Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Estamos a chegar á Quadra Natalícia, período tradicional de férias e de deslocações, é natural a tendência para se começar a prever as condições atmosféricas da referida Quadra;).

Lembro-me dos ingleses, muito tempo antes, tentarem antecipar um "White Christmas":p.

Enfim, não vejo que venha mal ao mundo, principalmente nesta época do ano, atrevermo-nos a olhar para o 2º painel do GFS e sonharmos um pouco...

Que diabo, um dos meus sonhos de criança passa pelo Natal à lareira (mais fácil), enquanto lá fora a neve cai fofinha (difícil).

Foi um pouco Off-Topic, mas penso que compreenderão;).

Compartilhamos do mesmo sonho, apesar daqui ser mais fácil de acontecer, não é verdade?;)

Depois deste evento que se deveria chamar 'chover no molhado', e que a sul deixará uns excitantes 5 mm, se tudo correr pelo melhor, os diferentes modelos começam a intuir uma cut-off a passear-se nas nossas costas para o próximo fim de semana. O Europeu é neste momento o que a coloca na melhor posição, a oeste do Cabo de São Vicente. Mas este ano já vi dezenas de saídas dos modelos deste tipo, mas a cut-off ainda ninguém a viu, pelo menos no sítio certo. A ver se é desta.
Durante esses dias um anticiclone polar situado a noroeste da Rússia bombeará ar muito frio para a Europa de leste, e falamos de isos abaixo dos -20, enquanto que uma dorsal subiria à nossa longitude até latitudes mais elevadas, alimentando um anticiclone eventualmente situado nas proximidades da Escandinávia. Esse anticiclone faria com que o ar frio presente na Europa de leste pudesse chegar aos Balcãs e eventualmente a Itália. A possibilidade de uma entrada fria na Península Ibérica está dependente de dois factores improváveis. O primeiro será a formação da tal cut-off nas nossas costas, que depois se deslocaria para o Mediterrâneo e atrairia a massa de ar frio. O segundo será o estiramento da dorsal até latitudes muito elevadas, assim como mostra o NOGAPS às 180h. Sem estes dois acontecimentos o frio não passa do Adriático.

Esta ultima run do ECM não trouxe absolutamente nada de novo, sendo que aquela suposta depressão a Oeste do Cabo S. Vicente estará somente de passagem rumo ao Mediterrâneo.
Ou seja na configuração actual não me parece que nada de novo venha a surgir !!

Depois de tanto disparate aqui escrito devido às previsões para lá das 180 horas, venho corroborar com o que o Aurélio escreveu, e que poderá ser desta vez que o Algarve poderá ter alguma precipitação:)(espero que sim), mas também naquela posição em que a cut off , e com aquele deslocamento, irá acontecer que aqui na zona de Lisboa terá também valores altos de precipitação:thumbsup:.

A meu ver isto é + 1 fiasco á IM :lol:, "ah e tal alerta amarelo a partir das 15h blá blá blá":angry:

A meu ver isto é + 1 fiasco á IM :lol:, "ah e tal alerta amarelo a partir das 15h blá blá blá":angry:

Não vi nenhum modelo que mostrasse chuva forte para essa zona para hoje, nem o IM emitiu aviso de alerta amarelo para essa zona devido á chuva !!
Antes de criticarem o IM deviam clicar na página dos avisos e assim já não diziam asneiras !!

O Alerta Amarelo referido ontem a começar ás 15h era da Protecção Civil, e supostamente era para todo o País (completamente incompreensível diga-se).
Hoje felizmente corrigiram e colocarem correctamente os distritos mais a Norte em Alerta Amarelo em vez de todos os distritos !!

Não vi nenhum modelo que mostrasse chuva forte para essa zona para hoje, nem o IM emitiu aviso de alerta amarelo para essa zona devido á chuva !!
Antes de criticarem o IM deviam clicar na página dos avisos e assim já não diziam asneiras !!

O Alerta Amarelo referido ontem a começar ás 15h era da Protecção Civil, e supostamente era para todo o País (completamente incompreensível diga-se).
Hoje felizmente corrigiram e colocarem correctamente os distritos mais a Norte em Alerta Amarelo em vez de todos os distritos !!
Pois o distrito d Coimbra pertence ao sul não? Eu referi só o alerta e ñ o seu motivo;)

Aquele Anticiclone continental não me está agradando nadinha !!

Para já o que se vislumbra .... é mais uma parede que aparenta bloquear a suposta depressão que aparece no dia 12 !!
Infelizmente não me parecem que surja nada de novo ... porque nem os membros do Ensemble são bons, nem a convergência dos modelos abona nada de bom !!

Vamos ver ... o que isto pode dar se tomar em atenção que hoje estamos a 5 Dezembro !!

Esta ultima run do ECM não trouxe absolutamente nada de novo, sendo que aquela suposta depressão a Oeste do Cabo S. Vicente estará somente de passagem rumo ao Mediterrâneo.
Ou seja na configuração actual não me parece que nada de novo venha a surgir !!

Durante este período de 19/12 a 24/12 senão surgir uma cut-off a SW do Algarve que deixe precipitação elevada aqui,como ocorreu no passado, duvido que depois venha algo, é complicado, a história assim o diz. Anos como 1989, 1992 que só choveu 400 mm nessa semana trágica no Algarve.

Ai 400 mm ...eu hoje em dia já só espero é uma precipitação na média que é coisa que não tem acontecido há muito ... muito tempo !!
Isto falando num periodo de 3 meses !!

Mas tomos sabemos como a atmosfera é complexa e não acredito em previsões deste tipo de modelos para um mês inteiro ..
Vamos com calma !!

"Um passito de cada vez ""

Bem, eu já lancei os meus avisos para amanhã. Espero não me ter enganado. Fiz isso de acordo com os modelos que vi, pois na zona onde estou é onde se vai estar na "corda bamba"...

A frente vai passar aqui de raspão, pelo menos a maior parte da acção até ao início da tarde de amanhã.

Boa tarde, olhando para os modelos parece que estas runs das 12h do GFS ultimamente andam a deixar muito a desejar, isto porque anda tudo muito aos extremos.
Esta run tanto está dando para o máximo extremo como esta das 12h do GFS, como está dando pro totalmente seco, como chegou a mostar ontem ou antes de ontem !!
Portanto esta run do GFS voltou desacreditá-la por ser boa demais para ser verdade ...

Senão analisemos:
- Parece uniforme quer pelo ECM quer pelo GFS que no próximo dia 11/12 teremos uma depressão muito pouco cavada, que consiste basicamente num sistema frontal.
Ora bem, o que se segue é extremamente dificil de saber neste momento.
Ambos os modelos estão reticentos na sua evolução sendo que ora dizem que porventura poderá muito suavemente consegue romper o Anticiclone continental que se vai formar, ou dizem que bate na parede e desce rumo á Madeira !!!
A meu ver essa depressão será decisiva para a evolução do tempo na 2ª Quinzena !!

Eu continuo a achar que existe ainda muitas possibilidade de termos pelo menos uma Segunda metade de Dezembro bastante chuvoso como mostra a NOAA !!

Esta run das 12 está muito melhor, deu uma volta de 180º no que diz respeito a médio/longo prazo. Se as runs anteriores apontavam um autêntico deserto para o mês de Dezembro, esta parece que nos volta a dar esperanças que possamos vir a ter um mês chuvoso, até no Algarve. Se durante a próxima semana não se vê nada de muito interessante, para o próximo fim de semana podemos ser atingidos por uma nova frente de moderada actividade e que seria bem mais democrática. Depois disso, como já se sabe é uma incógnita, mas esta run mudou completamente o padrão e coloca bastante chuva e frio.

Vamos ver nas próximas runs se isto se mantém, nomeadamente a possível frente do próximo fim de semana.

Já agora, queria apontar também para quarta-feira a chegada de uma ondulação (5/6 m + período 16) que, devido à fraca intensidade do vento e direcção off-shore, poderá atingir alturas na zona de rebentação bastante consideráveis!

Estado
Fechado para novas mensagens.