Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Realmente o que é que aconteceu ao temporal que estavam a prever para Segunda-feira :unsure:, enfim..., mas nem tudo está perdido ainda continuam a dar chuva até ao Natal :thumbsup:.

Os modelos numéricos apresentados pelo Instituto de Meteorologia continuam a prever precipitações, dentro de valores que poderemos considerar “normais” e sem ser em excesso. Temos de ter em conta que se tratam de previsões e que as mesmas podem estar sujeitas a alterações, sempre que haja actualizações dos modelos.

Por favor evitem escrever com k's e derivados, o fórum não é um telemóvel, não há falta de espaço nem tempo, aqui escreve-se português e não portukês.

brutal....

o IM já alterou a previsão descritiva para domingo em que prevê queda de neve acima dos 300 metros quando antes era somente a partir dos 400 metros....

ainda alteram para queda de neve acima dos 100 metros

brutal....

o IM já alterou a previsão descritiva para domingo em que prevê queda de neve acima dos 300 metros quando antes era somente a partir dos 400 metros....

ainda alteram para queda de neve acima dos 100 metros

O problema é que o IM não refere aonde são essa cotas, não consigo entender o porquê disso, e pelas minhas contas apenas no extremo nordeste do país onde poderiam ser de 200/300m. Mais logo posto a minha análise.

Continuado a Falar na Previsão de Segunda, e falando na minha opinião e no que acho, é que nunca fui muito com as previsões de IM superior a 3 dias.
Não sei porque mas não gosto muito, alem disso tenho visto alguns modelos e eles indicam que a chuva chegará mais a Sul e Centro, onde muita dela vai ficar pelo Estreito de Gibraltar. Mas é só um opinião.
Também concordo com o Vince sobre cota de Neve. Deviam Especificar os Locais, pois assim muitas pessoas irão ficar baralhadas. As pessoas do Algarve quando olharem para aquilo pensam que pode nevar em Monchique, o mesmo no Caldeirão. O que acho pouco provável e quase impossível.
É claro que no Norte, em Bragança, Serra da Estrela, etc têm mais hipóteses de nevar que aqui.
Enfim, só espero ainda para o Ano ver Neve viajando ao Norte.
Como já referi, acho que vamos ter um Natal diferente de á 1/2 anos, vai ser bom para variar ;)

O problema é que o IM não refere aonde são essa cotas, não consigo entender o porquê disso, e pelas minhas contas apenas no extremo nordeste do país onde poderiam ser de 200/300m. Mais logo posto a minha análise.

Ora ai está uma coisa que não entendo, não é dizer mal do IM, até porque não acho nada bonito algumas criticas duras que por vezes aqui são feitas a esta entidade, mas de facto podiam fazer por exemplo como em Espanha em que dão cotas por zonas do país.
É certo que somos um país mais pequeno, mas por vezes com realidades bastante distintas entre Norte/Sul. Por exemplo, no outro dia em que Bragança rondava os 0ºC e Faro quase nos 20ºC, penso não estar enganado.:huh:

É que por vezes as pessoas olham para a previsão e diz 400m e ficam com a ideia que pode nevar nas suas terras (pois estão a essa altitude ou por vezes até mais) e depois essas cotas só dizem respeito ao Nordeste por exemplo.

Já agora aproveitando a deixa, para os mais entendidos quais serão as cotas na zona centro?

Ora ai está uma coisa que não entendo, não é dizer mal do IM, até porque não acho nada bonito algumas criticas duras que por vezes aqui são feitas a esta entidade, mas de facto podiam fazer por exemplo como em Espanha em que dão cotas por zonas do país.
É certo que somos um país mais pequeno, mas por vezes com realidades bastante distintas entre Norte/Sul. Por exemplo, no outro dia em que Bragança rondava os 0ºC e Faro quase nos 20ºC, penso não estar enganado.:huh:

É que por vezes as pessoas olham para a previsão e diz 400m e ficam com a ideia que pode nevar nas suas terras (pois estão a essa altitude ou por vezes até mais) e depois essas cotas só dizem respeito ao Nordeste por exemplo.

Já agora aproveitando a deixa, para os mais entendidos quais serão as cotas na zona centro?

Se o IM não faz menção as regiões é sinal que pode nevar nessas cotas em qualquer ponto de Portugal continental.... no mapa está lá neve em castelo branco por exemplo para domingo

O meu mapa de cotas para a noite de Domingo/madrugada de 2ªfeira é mais ou menos isto:

cotas.png

É um esboço tosco obviamente, e sujeito a pequenas ou grandes alterações das próximas saídas se for o caso. Como todos os post's aqui, é apenas uma opinião pessoal sujeita a enormes erros e não uma previsão oficial.

O meu mapa de cotas para a noite de Domingo/madrugada de 2ªfeira é mais ou menos isto:

É um esboço tosco obviamente, e sujeito a pequenas ou grandes alterações das próximas saídas se for o caso. Como todos os post's aqui, é apenas uma opinião pessoal sujeita a enormes erros e não uma previsão oficial.

Não será um exagero 200m para Bragança?:unsure:

Não será um exagero 200m para Bragança?:unsure:

Nessa zona nem há locais tão baixos pelo que até é indiferente colocar lá os 200m no mapa. Se houver precipitação, será de neve nessas zonas, na véspera da chegada da precipitação estará muito frio.

Nessa zona nem há locais tão baixos pelo que até é indiferente colocar lá os 200m no mapa. Se houver precipitação, será de neve nessas zonas, na véspera da chegada da precipitação estará muito frio.

Certo...

Obrigado pela explicação, já agora, pode-me dizer o que é uma cut-off?:D

Estado
Fechado para novas mensagens.