto que tem a ver com um modelo de previsão do GFS, não encontrei melhor sítio para colocá-la do que aqui:

gfs072ke8.png


3 centros todos uns ao pé dos outros? :huh:

Alguém me explica como é que isto é possível e que significado é que tem? (tudo bem que é a previsão a 72 horas e que se pode alterar tudo ainda, mas se por exemplo isto acontecesse realmente alguém me consegue responder às minhas duas dúvidas?) :huh:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
3 centros todos uns ao pé dos outros? :huh:

Alguém me explica como é que isto é possível e que significado é que tem? (tudo bem que é a previsão a 72 horas e que se pode alterar tudo ainda, mas se por exemplo isto acontecesse realmente alguém me consegue responder às minhas duas dúvidas?) :huh:

Na prática e segundo me parece não são 3 centros, até um pouco pelo contrário :)

As Isóbaras são linhas que unem pontos com a mesma pressão. Existe uma extensa zona entre a linha 1015 e a linha 1020 hPa, tendo valores intermédios de pressão! ORa esses "centros" assinalados a 1020 parecem-me zonas com pressão até superior (uma vez que fora deles a pressão é menor que 1020) parecendo-me de facto um centro de pressões mais baixas aquele que está assinalado com 1015hPa. Sendo as variações de pressão pequenas no entanto em toda a área abrangida, e respondendo ao que perguntas, não existem grandes consequências da situação que referiste.