Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Vamos, por favor, começar a ter um bocadinho de ponderação no que se vai dizendo nestas linhas.

Eu sei que por vezes as noções de "fórum" e "comunidade" podem causar confusão. Mas pensem sempre que existem pessoas que são visitantes e que se baseiam nas informações que vão lendo por aqui. Se isto é relevante em situações "banais", em que por ventura alguém avance com cenários que não são de todo previsíveis, é ainda mais relevante em situações que envolvam um certo risco.

Estamos a falar de algo com alguma severidade. Durante a próxima madrugada estaremos perante um possível cenário de chuvas fortes com vento que pode atingir rajadas que em alguns períodos poderão aproximar-se até dos 100km/h. Mas rajadas superiores só acontecerão se se verificar um potencial fenómeno localizado. Ora este tipo de cenário, embora não seja de descartar, será sempre localizado. Portanto é necessário cuidado com o que se afirma nestas linhas. Este é um tópico essencial neste fórum. Pode ser importante para muitas pessoas que procuram uma informação correcta em relação a um evento que pode ser importante para o seu quotidiano.

Sejamos pois um pouco mais responsáveis. Por favor.

temos que encarar a realidade e ja preparei a minha familia e amigos para que estejam preparados para o tempo severo que se vai verificar esta noite.....

Não estarás a dramatizar? Este tipo de tempo é normal Portugal ( apesar de estar em falta à uns tempinhos ), não é nenhum furacão... O que se pode fazer em tempo destes? desentupir algerozes, ruas e esgotos, guardar objectos que possam ser arrastados pelo vento ( que também é normal ), nada por ai além, aliás, se há muitas inundações deve-se à falta de organização, ordenamento do território e ao desleixo das pessoas, que não desentopem o que haviam de desentupir.

Não vamos aqui criar alarmismo com condições meterológicas que sempre foram normais no nosso País, não é o fim do mundo que aí vem! É a chuva que tanta falta nos faz, está tudo seco, as barragens estão vazias.

Cardu, vamos a ter mais calma com os alarmismos.

tinham razão afinal......

já vi a run gfs actualizada e o que vai chover esta noite não é nada por aí além.....

sorry

Mas até meteu mais chuva esta run :p

Vai chover muito sim em especial no Centro e Sul com possibilidade de trovoadas, o vento até nem vai ser o mais importante da noite/madrugada mas sim a chuva que pode e deverá provocar algumas inundações. E menos de 24horas depois vai se repetir o cenário de chuvas muito fortes e persistentes nos mesmos locais desta próxima madrugada, juntando isso tudo poderá dar algumas complicações locais.

Mas até meteu mais chuva esta run :p

Vai chover muito sim em especial no Centro e Sul com possibilidade de trovoadas, o vento até nem vai ser o mais importante da noite/madrugada mas sim a chuva que pode e deverá provocar algumas inundações. E menos de 24horas depois vai se repetir o cenário de chuvas muito fortes e persistentes nos mesmos locais desta próxima madrugada, juntando isso tudo poderá dar algumas complicações locais.

De notar ainda que os solos já estão um pouco saturados o que pode tornar a situação, em alguns locais, um pouco mais complicada.

Seria possivel informares-me a que horas sai a run das 12?

Vitamos disse:
A run do gfs começa a sair por volta das 15h30m (Hora de Portugal Continental)

E complementando a informação do amigo Vitamos, sai sempre uma de 6 em 6 horas. Assim, a próxima começa a sair ás 21h30 ;)

Esta saída das 12 aumentou mais um bocadinho a precipitação, o pico situar-se-á entre a meia noite e as 3 da manhã, com a possibilidade de caírem 20 mm em Almada. Isto é válido para toda a grande Lisboa uma vez que os dados apresentados para as diferentes cidades da região são semelhantes.

Esta saída das 12 aumentou mais um bocadinho a precipitação, o pico situar-se-á entre a meia noite e as 3 da manhã, com a possibilidade de caírem 20 mm em Almada. Isto é válido para toda a grande Lisboa uma vez que os dados apresentados para as diferentes cidades da região são semelhantes.

Nem mais... Mas há que fazer uma pequena ressalva :)

Mesmo que a precipitação acumulada corresponda ao real, é necessário ter presente eventuais deslocações relativamente ao assinalado. Sendo o GFS um modelo global mais reticências há que colocar nesse aspecto. Contudo a área metropolitana de Lisboa é sem dúvida uma zona crítica relativamente a potenciais problemas pelo que é necessário alguma atenção a essa zona.

A partir deste momento é o "nowcasting" a melhor arma preventiva.

Eu estava a ler a previsão do Estofex como se fosse para esta noite, depois é que reparei que é um "Extended Forecast" que se refere à frente da noite de amanhã. Pela descrição deles então parece que de entre as duas frentes, a de amanhã vai ser mais animada - Confirmam? E quanto a algumas probabilidades de fenómenos mais extremos localizados que eles referem, e pelo que eu conheço das análises deles, exageram sempre um bocado, não é? Ou eles nestes casos querem se referir apenas à "probabilidade de existirem condições favoráveis à ocorrência de"?

Há um dia que não lia este tópico, mas ao ler o que foi aqui escrito fiquei assustado !!! ( se não percebesse nada de meteorologia):mad:

Eu saliento duas coisas.
- Primeiro esta é a depressão que causou o famoso blizzard no leste dos Estados Unidos há 3-4 dias atrás.
- Segundo, está a avançar rapidamente e tem valores de pressão bastante baixos (980 mb ou menos)

Alguns rios em Portugal (principalmente aqueles que não tem barragens) poderão começar a transbordar.

Parece que o GFS aumentou a precipitação bastante para a proxima noite em relação áquilo que tinha visto ontem !!

EDIT: Alguém me explique porque é apenas chove com intensidade quando eu estou a dormir !!

Parece que o GFS aumentou a precipitação bastante para a proxima noite em relação áquilo que tinha visto ontem !!

EDIT: Alguém me explique porque é apenas chove com intensidade quando eu estou a dormir !!

Eu explico Aurélio, é que assim, não causa transtorno e andam todos contentes.:lol:. Tem vindo a aumentar a precipitação para esta noite apesar do modelo Hirlam prever um novo dilúvio para amanhã à tarde, depois da próxima madrugada.

O que vou escrever é baseado nesta saida do GFS!

Eu fico impressionado com alguns comentários aqui feitos, mas isso já é normal, o que não é normal, e não é nada contra o membro Mirra, é achar que o que vem para este acontecimento desta noite e o que está previsto para os dias 28, 29 e 30 como algo de aborrecido ao nivel meteorológico! Pois se vier a acontecer o que foi modelado vai dar muito que falar!

POR FAVOR NÂO ESCREVAM COM K`S!!!!

APRENDAM A ESCREVER PORTUGUÊS NORMAL!

Estado
Fechado para novas mensagens.