Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Segunda as previsões agora anunciadas na RTP1 o IM está mesmo confiante. Até o alto alentejo vai ser, segundo eles, contemplado com alguma neve!

Eu não acreditaria nessa situação....

Espera-se uma noite interessante para estes lados:rain:
 


cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
então mas ainda há quem duvide que vá nevar em Portalegre???

segundo o gfs até vfxira tem tracinhos brancos mas claro que aqui não vai nevar mas em sintra acredito perfeitamente
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Segundo a Dra.Ilda Novo, ainda à pouco na RTP1, anunciou que para a madrugada de hoje é provável que neve na cidade de Portalegre. Sendo que S.Mamede tem 1025m...o cenário será fantástico.Cá estarei para poder comprovar ou não as previsões. :rolleyes:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
então mas ainda há quem duvide que vá nevar em Portalegre???

segundo o gfs até vfxira tem tracinhos brancos mas claro que aqui não vai nevar mas em sintra acredito perfeitamente

Por ter tracinhos de neve não que dizer que neve ou não. os tracinhos é o risco de neve e nem sequer tem legenda portanto acho que não devemos dar valor a isso. Neste momento os modelos passam para segundo plano, agora é fazer nowcasting ou seja ver imagens de satélite, radar e claro está tomar atenção as temperaturas ;)
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Aqui em Viseu estou com alguma esperança. Mas não muita.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Em termos de temperatura Portalegre tem muito bom aspecto... já em termos de precipitação a coisa pode não se concretizar... :cool:

200912151900msg2msgirpi.jpg
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
na pampilhosa da serra também aposto que vai lá nevar.... a esta hora apenas 1 grau segundo o IM....

gostava de saber o que se passará pelos lados de Arganil
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
então mas ainda há quem duvide que vá nevar em Portalegre???

segundo o gfs até vfxira tem tracinhos brancos mas claro que aqui não vai nevar mas em sintra acredito perfeitamente

Quem te vê falar assim até pensa que é certo que neve em Portalegre... pois eu duvido! Não está posto de parte, naturalmente, mas a temperatura ás 19 já subiu dos tais 2,5 para 3,4ºC... muito mau sinal, pois pode indicar o aumento de temperatura com a entrada da frente e se assim for, a temperatura já não desce mais.

Quanto a Sintra... era muito bonito, mas vai ser muito dificil. Acredito em cotas médias entre 600/800 metros. Acho pode nevar em S.Mamede, por exemplo, e isso já seria muito bom.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Acabo de reparar numa coisa muito estranho... o GFS previu nesta run das 12 um acentuado arrefecimento para a noite de Sábado, com possibilidades de precipitação. Fui ver ao snowforecast da Serra da Estrela, e vejo isto:



Como se vê, coloca "apenas" cerca de -5ºC nessa noite, mas com a linha isotérmica dos 0ºC à cota 0 m! Até o windguru, para a Torre, coloca a iso á mesma cota, mas com temperatura na Torre entre -1ºC e -2ºC!! Que raio de modelação é esta? Algum erro?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.