Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boas,
Amanhã vou para o Penedono e infelizmente vejo (freemeteo) que a precipitação prevista há 2 dias (sob a forma de neve) está cada vez mais a desaparecer. Alguém me sabe dizer se ainda há esperança que as nuvens passem a serra e cheguem mais a norte?
Abraço a todos

Boas,

é um facto que saída após saída os modelos estão a cozinhar algo bem forte a partir de domingo... mas ainda falta muito até lá...

Bem parece-me que se está a prespectivar um Natal talvez até pintado de branco e se não for o caso monótono não será certamente...! Até já começo a ficar triste de ir para Paris...se calhar vou perder um Natal memorável aqui em Portugal...

Bem parece-me que se está a prespectivar um Natal talvez até pintado de branco e se não for o caso monótono não será certamente...! Até já começo a ficar triste de ir para Paris...se calhar vou perder um Natal memorável aqui em Portugal...

Achas possível que neve no Sabugal (Guarda) no Natal?
Parece-me que as temperaturas estarão talvez muito amenas para que neve.

Terça feira supostamente iria A Mafra a um passeio...
gostaria de saber que tempo irei ter então...

Obrigado :thumbsup:

Acho que neste momento o mais sensato realmente é prever só adois dias porque antes disso tem havido muitas alterações...

E já agora já repararam nestas temperaturas para esta Vila somente a 30 Km de Bragança e com uma altitude semelhante...

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/localidades/trabazos-49606

Fonte AEMET

para não falar nesta pequena vila que eu conheço bem que fica a cerca de 60 Km de Leon

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/localidades/puebla-de-lillo-24472

O que virá aí?:eek::

Boas,

segundo os modelos frio não vai faltar em especial no Norte e Centro para Sábado e Domingo com circulação continental em boa parte do território..:cold:

gfs154.png

as precipitações é que parecem mais confinadas ao Centro/Sul e depois diminuem durante o dia de Domingo...

gfs230.png

Logo veremos ..

o IM prevê cotas de 400 metros para amanhã, de 400/600metros no Sábado e acima dos 600 m no domingo... Previsões que irão sofrer alterações/actualizações nas próximas horas..:cold:

O que gostava mesmo mesmo era nevar no Algarve :lol:
Quase impossível.

Bem pelos modelos e pelas previsões, amanha será um dia bom para terras Algarvias, Chuva que pode ser Forte, Trovoada e muito Vento.
Vai ser uma excelente Sexta Feira.
É claro que depois no Fim-de-Semana as coisas acalmam, acho que pode chover alguma coisita no Sábado, mas pouco. Depois do Mau Tempo de amanha acho que a vaga de Frio também vai afectar o Algarve na madrugada de Domingo, tendo talvez temperaturas próximas como tivemos á dias atrás entre 2º/3º.
Não arrisco muito prever já algo para Segunda mas é provável ser um Dia pior que Amanha.
Acreditem que se o Tempo de Inverno continuar até o dia de Natal, digo-vos mesmo que é algo que não vejo á muito, durante os últimos anos no Natal o tempo era Seco com algum frio.

Mas uma coisa vos digo, estou muito contente por o Inverno ir começar e termos estes bons eventos, principalmente no Algarve que faz muita falta a Chuva.

Cumps

Estofex:

estofex.png

DISCUSSION:

... Strait of Gibraltar, S-Portugal, extreme SW-Spain and N-Morocco ...

The ingredients seem to come together for a major freezing rain/snow event over south/central Spain! In respect of convection, elevated thunderstorms can't be ruled out well inland of S-Spain, which would locally increase the heavy (freezing) rain and snow risk significantly.

During the daytime hours, the active arctic front pushes southwards, reaching S Portugal/Spain during the late night hours. At the same time, a vigorous depression off the Azores keeps moving eastwards while filling. Due to the low latitude of this depression, the warm sector is filled with true tropical air mass and persistent influx of this very moist air continues during the forecast. Isolated to scattered thunderstorms are possible in the warm sector mainly west of the Strait of Gibraltar during the daytime hours due to the weakly capped airmass and very moist BL, but overall thunderstorm coverage is on the increase during the night, as the arctic front at the surface approaches the strait from the north. Shear is not that strong and multicells are the primary storm mode. Clustering of those storms is likely with some upper divergence overspreading the area from the west with an excessive rain risk. An isolated tornado/waterspout risk can't be excluded mainly west of the Strait of Gibraltar, as LL CAPE increases. Despite the signals of high rain amounts, the coverage of storms in this (sub) tropical airmass could be not as widespread as expected by models due to the clustering of storms and the evolution of a more stratiform rain field with embedded, convective elements. We therefore went with a high-end level 1 for excessive rain.

A low probability thunderstorm area was issued well inland, as some MUCAPE atop of the surface cold front may yield an adequate environment for isolated thunderstorms. These storms may pose an increased risk for sleet, marginal hail and freezing rain, as WBZ lowers.

http://www.estofex.org/

Estado
Fechado para novas mensagens.