Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
amanhã e sabado uma depressao cavada em fase de enchimento aproximar-se-há do continente deslocando-se para SE em direcçao ao golfo de cadiz, preve-se precipitação forte especialmente no centro.
no quadrante norte da crirculação havera advecção fria de leste/nordeste ( uma massa siberiana que esta a afectar a europa e ilhas britanicas) e no quadrante sul uma advecção quente de sudoeste.
a regiao centro ficará na area de colisao das duas massas e na fronteira entre isos 0º a -4º e 5º.
a norte de lisboa-evora a precipitação deverá ser de neve a cotas de 500-700m ( especialmente durante a noite e sabado) enquanto no sul as cotas serao mais altas, em torno de 1000m.
no domingo a massa fria abrangerá todo o norte e centro com minimas baixas ( entre 5º e -5º) na maior parte das cidades.
2f uma frente reestablecera o fluxo perturbado de W e o resto da semana anteve-se algo tempestuosa.....

A saída operacional do GFS mete a iso 0 só no norte e centro, mas a esmagadora maioria dos ensembles e os restantes modelos põem a iso 0 até Sagres. A noite de Sábado para Domingo promete bater recordes de mínimas, depois no fim do dia de Domingo poderá repetir-se o que se passou na noite de Terça para Quarta passadas.

Isto vale o que vale, pois é a run das 6h, mas o GFS prevê 170 mm até ao Natal em Lisboa, e 350 mm até ao fim do ano.

Os modelos só se vê chuva e mais chuva que venha ela, que o Algarve precisa de muita.:D Esta run das 6 mete 100 mm e daqui até ao fim do ano 280 mm. A previsão do AEMET para Ayamonte, mete chuva todos os dias tirando hoje e sábado, de resto é chuva e muito vento principalmente dia 22 a 47km/h e dia 23 a 50km/h penso que seja vento médio, nunca vi valores tão altos de vento,:eek:

Mas que fartura que aí vem e desta vez também para o sul...
Quando a esmola (previsão de abundantes chuvas ) é muita,
o pobre (normal pacatez do Inverno Português) desconfia.
Mas enquanto durar esta disposição dos centros depressionários
que originam uma forte circulação de Nordeste em quase todo o Atlântico Norte,
enquanto o trajecto da circulação atmosférica dessa região estiver associado
ao vasto e potente anticiclone da Gronelândia ,o normal passa a ser o anormal
os centros depressionários vindos do Atlântico "descem" uns graus em Latitude e a Ibéria que normalmente os sente de raspão , queda em rota de colisão .
Este é o cenário para os próximos dias. Altamente favorável para generosas, até abundantes precipitações.
Veremos quais serão as especificidades e particularidades que esta situação
acarretará. Uma coisa parece assegurada:
O Inverno entrará com o seu Estatuto de General.
E nestas coisas também já se sabe que, o que é aqui escrito ( dito) hoje,
amanhã pode muito bem ser reescrito (desdito)...

É isso que eu quero, depois de ter apanhado a vaga siberiana e temperaturas negativas todo-o-dia aqui em Viena, experienciar agora neves e tempo tempestuoso em Portugal neste próximo fim de semana e Natal. Portugal, aí vou eu.
Bom Natal a todos!

amanhã e sabado uma depressao cavada em fase de enchimento aproximar-se-há do continente deslocando-se para SE em direcçao ao golfo de cadiz, preve-se precipitação forte especialmente no centro.
no quadrante norte da crirculação havera advecção fria de leste/nordeste ( uma massa siberiana que esta a afectar a europa e ilhas britanicas) e no quadrante sul uma advecção quente de sudoeste.
a regiao centro ficará na area de colisao das duas massas e na fronteira entre isos 0º a -4º e 5º.
a norte de lisboa-evora a precipitação deverá ser de neve a cotas de 500-700m ( especialmente durante a noite e sabado) enquanto no sul as cotas serao mais altas, em torno de 1000m.
no domingo a massa fria abrangerá todo o norte e centro com minimas baixas ( entre 5º e -5º) na maior parte das cidades.
2f uma frente reestablecera o fluxo perturbado de W e o resto da semana anteve-se algo tempestuosa.....

É isso que eu quero, depois de ter apanhado a vaga siberiana e temperaturas negativas todo-o-dia aqui em Viena, experienciar agora neves e tempo tempestuoso em Portugal neste próximo fim de semana e Natal. Portugal, aí vou eu.
Bom Natal a todos!

com o fluxo de W espera-se que a T850 se situe em valores normais em todo o pais a partir da tarde ou noite de domingo.
o dia de sabado e a noite de domingo serão semelhantes á noite de 3f-4f, com condiçoes para freezing rain, devido á intrusao quente primeiro em altura é so depois a varrer o frio em superficie, domingo, e neve no sabado devido ao pós frontal.
as cotas serão semelhantes situando-se, sabado, a variar entre os 300-400m no NE e os 1000m no algarve.
no domingo a freezing rain ocorrerá em areas de inversao onde as temperaturas estejam negativas na camada de superficie ( como nesta ultima vez) e a neve a cotas de 400-1000m subindo para 1500-1800m ja na madrugada de 2f

Queria ver neve em Braga nessa noite...

com o fluxo de W espera-se que a T850 se situe em valores normais em todo o pais a partir da tarde ou noite de domingo.
o dia de sabado e a noite de domingo serão semelhantes á noite de 3f-4f, com condiçoes para freezing rain, devido á intrusao quente primeiro em altura é so depois a varrer o frio em superficie, domingo, e neve no sabado devido ao pós frontal.
as cotas serão semelhantes situando-se, sabado, a variar entre os 300-400m no NE e os 1000m no algarve.
no domingo a freezing rain ocorrerá em areas de inversao onde as temperaturas estejam negativas na camada de superficie ( como nesta ultima vez) e a neve a cotas de 400-1000m subindo para 1500-1800m ja na madrugada de 2f

Boas
A noite de Sábado para Domingo promete ser bastante gelada em todo o país com valores entre os -4 e 0 no centro e sul e -4 a -8 no norte sendo sempre mais baixa quanto mais no interior e a norte estivermos.
No Domingo até o fremeteo dá possibilidade de neve ou saraiva para a minha zona:lol: mas isso já não acredito porque as temperaturas vão subir bem ao longo do dia e quando começar a chover já são altas demais:sad:
Fiquei impressionado com os -16 que o ECMWF prevê para a Norte de Espanha (temperatura a 2m):shocking:. está no site do IM.

Boas
A noite de Sábado para Domingo promete ser bastante gelada em todo o país com valores entre os -4 e 0 no centro e sul e -4 a -8 no norte sendo sempre mais baixa quanto mais no interior e a norte estivermos.
No Domingo até o fremeteo dá possibilidade de neve ou saraiva para a minha zona:lol: mas isso já não acredito porque as temperaturas vão subir bem ao longo do dia e quando começar a chover já são altas demais:sad:
Fiquei impressionado com os -16 que o ECMWF prevê para a Norte de Espanha (temperatura a 2m):shocking:. está no site do IM.

Dourado, existem relatos dos mais idosos de Invernos com queda de água-neve na serra de Tavira, especialmente na zona de Cachopo. Portanto, se tal suceder na serra de Loulé não será de admirar.

desculpem lá mas depois do que li será que se pode repetir o dia 29 janeiro de 2006??

Não, nos próximos dias não há a mínima hipótese. A noite de Sábado para Domingo será fria mas seca, depois entram frentes atlânticas em catadupa. Podem-se bater registos, pelo menos desta década, de precipitação no sul do país, também de ventos fortes e ondulação no Algarve.

Não, nos próximos dias não há a mínima hipótese. A noite de Sábado para Domingo será fria mas seca, depois entram frentes atlânticas em catadupa. Podem-se bater registos, pelo menos desta década, de precipitação no sul do país, também de ventos fortes e ondulação no Algarve.

bem, finalmente o algarve vai ver chuva a sério

bem, finalmente o algarve vai ver chuva a sério

Desculpem-me a desconfiança... e apesar de os modelos estarem a indicar isso para já... mas uma dúvida paira por aqui... será que vai ver chuva, ou pelo menos, tanta chuva assim??

Estado
Fechado para novas mensagens.