Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Voçês com o Inverno ainda no inicio e eu que nem Outono tivemos ainda !!
Ora aí é que está toda a problemática da situação. A realidade sinóptica no Outono é norma geral mais favorável ao Algarve que o Inverno. O facto de outono ter sido fraco no Algarve em termos de precipitação é que determina a necessidade de água agora, precisamente quando é mais difícil. Em termos da previsão dos próximos dias, não existe grande coisa em perspectiva para a região... é a realidade.

Não existe uma versão portuguesa do AccuWeather?

Que eu saiba não...
 


Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Os modelos andam unanimes em relação ao evento do fim de semana!
Ou isto dá uma volta de 180º ou o evento não passará de uma típica situação de inverno daquelas aborrecidas e desinteressantes!
O vento será igualmente fraco / moderado a moderado / forte nas terras altas! Cota de neve talvez 1600 metros (?)

Mas a esperança é a ultima a morrer, talvez na próxima run tudo mude (ainda é possivel) :thumbsup:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Do mesmo modo que não me parece nada normal estas alterações subitas nas previsões dos modelos que estão falhando este ano mesmo a 72/96 horas !!

Mas só hoje é que entrámos nas 96 horas da próxima situação.
A mim parecem-me naturais as mudanças acima disto. Sinceramente esperava que tirassem, embora não tanto.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Eu sinceramente só consigo ver dias aborrecidos no horizonte...e fico triste por isso, uma vez que depois de Dezembro só nos resta Janeiro e Fevereiro em termos de possíveis entradas frias...:sad:



Quem é que disse que vem dias aborrecidos?!?!

Vai haver ondulação, e vai haver chuva não percebo a afirmação?

A meteorologia não é só entradas frias há mais do que frio!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Algarvios, tudo está bem quando acaba bem. O GFS nesta run já tirou tudo para o fim-de-semana. Parece que começa a estar na altura de se poupar água nessa bandas... e de importar uns camelos...
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Quem é que disse que vem dias aborrecidos?!?!

Vai haver ondulação, e vai haver chuva não percebo a afirmação?

A meteorologia não é só entradas frias há mais do que frio!

Se vivesses em Bragança e tivesses n dias com máximas a não passarem dos 10º e minimas a não descerem dos 5º e todo o dia chuviscar...como se costuma dizer "nem anda nem desanda" perceberias a afirmação...e muito mais quando a ondulação em Bragança não é um parâmetro a ter em conta...por isso um dia aborrecido em Bragança não tem nada a ver com um dia aborrecido no Estoril...as espectativas são diferentes...! Desculpaem o off-topic.;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Pessoal, calma lá, nada melhor do que a RUN das 18 horas (a chamada RUN dos exageros) para nos dar mais um desvaneio "daqueles" que nos deixa a sonhar e sonhar...

Quanto à frente do próximo fim de semana, se o GFS colocar lá o AA em vez da frente não me admiro nada. ;)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Nesta RUN, foi colocada mais precipitação no Centro, em especial Litoral Centro.

Faro contenta-se com... 0,4 milímetros. :lmao:

Vá lá... as coisas ainda se mantiveram mais ou menos estáveis. Estou admirado.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
E as trovoadas e granizo previstos pelo IM para este dia que agora termina ... alguém registou algum evento destes ... ?

Parece-me que desta vez o nosso IM exagerou nas previsões ... :)
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,141
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
E pronto, termina aqui a discussão sobre o próximo fim de semana:

...

Os 8mm ainda hão-de passar a 0,8mm.

Até parecia que adivinhava neste post...
A precipitação para o próximo fim de semana não passou para 0,8mm mas sim para 0,0mm nesta última run... sim, leram bem...0,0mm!!!

Próximo evento se faz favor...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Confesso que não esperava este desenlace
(já aqui foi traçado o cenário).
Basta ler o que aqui disse há menos de 48 h.
Mas também aí fui dizendo o que sempre digo:
- o que se diz por aqui hoje , amanhã é um diz que disse,
que por vezes depois de amanhã ,já ninguém confirma que o terá dito .
Refiro-me obviamente aos modelos de previsão e não a nós que ,
com os dados disponíveis à altura por eles, " apenas "
embandeiramos em certezas , projectamos cenários ,ficcionamos a Natureza.
Enquanto houver surpresas logo ali adiante ,o dado adquirido nunca poderá ir tão longe.
Confesso que a minha reputação nos amigos e familiares
que me solicitaram previsões para o próximo fim de semana ocasionalmente prolongado, corre o risco de uma hecatombe...
Dias difíceis para os modelos e para nós que mandamos uns palpites,
uns bitaites por que acreditamos na ousadia de que o Homem consegue
ver, cada vez mais além...

"Como um Temporal desenfreado dias a fio ,
sucumbe a apenas um Domingo de Chuva..."

Nos escaparates , na próxima Run...? ( já nas anteriores)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
uma saida interessante no que toca ao proximo fim de semana:D
esta saida das 06z coloca uma ondulaçao frontal complexa a cruzar o pais entre a tarde de sabado e a manhã de 3f.
durante o dia de sabado o cavado associado a frente aproxima-se tal como uma frente em dissipaçao, enquuanto o fluxo em todos os niveis torna-se de SW iniciando-se a advecçao quente ( WCB), durante este dia a frente em dissipaçao deixará chuva no norte e centro.´
durante a noite dá-se uma frontogenese a W do pais e o fluxo de SW intensifica-se, estaremos entao sob influencia de uma massa tropical ( WCB) instavel sendo que os parametros CAPE/LI indicam uma gradual desestabilizaçao atmosferica.
ás primeiras horas de domingo a frente fria propiamente dita aproxima-se do
NW deixando muita precipitaçao, durante a manha e ate ao inicio da tarde a frente desloca-se lentamente para SE enquanto bolsas sucessivas de ar tropical instavel cruzam o centro deixando ai tambem muita precipitaçao ( sao possiveis trovoadas ou fenomenos extremos localizados e de vida curta) o vento manten-se forte de SW.
durante a noite o ar estavel pós frontal devera atingir o NW do pais e o fluxo ai rodará para W enquanto a frente progride lentamente sobre o centro e sul do pais deixando condiçoes de forte instabilidade.
durante o o dia de 2f originam-se areas de vorticidade ciclonica a SW do pais que se movem embebidas no jet para NE sob o sul do territorio dando origem a mais instabilidade associada a baixas em superficie.
finalmente durante o inicio do dia de 3f a frente deixa o sul do pais e dá-se uma estabilizaçao das condiçoes atmosfericas pelo menos a sul de sintra-estrela.
na 4f é possivel a passqagem de outra frente ja que a corrente de W tende a permanecer indefenidamente;)
animaçoes magicseaweed:
vento:
http://magicseaweed.com/msw-surf-charts2.php?chart=3&res=750&type=swell&starttime=1259798400
SLP/precipitaçao:
http://magicseaweed.com/msw-surf-charts2.php?chart=3&res=750&type=pressure&starttime=1259798400
swell:
http://magicseaweed.com/msw-surf-charts2.php?chart=3&res=750&type=swell&starttime=1259798400
( output directo do GFS)
volta a esperança de boa animaçao no sul.....e a animaçao quase certa no norte e centro:p
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Confesso que não esperava este desenlace
(já aqui foi traçado o cenário).
Basta ler o que aqui disse há menos de 48 h.
Mas também aí fui dizendo o que sempre digo:
- o que se diz por aqui hoje , amanhã é um diz que disse,
que por vezes depois de amanhã ,já ninguém confirma que o terá dito .
Refiro-me obviamente aos modelos de previsão e não a nós que ,
com os dados disponíveis à altura por eles, " apenas "
embandeiramos em certezas , projectamos cenários ,ficcionamos a Natureza.
Enquanto houver surpresas logo ali adiante ,o dado adquirido nunca poderá ir tão longe.
Confesso que a minha reputação nos amigos e familiares
que me solicitaram previsões para o próximo fim de semana ocasionalmente prolongado, corre o risco de uma hecatombe...

Dias difíceis para os modelos e para nós que mandamos uns palpites,
uns bitaites por que acreditamos na ousadia de que o Homem consegue
ver, cada vez mais além...

"Como um Temporal desenfreado dias a fio ,
sucumbe a apenas um Domingo de Chuva..."

Nos escaparates , na próxima Run...? ( já nas anteriores)

A minha reputação junto dos meus amigos do BTT Domingueiro também está pelas ruas da amargura:) E logo por azar tem sido para os últimos Domingos que se tem previsto mais chuva. Depois não chove o que estava prometido e passam a vida a dizer que o meu "satélite está sempre avariado":)

Em relação a este Domingo acredito que chova a sério embora não venha a ser o temporal antes prometido.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.