Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Bons dias,

boa frente em perspectiva para domingo associada a um fluxo quente e húmido de SW, a prometer boas quantidades de precipitação ao já encharcado NW...:rain::rain:

gfs272.png

Em principio será bastante democrática afectando de Norte a Sul..

:thumbsup:

Em vez do "vai chover a potes domingo com trovoada intensa..." podem dizer algo do tipo "há possibilidade de chuva e com sorte alguma trovoada no domingo" :D

Se já temos o ânimo em baixo, ao ler essa tua frase então ficamos piores ainda. :disgust:

Bem, o GFS insiste na frente "fraquinha" para o fim de semana que se aproxima. Se eu registar aqui 10 milímetros já me dou por muito contente.

O freemeteo prevê 47,7 milímetros para aqui só entre Domingo e Segunda, mas eu não acredito nem em metade. Agora no vento moderado com rajadas fortes já acredito.

nesta saida das 12z o GFS mantem o cenario praticamente estavel, apenas com um ligeiro enfraquecimento, acerca da ondulaçao frontal complexa do prox fim de semana ( entre sabado e 3f, no norte especialmente no sabado e domingo e no centro e sul no domingo, 2f e 3f ).

Esta RUN do GFS mostra a frente praticamente estacionária, com um movimento muito lento, o que podia fazer com que caíssem quantidades elevadas de precipitação (pode observar-se isso no freemeteo, só entre Domingo e Segunda estão previstos 47,6 mm para aqui, ou seja, comparando com a RUN anterior só retirou 0,1 mm - vejam no meu post mais acima).

Esta RUN quase nem mexeu uma palha, pelo menos para aqui. :D

O GFS do Meteomoita coloca apenas 41 mm. Mesmo assim nada mau.

Cada gota de chuva é preciosa nestes tempos que correm...

Esta RUN do GFS mostra a frente praticamente estacionária, com um movimento muito lento, o que podia fazer com que caíssem quantidades elevadas de precipitação (pode observar-se isso no freemeteo, só entre Domingo e Segunda estão previstos 47,6 mm para aqui, ou seja, comparando com a RUN anterior só retirou 0,1 mm - vejam no meu post mais acima).

Esta RUN quase nem mexeu uma palha, pelo menos para aqui. :D

O GFS do Meteomoita coloca apenas 41 mm. Mesmo assim nada mau.

Cada gota de chuva é preciosa nestes tempos que correm...

Por cá isto nem parece o meteograma para Viseu...

Só 45.9mm????!!!!:disgust:

gfsgraphic.png

Por cá isto nem parece o meteograma para Viseu...

Só 45.9mm????!!!!:disgust:

gfsgraphic.png

E acha pouco? 45.9 mm repartidos por Sábado, Domingo (sobertudo), e Segunda - Feira?
Já é um excelente valor:thumbsup: Nada desprezível...:thumbsup:

Relativamente à frente, é como o lightning diz, a mesma poderá avançar lentamente e talvez mais na diagonal SW/NE e isto pode causar longos periodos de chuva com grandes acumulados em alguns locais ( à semelhança da Júlia) embora desta vez não creio que seja tão extremo como foi por aqui... pois apesar de tudo esta frente será mais rápida a passar...:unsure:

Chegamos ao momento da desilusão em que os modelos não para de tirar precipitação. E um facto! enfim...:disgust:

E Depois desta depressão esta de regresso o AA?:confused:

Por aqui, as runs anteriores de hoje foram melhores, esta run das 12 aniquilou um terço da precipitação aqui, se a run das 6 era 24 mm esta é 8.8 mm, e já nem é domingo, agora é 2ªfeira e 3ªfeira, sempre a adiar. Ainda não vi este ano, 2 saídas que dissessem o mesmo, por isso, eu faço melhor previsões do que alguns modelos, falho e admito quando falho mas ultimamente as minhas previsões semanais batem mais certo que ginjas.:lol:

Para o fim-de-semana vai ser esta a previsão no Algarve:

Dia 5 (Sábado) - Céu pouco nublado. Vento fraco a moderado de sueste.

Máximas: 15ºC - 19ºC
mínimas: 9ºC - 13ºC

Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 a 1.5 metros.

Dia 6 (Domingo) - Céu pouco nublado aumentando de nebulosidade. Vento moderado de sudoeste.

Máximas: 15ºC - 19ºC
mínimas: 10ºC - 13ºC

Estado do mar: Ondas de sudoeste com 1 a 1.5 metros.

Só o vento no Sábado não está correcto, porque de resto bate tudo que nem uma luva, para quem faz uma previsão no domingo à noite, mas só publico na 2ªfeira e chega ao sábado e domingo a seguir e bate certo, não há muito que dizer, ainda dizem que não existe fiabilidade nas previsões a mais de 3 dias, que eu não sei ver modelos, o meu método é simples vejo todos os modelos, vejo a previsão para Ayamonte faço uma relação entre os dados todos e sai a previsão.

Para não falar dos vários e-mails a darem-me os parabéns por serem as previsões mais fiáveis que já viram feitas para o Algarve.

Nem a médio e longo prazo deslumbra-se algo que mude isto pelo Algarve. Por isso, vamos continuar a ter uns chuviscos e nada mais.:suicidio:

Pois, pois é onde é que eu já vi este filme ..............
Depressão a Noroeste de Portugal, com uma frente extensa que vai lutando contra o aumento da pressão existe no Sul de Portugal.
A frente devido a essa situação de bloqueio no sul de Portugal avança muito lentamente, causando elevadas precipitações no Norte e litoral Centro, e depois chega ao sul e nomeadamente ao Baixo Alentejo e Algarve bate na parede e PUFF ... esfuma-se tudo !!
Domingo e Segunda promete mais do mesmo .... cá estarei para acompanhar os 2 a 5 mm do mês !!

Por aquilo que estou vendo nos modelos parece que este mês, tremendamente ao contrário das minhas expectativas e tremendamente ao contrário de quase todos os modelos ... parece que vem mais um mês igual a todos os outros !!

A não ser que os modelos, ou melhor que a atmosfera de uma volta de 180º, vai ser a maior derrota dos modelos de previsões sazonais !!!
:sad::eek::angry:

Vocês algarvios não sejam tão pessimistas!!!

Podem estar a ser realistas (de momento) lá isso é verdade, mas o mês ainda agora começou. Vão ver que ainda vão ter uns 100 mm acumulados neste mês.

E quanto à frente, não é cedo nem tarde para o GFS ainda a colocar mais um pouco para Sul. Este tópico parece o muro das lamentações...

Por o GFS estar a mostrar cada vez menos precipitação para aí, isso não quer dizer que não volte a colocá-la dias mais tarde.

Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

O ECMWF continua fantastico na sua saida para o dia 7:D:D(suspense), vamos ver se esta previsão que estão a modelar para o mar se mantem, é algo que não se vê todos os anos, e é muito mais raro do que cair neve aos 600 metros(comparação).

ps: qualquer dia transcrevo para um topico que hei-de abri que tipos de ondulação existem, e suas caracteristicas, e que foram retiarados do IM quando lá teve a explicação dos varios tipos de ondulação, e o que é o espectro de ondulação.

realmente era bom fazeres isso
tipo aqui ha pessoal que fala do mar e respeito isso
mas nem todos gostam,por isso abre um topico em que se fala so disso xD
;)

Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Apesar de concordar que o AA tem andando pujante (tambem devido a grande vorticidade nas latitudes mais a norte)

geop.jpg

Temos que nos sujeitar a estas condições, não estamos numa latitude favorável a grandes acontecimentos!

Por vezes acontece é certo, mas o que nós chama mos de grandes acontecimentos na gronolândia por exemplo!! chamam o pão nosso de cada dia.

Ainda estamos no prencipio, e não no fim, muita coisa vai acontecer por isso não desesperem (compreendo que seja dificil em alguns locais) mas deixemos a Natureza fazer o seu trabalho, em vez de criticarmos, admiremos a sua perfeicção e equilibrio! (e Pff não culpem o aquecimento global) :lmao:

As coisas já estão mais ou menos encaminhadas para o acontecimento do fds! A norte e extendendo se gradualmente a sul do país chuva fraca a moderada, será ou não, localmente forte em alguns locais devido a alguma convectividade que aconteça! Embora acredite que no sul a frente já em enfraquecimento possa em alguns locais deixar alguma quantidade razoavel de precipitação, mas veremos os próximos modelos!
:thumbsup:

Estado
Fechado para novas mensagens.