Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2008

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Agora apenas falta dizer que o Aurélio é que é o culpado porque é pessimista ....

A verdade é que a atmosfera este ano tem seguido determinados padrões e em relação a isso tenho muito caladinho para ver o que ia acontecer.
Tenho estado a comparar as previsões fantásticas dos modelos dos ultimos dias que agora comprovou-se que mais uma vez foram apenas para nós sonharmos (em relação á precipitação - a ver se os amantes do frio não ficam irritados desta vez:angry:) e tenho relacionados estas previsões com as previsões sazonais e aquilo que eu estava á espera confirmou-se plenamente depois dos restos da depressão que tem estado no mar na zona dos açores atingir Portugal neste final do ano o mês de janeiro vai entrar para variar seco.

Mas claro aqui o Aurélio é que é o culpado. Em relação aos amantes do frio não se preocupem que este mês será muito favorável para vocês, pois a minha experiência diz-me que normalmente que quando o Inverno é seco, o tempo é frio.

Vá atirem-me bocas, já estou habituado .... :mad::D
 


martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
A minha experiência, e os dados de medição relativos ao ano de 2008, dizem-me que os meses de Janeiro e Fevereiro (o Inverno) foram notavelmente quentes e secos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Para o longo prazo, olhemos para os ensembles. Não me parece nada mau o conjunto em termos gerais.


Perturbações 500 hPa às 240 horas (8 Janeiro)

senspanel2401.gif




Perturbações 850 hPa às 240 horas (8 Janeiro)

senspanel2402.gif






Ensemble Norte (8 Janeiro)

c-8.png



Ensemble Centro

n-2.png




Ensemble Sul

s-2.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pois e o próximo Janeiro deverá ser mais ou menos o mesmo, porque frio nem vê-lo. :(

Olá, bem vindo ao fórum.
Se olhares para os ensembles acima colocados, a única certeza que se pode ter desde já, é que quente não será certamente, a única coisa quase segura é algum frio na primeira quinzena, que até poderia ser significativo se alguns dos paineis se confirmassem.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Olá, bem vindo ao fórum.
Se olhares para os ensembles acima colocados, a única certeza que se pode ter desde já, é que quente não será certamente, a única coisa quase segura é algum frio na primeira quinzena, que até poderia ser significativo se alguns dos paineis se confirmassem.

o GFS das 12z tirou bastante frio e lá para o fim da previsao coloca fluxo de oeste e tempo ameno possivelmente humido.
quanto á passagem de ano teremos um FS ( dia 3 e 4) sem chuva e ameno e , até dia 2 , aguaceiros intercalados por chuva( por vezes moderada) nos dias 31 e dia 2 á tarde e noite.
na primeira semana de janeiro creio que é possivel uma depressao no mediterraneo ocidental e uma corrente fria de NE mas como já disse o GFS restringe essa situação a poucos dias.
a ver vamos mas penso que janeiro será um mes com temperaturas proximas ao normal.
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
o GFS das 12z tirou bastante frio e lá para o fim da previsao coloca fluxo de oeste e tempo ameno possivelmente humido.
quanto á passagem de ano teremos um FS ( dia 3 e 4) sem chuva e ameno e , até dia 2 , aguaceiros intercalados por chuva( por vezes moderada) nos dias 31 e dia 2 á tarde e noite.
na primeira semana de janeiro creio que é possivel uma depressao no mediterraneo ocidental e uma corrente fria de NE mas como já disse o GFS restringe essa situação a poucos dias.
a ver vamos mas penso que janeiro será um mes com temperaturas proximas ao normal.

temperaturas próximas ao normal já será muito bom, pois tivémos um novembro e um dezembro com temperaturas abaixo do normal (por vezes bastante abaixo).

como já tem sido aqui referido, este final de outuno e principio de inverno está a ser "como os de antigamente".

que venha alguma chuva, pois essa continua a fazer alguma falta
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
O pessoal quer é extremos, mas isso não é nada bom para o país. Queixam-se de falta de frio, e em relação a esta década não se podem queixar, e em relação a chuva, "pouco a pouco a galinha está a encher o papo".
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Informação especial

Comunicado válido entre 2008-12-29 18:36:00 e 2009-01-01 23:36:00

Assunto: Previsão Especial para o Fim de Ano


Do dia 30 ao dia 1 de Janeiro, prevê-se que o estado do tempo no Continente seja caracterizado por céu geralmente muito nublado com ocorrência de precipitação, em geral fraca, vento soprando de sueste fraco a moderado, temperaturas mínimas elevadas e neblina ou nevoeiro.
Devido à aproximação e passagem de uma superfície frontal de forte actividade na primeira metade do dia 31, as regiões do Sul e parte da região Centro terão CHUVA FORTE, TROVOADAS e o vento, que predominará de sueste, soprará FORTE a MUITO FORTE com RAJADAS, em especial no litoral e terras altas.
Para o final do dia 31 prevê-se um desagravamento desta situação e, na passagem de ano, a precipitação será fraca e o vento voltará a ser fraco a moderado.

Na Madeira durante o dia 30 teremos vento FORTE A MUITO FORTE com RAJADAS, períodos de chuva por vezes forte e trovoadas. para o final dia teremos uma diminuição das condições de instabilidade e até ao dia 1 de Janeiro ocorrerão aguaceiros fracos e o vento tornar-se gradualmente fraco de sudoeste.

A aproximação e passagem de um sistema frontal pelo Arquipélago dos Açores deverá provocar, a partir de quarta-feira, períodos de chuva passando a aguaceiros, que deverão manter-se até sexta-feira (dia 2 de Janeiro). Quanto ao vento soprará de oeste moderado a forte com rajadas até 60 km/h, rodando gradualmente para noroeste.

penso que chuva forte é um exagero talvez moderada com alguns picos de intensidade locais .
deixo aqui o ensemble das 12z para sines :


 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
penso que chuva forte é um exagero talvez moderada com alguns picos de intensidade locais .
deixo aqui o ensemble das 12z para sines :


Ainda parece significativa a precipitação, especialmente no ECMWF, e sabendo-se que o IM se guia bastante pelo europeu, tens ai a explicação ;)

ECMWF/IM

ecm-6.gif



GFS

gfs-24.gif
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
ja agora perguntar ao vince o k acha da nova run ecmwf para os dias 6,7,8 de janeiro,

principalmente em relacao ao vento ser norte nordeste se isso nao tiraria toda a precipitacao
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
ja agora perguntar ao vince o k acha da nova run ecmwf para os dias 6,7,8 de janeiro,

principalmente em relacao ao vento ser norte nordeste se isso nao tiraria toda a precipitacao

o vento ser de NNE nao significa só por si pouca precipitação apesar do risco de alguma dessa chuva ficar retida nas areas elevadas do norte da peninsula.
tudo depende da instabilidade, se for muita poder-se-hao formar linhas de instabilidade com celulas e precipitaçao mesmo em cima de portugal.
ainda é uma previsao a longo praso por isso tende a modificar-se bastante; aguardemos.