Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
O GFS já tinha dito mata, agora o ECM diz esfola, e o NOGAPS assiste e bate palmas. Crescem as possibilidades de siberiana dentro de uma semana, com hipóteses de haver um choque entre uma massa fresca marítima e uma gelada continental mesmo em cima da Península. Falta muito, mas a sintonia entre modelos é um bom sinal. Mas continuam em aberto todas as possibilidades ainda está muito distante no tempo.

A run das 12h é tão credível como a das 0h, é feita com as mesmas ferramentas para a determinação das condições iniciais, usando os mesmos métodos de simulação do comportamento atmosférico. A última run do GFS a partir de 192h é muito chuvosa, tem a credibilidade de qualquer modelo a tão longo prazo. Mas, sinceramente, acho mais provável, em Dezembro, que chova a potes como diz a das 12h do que em dorsais forever como mostrava às 0h.

Boas noticias meus caros:
- As ultimas runs começam a modelar algo de muito interessante para a segunda quinzena no nosso País !!

Como disse no Post anterior a depressão prevista que venha a ocorrer no proximo fim de semana a Oeste de Portugal de acordo com as ultimas runs começa a ser modelado com um forte predominio de um Anticiclone continental colocada nas latitudes a Norte e a formação de uma depressão na zona de Itália.
Ora bem a possivel junção dessas duas depressões causaria uma circulação zonal nas latitudes mais a sul, e assim finalmente poderia-se ver chuva nas latitudes mais a sul .....

Neste momento quase todos os modelos que visualizei estão colocando essa situação ....
o ECM nesta actualização das 12h é uma cópia do GFS do 12h, e toda a gente aqui sabe como este modelo é reticente em colocar essas situações, sendo que não me lembro deste modelo dar uma situação destas !!
Relembro que o surgimento desta situação não é a 300 horas mas sim a cerca de 132/156 horas !!

Haja fé pessoal do sul !!!

Quem me dera uma entrada de leste...mas uma a valer!Os modelos colocam essa possibilidade ...mas a uma distância temporal considerável! Até a neve quando vem de leste é diferente...é mais seca! Lá vou eu ficar colado Run a Run...nos próximos tempos...

Boas malta..

Mas que mergulho... :eek:

Vem a todo o vapor... :confused:

mergulho.gif

:confused:

www.sat24.com

Sem dúvida interessante a concordância entre o GFS e o ECM no médio prazo (140 horas), no que se refere à possibilidade de finalmente o frio chegar à PI:cold:.

Mas mais importante, a subida do AA iria possibilitar a entrada de sucessivas frentes, a afectar também o sul do país, com a necessária precipitação:rain:.

Já não se trata de um cenário tão impossível assim:thumbsup:.

Parece que vai ser interessante acompanhar a evolução sinóptica durante esta noite; estou em querer que uma linha de instabilidade mais potente está formada ainda a noroeste da Peninsula Ibérica e que só agora começou a tocar terra no extremo noroeste da Galiza. Embora o principal movimento seja para nordeste, também vai pouco a pouco deslocando-se para oriente, o que pode vir a complicar o estado do tempo nas regiões no norte durante a madrugada. Portanto, é de estar atento às imagens de satélite:

Imagens de Satélite Air Mass

06_12_2009_21h00.jpg

CopyRight@Eumetsat2009

vai pouco a pouco deslocando-se para oriente, o que pode vir a complicar o estado do tempo nas regiões no norte durante a madrugada. Portanto, é de estar atento às imagens de satélite:

Essa mesma linha ainda chegará com alguma actividade à zona centro do País nesta madrugada, ou vai-se dissipando à medida que se desloca?

Parece estar a aguentar-se, ainda.

Já quanto ao resto da frente, vai atingir Lisboa e possíveis partes de Setúbal nesta madrugada, segundo o GFS. :)

As coisas para o próximo fim de semana ainda estão completamente indefinidas e por isso não se deve para já tentar tirar demasiadas elacções e muitos menos tentar prespectivar o que surja a partir daí !!
Mas sempre vou a dizer que não me parece que as linhas de baixas pressões sejam as mostradas pelos modelos recentemente !!

Além disso não me admirava nada que surgindo esta suposta de linha de baixas pressões a partir do fim de semana tivessemos era mais uma corrente fria de Leste do que outra coisa !!

Por exemplo o IM actualizou as previsões de acordo com a actual saida do ECM e a direcção prevista do vento é Leste/Sueste, e precipitação apenas mostra após a suposta passagem do sistema frontal/ depressãpo que se formará a Oeste de Portugal e cuja movimentação mesmo não faltando assim tanto tempo quanto isso ainda continua a ser uma enorme incógnita!!

Por isso não vale a pena euforismos nem antecipitações exageradas de cenários.
O que disse em posts anteriores é mais falando em termos depressionários para se poder de forma alguma nesta altura falar em cenários de precipitação !!
Está ficando mais favorável mas ainda longe, muito longe de certezas ....
Dentro de dois dias já se saberá melhor ... porque aqui no sul já estamos fartos de desilusões constantes nas ultimas 2 semanas !!

Boa Noite !!

Estado
Fechado para novas mensagens.