Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Vamos, por favor, começar a ter um bocadinho de ponderação no que se vai dizendo nestas linhas.

Eu sei que por vezes as noções de "fórum" e "comunidade" podem causar confusão. Mas pensem sempre que existem pessoas que são visitantes e que se baseiam nas informações que vão lendo por aqui. Se isto é relevante em situações "banais", em que por ventura alguém avance com cenários que não são de todo previsíveis, é ainda mais relevante em situações que envolvam um certo risco.

Estamos a falar de algo com alguma severidade. Durante a próxima madrugada estaremos perante um possível cenário de chuvas fortes com vento que pode atingir rajadas que em alguns períodos poderão aproximar-se até dos 100km/h. Mas rajadas superiores só acontecerão se se verificar um potencial fenómeno localizado. Ora este tipo de cenário, embora não seja de descartar, será sempre localizado. Portanto é necessário cuidado com o que se afirma nestas linhas. Este é um tópico essencial neste fórum. Pode ser importante para muitas pessoas que procuram uma informação correcta em relação a um evento que pode ser importante para o seu quotidiano.

Sejamos pois um pouco mais responsáveis. Por favor.
 


trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
temos que encarar a realidade e ja preparei a minha familia e amigos para que estejam preparados para o tempo severo que se vai verificar esta noite.....

Não estarás a dramatizar? Este tipo de tempo é normal Portugal ( apesar de estar em falta à uns tempinhos ), não é nenhum furacão... O que se pode fazer em tempo destes? desentupir algerozes, ruas e esgotos, guardar objectos que possam ser arrastados pelo vento ( que também é normal ), nada por ai além, aliás, se há muitas inundações deve-se à falta de organização, ordenamento do território e ao desleixo das pessoas, que não desentopem o que haviam de desentupir.

Não vamos aqui criar alarmismo com condições meterológicas que sempre foram normais no nosso País, não é o fim do mundo que aí vem! É a chuva que tanta falta nos faz, está tudo seco, as barragens estão vazias.

Cardu, vamos a ter mais calma com os alarmismos.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
tinham razão afinal......

já vi a run gfs actualizada e o que vai chover esta noite não é nada por aí além.....

sorry

Mas até meteu mais chuva esta run :p

Vai chover muito sim em especial no Centro e Sul com possibilidade de trovoadas, o vento até nem vai ser o mais importante da noite/madrugada mas sim a chuva que pode e deverá provocar algumas inundações. E menos de 24horas depois vai se repetir o cenário de chuvas muito fortes e persistentes nos mesmos locais desta próxima madrugada, juntando isso tudo poderá dar algumas complicações locais.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Mas até meteu mais chuva esta run :p

Vai chover muito sim em especial no Centro e Sul com possibilidade de trovoadas, o vento até nem vai ser o mais importante da noite/madrugada mas sim a chuva que pode e deverá provocar algumas inundações. E menos de 24horas depois vai se repetir o cenário de chuvas muito fortes e persistentes nos mesmos locais desta próxima madrugada, juntando isso tudo poderá dar algumas complicações locais.


De notar ainda que os solos já estão um pouco saturados o que pode tornar a situação, em alguns locais, um pouco mais complicada.
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,208
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Seria possivel informares-me a que horas sai a run das 12?

Vitamos disse:
A run do gfs começa a sair por volta das 15h30m (Hora de Portugal Continental)

E complementando a informação do amigo Vitamos, sai sempre uma de 6 em 6 horas. Assim, a próxima começa a sair ás 21h30 ;)

Esta saída das 12 aumentou mais um bocadinho a precipitação, o pico situar-se-á entre a meia noite e as 3 da manhã, com a possibilidade de caírem 20 mm em Almada. Isto é válido para toda a grande Lisboa uma vez que os dados apresentados para as diferentes cidades da região são semelhantes.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Esta saída das 12 aumentou mais um bocadinho a precipitação, o pico situar-se-á entre a meia noite e as 3 da manhã, com a possibilidade de caírem 20 mm em Almada. Isto é válido para toda a grande Lisboa uma vez que os dados apresentados para as diferentes cidades da região são semelhantes.

Nem mais... Mas há que fazer uma pequena ressalva :)

Mesmo que a precipitação acumulada corresponda ao real, é necessário ter presente eventuais deslocações relativamente ao assinalado. Sendo o GFS um modelo global mais reticências há que colocar nesse aspecto. Contudo a área metropolitana de Lisboa é sem dúvida uma zona crítica relativamente a potenciais problemas pelo que é necessário alguma atenção a essa zona.

A partir deste momento é o "nowcasting" a melhor arma preventiva.
 

seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Eu estava a ler a previsão do Estofex como se fosse para esta noite, depois é que reparei que é um "Extended Forecast" que se refere à frente da noite de amanhã. Pela descrição deles então parece que de entre as duas frentes, a de amanhã vai ser mais animada - Confirmam? E quanto a algumas probabilidades de fenómenos mais extremos localizados que eles referem, e pelo que eu conheço das análises deles, exageram sempre um bocado, não é? Ou eles nestes casos querem se referir apenas à "probabilidade de existirem condições favoráveis à ocorrência de"?
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Há um dia que não lia este tópico, mas ao ler o que foi aqui escrito fiquei assustado !!! ( se não percebesse nada de meteorologia):mad:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Eu saliento duas coisas.
- Primeiro esta é a depressão que causou o famoso blizzard no leste dos Estados Unidos há 3-4 dias atrás.
- Segundo, está a avançar rapidamente e tem valores de pressão bastante baixos (980 mb ou menos)

Alguns rios em Portugal (principalmente aqueles que não tem barragens) poderão começar a transbordar.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Parece que o GFS aumentou a precipitação bastante para a proxima noite em relação áquilo que tinha visto ontem !!

EDIT: Alguém me explique porque é apenas chove com intensidade quando eu estou a dormir !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Parece que o GFS aumentou a precipitação bastante para a proxima noite em relação áquilo que tinha visto ontem !!

EDIT: Alguém me explique porque é apenas chove com intensidade quando eu estou a dormir !!

Eu explico Aurélio, é que assim, não causa transtorno e andam todos contentes.:lol:. Tem vindo a aumentar a precipitação para esta noite apesar do modelo Hirlam prever um novo dilúvio para amanhã à tarde, depois da próxima madrugada.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
O que vou escrever é baseado nesta saida do GFS!

Eu fico impressionado com alguns comentários aqui feitos, mas isso já é normal, o que não é normal, e não é nada contra o membro Mirra, é achar que o que vem para este acontecimento desta noite e o que está previsto para os dias 28, 29 e 30 como algo de aborrecido ao nivel meteorológico! Pois se vier a acontecer o que foi modelado vai dar muito que falar!

POR FAVOR NÂO ESCREVAM COM K`S!!!!

APRENDAM A ESCREVER PORTUGUÊS NORMAL!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.