Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
BOAS
eu já disse e repito
embora seja mero aprendiz nunca vi as runs falharem tanto desde outubro para cá
alterações climáticas a porem em causa os modelos estabelecidos ?????
modelos então desactualizados ????
lembro-me de no ano passado ver algumas falhas( normalissimas) porque o clima é o que quer , quando quer e como quer e não o que queremos e quando queremos.
porém realmente este ano as runs dos 2 para mim mais fiáveis (ECM e GFS),
só contam de vespera (quase).
:thumbsup:
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Boas,

Era lindo! O Alqueva até transbordava :shocking:

Sim, realmente estamos a precisar de uma boa rega (aqui mais no Centro e Sul principalmente).

Mas como eu disse, é mostrado na RUN das 6 horas, o que representa apenas uma tendência, provavelmente na próxima RUN já não estará lá tanta precipitação.

Se fosse mostrada esta situação na RUN das 12 horas, aí sim era outra coisa... :rolleyes:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
BOAS
eu já disse e repito
embora seja mero aprendiz nunca vi as runs falharem tanto desde outubro para cá
alterações climáticas a porem em causa os modelos estabelecidos ?????
modelos então desactualizados ????
lembro-me de no ano passado ver algumas falhas( normalissimas) porque o clima é o que quer , quando quer e como quer e não o que queremos e quando queremos.
porém realmente este ano as runs dos 2 para mim mais fiáveis (ECM e GFS),
só contam de vespera (quase).

Nada disso, modelos sempre foram assim, certas situações mais estáveis, outras nem por isso, andam aos papeis, mas ano após ano melhoram. Há é pessoas que não compreendem a incerteza que o tempo encerra e exigem mais dos modelos do que eles podem dar.

Exigem o impossível por não compreenderem a natureza caótica da atmosfera.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Os modelos estão cada vez melhores.. Não piores..
Claro que falham! São previsões, e em situações mais complexas os erros são maiores.

Mas o maior erro.. É HUMANO. Quando olhamos mal para eles, e tiramos conclusões erradas, ou pior, quando vemos neles o que queremos ver, e queríamos que acontecesse na realidade...

Como disse o Vince, é preciso ser racional ao utilizar estas ferramentas!



Olhem para hoje.. Os modelos foram maus? Há dias que eles nos vinham dizendo: Acreditem em neve a boas cotas no extremo NE do país, e esqueçam o resto! As cartas são evidentes!
E nós humanos a teimar em esperar neve sei lá onde..
:p
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Tive a ver a previsão para o fim de semana... o frio vai voltar em força ou é impressão minha?? para o fim de semana ha mais :rain:

Sim, mas segundo o GFS o frio será mais a Norte pois estaremos sobre a influência de circulação Leste/Continental trazida no bordo superior da depressão que afectará mais o sul..

gfs178.png


Até lá ainda vai alterar...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Os modelos e seus respectivos ensembles gerados, são compostos por membros sendo que existem modelos que geram mais de 40 membros num Ensemble !!
Nós quando olhamos para um modelo e achamos que o membro mais importante é o operacional ou a run de controlo esquecemos dos restantes membros.
A meu ver esses membros são ainda mais importantes e por vezes acontece a run/membro de controlo ou a run/membro operacional estarem completamente desafasados dos restantes e então surgem aquelas runs esquisitissimas como por exemplo uma gerada pelo ECM e GFS salvo erro ainda ontem mostravam algures entre Segunda e Quarta uma depressão com 960 Hpa, a Noroeste de Portugal !!
Ora isso a meu ver é completamente impossível
Mas então o que origina isso ??
Ora bem os membros de um ensemble são gerados através "erros intencionais" causados na geração do membro, ou se quisermos consiste na adição de uma pertubação á geração do membro !
É do tipo: " E o que é que acontecia se eu pusesse isso ??

Ora bem o que se passa este ano ao contrário dos anos anteriores é que a atmosfera está mais complexa e mais dinâmica do que nos anos anteriores nomeadamente a Noroeste de Portugal em que tem havido uma forte anomalia no Z700, e isso tem complexado a atmosfera e então atendendo a a que atmosfera é bastante mais complexa do que imaginamos por vezes induz os modelos em erro.

Esses erros este ano tem sido enormes na avaliação das condições a mais de 120 horas, e ás vezes até mesmo a 72h.

Tal problema tem surgido tanto no GFS como ECM !!

Para o pessoal do Sul bom era que começassem a errar ao contrário, ou seja, não preverem nada de especial a 144 horas e depois quando estivessem mais perto da concretização a situação fosse fortemente potenciada :D

PS: Desculpem qq asneira que possa ter dito !!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Onde está Portugal??:lmao:



Impossível?? não!! já vi este cenário mais longe...tá claro que não deve ser com essa pressão mas algo potente se está a fabricar para esta altura.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Hoje o meteorogista informou na RTPAçores que a depressão centrada próxima da ilha das Flores com 985hpa vai passar amanhã para os 983hpa, o que irá provocar um agravamento do estado do tempo com possibilidade de chuvas fortes, trovoadas e ondas e 7 metros no grupo ocidental, 5 a 6 no Central e 4 a 5 no Oriental. Apenas escapa o vento cuja rajadas não serão superiores a 70 km/h
 
Estado
Fechado para novas mensagens.