Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
E agora... erro de computador ou grande temporal na calha? É melhor ser mesmo um erro de computador... :surprise:

ecm1192.gif
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Tal como tinha dito o ECM está muito melhor que actualmente o GFS, espero que este ultimo atine e volte a mostrar uma cena potente para nos ;) mas a partir do fim de semana de 5 e 6 continua a prometer e muito!
 

GARFEL

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
344
Local
Tomar - http://carpaxion.blogspot.com
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Tal como tinha dito o ECM está muito melhor que actualmente o GFS, espero que este ultimo atine e volte a mostrar uma cena potente para nos ;) mas a partir do fim de semana de 5 e 6 continua a prometer e muito!

existe alguma possibilidade de antecipar essa evolução para o dia 4
é que vou tar no alto da serra
DAVA-ME CÁ UM JEITO................................:D:w00t: :thumbsup:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Não é erro de computador, é isso mesmo:surprise::


Se isso fosse já para amanhã, ainda ficava com alguma expectativa...agora como é só para dia 7, deverá acontecer como tem acontecido até aqui...de dia para dia é ver os modelos alterarem essa situação até não restar quase nada!!:mad:
Neste momento, já só vejo os modelos até às 48h, no máximo...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Se se derem ao trabalho de estudar as diversas situações investigando o histórico destes tópicos do fórum vêm que em média os modelos começam a atinar com determinada situação em termos gerais nas 72/96 horas, 3/4 dias, acima disso variam muito, e abaixo já é afinar os pormenores. Isto falando de situações sinópticas alargadas e não fenómenos locais. Claro que às vezes há excepções, mas que só confirmam a regra.

Acima das horas referidas eu não ligo quase nada às saídas individuais, vale o que vale, muito pouco, a não ser que haja convergência e persistência entre diferentes modelos e ensemble para determinada situação.

Para já, é apenas lindo de se ver

ecmwfpig500192.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Se fosse assim, e tal como o Vince disse, neste momento, o Algarve já teria uma segunda quinzena fenomenal basta verem o histórico, o que eu quero dizer com isto, é o seguinte, 2º painel não vale nada, e 1º painel pouco ou nada vale, porque lembro-me bem de ver precipitações generosas no Algarve neste fim de semana, depois foi um retirar constante e só sobrou um mero aguaceiro, por isso, não acredito em nada, só mesmo na realidade, porque este mundo dos modelos é um mundo de sonhos, depois a realidade é esta, a seca pior nos últimos 30 anos no Algarve, até final de Novembro, também a 1ªsemana de Dezembro davam cenários fabulosos e que sobra é uns meros aguaceiros para 4ªfeira e nada mais. Não venham cá dizer que é o meu pessimismo a falar, mas sim a realidade, senão vejamos o modelo Hirlam na run das 00 dava 5 a 10 mm no Sotavento entre as 12h e as 18 h não choveu nada, umas meras pingas nem em cima do acontecimento os modelos acertam, Por isso, só quando ver chover mais de 10 mm no Algarve num dia, logo digo alguma coisa, porque de resto, é cair em sonhos que depois nunca se concetizam.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Se fosse assim, e tal como o Vince disse, neste momento, o Algarve já teria uma segunda quinzena fenomenal basta verem o histórico, o que eu quero dizer com isto, é o seguinte, 2º painel não vale nada, e 1º painel pouco ou nada vale, porque lembro-me bem de ver precipitações generosas no Algarve neste fim de semana, depois foi um retirar constante e só sobrou um mero aguaceiro, por isso, não acredito em nada, só mesmo na realidade, porque este mundo dos modelos é um mundo de sonhos, depois a realidade é esta, a seca pior nos últimos 30 anos no Algarve, até final de Novembro, também a 1ªsemana de Dezembro davam cenários fabulosos e que sobra é uns meros aguaceiros para 4ªfeira e nada mais. Não venham cá dizer que é o meu pessimismo a falar, mas sim a realidade, senão vejamos o modelo Hirlam na run das 00 dava 5 a 10 mm no Sotavento entre as 12h e as 18 h não choveu nada, umas meras pingas nem em cima do acontecimento os modelos acertam, Por isso, só quando ver chover mais de 10 mm no Algarve num dia, logo digo alguma coisa, porque de resto, é cair em sonhos que depois nunca se concetizam.

Eu quando tinha dito que o Algarve ia ter mais de 5mm falava até quarta que até lá ainda vai chover ai incluindo Quarta que é o dia em que deve chover mais ai, sei que isso anda feio por ai mas é preciso calma! e quanto aos modelos não valarem nada isso não é bem assim graças a eles podemos saber o tempo durante uma semana com poucos erros já, é preciso é saber olhar bem para eles e entende-los.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Podem dizer-me aonde posso consultar os modelos ECMWF?
 

Black_Heart

Cumulus
Registo
10 Jan 2009
Mensagens
142
Local
Covilhã - 600m
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Previsão Cota Neve GFS/MeteoPT 18:00 Domingo

cota.png
[/QUOTE]

Alguém me pode dizer de que site conseguiram tirar esta imagem? Já me fartei de procurar e não consigo encontrar
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Essas imagens sao só p os "meteoPts", os outros têm q olhar e babar :angry:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Essas imagens sao só p os "meteoPts", os outros têm q olhar e babar :angry:

Se não estão disponíveis ao público é porque ainda não podem estar, envolve uma boa infraestrutura e custos servir muitas imagens a muita gente, pelo que agradecia que não mandasse bocas fatelas e tivesse um pouco de mais respeito. Hão de estar disponíveis mais cedo ou mais tarde, se foram feitos é obviamente para os disponibilizar logo que possamos.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

Parece que os modelos não se entendem para dia 4 e dia 5 de Dezembro, e menos ainda para depois... no último dia foi um tira e põe incrível... quando haverá certezas?
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

... em média os modelos começam a atinar com determinada situação em termos gerais nas 72/96 horas, 3/4 dias, acima disso variam muito, e abaixo já é afinar os pormenores.

Acima das horas referidas eu não ligo quase nada às saídas individuais, vale o que vale, muito pouco, a não ser que haja convergência e persistência entre diferentes modelos e ensemble para determinada situação.

ecmwfpig500192.png



...Era lindo de se ver...
Mas como eu sou do tempo em que para 24 horas , apenas para o dia seguinte,
ui jesus, que aquilo às vezes falhava ...
Agora ? Queremos ver tão além , que tal ousadia desemboca em naturais insucessos que acabam por ofuscar o maravilhoso mundo que já vemos .

Se apenas para oito dias tanto nos dizem isto

post222.gif
[/URL][/IMG]

como insistem nisto,

post333.th.png
[/URL][/IMG]




aquilo que víamos à época era manifestamente pouco.
O que queremos ver hoje a 8 dias , é manifestamente excessivo.
Daí estas discrepâncias...
Agora , revistados pelas 1ªas neves ,há 3, 4 dias já apontadas,
temos todo o Inverno por diante...
Claro que gostaría que houvesse nova investida invernosa para breve,
como aponta o ECM que nem Algarve se lamentaria.
Mas outros não afinarão pelo mesmo diapasão.
Estes vastos cenários apontados , para tão perto horizonte,
são o sal, a pimenta, a cereja no topo do bolo,
para todos nós continuarem "agarrados" à prespectiva , preparados
para a desilusão...O que seria de nós se para 30 dias soubéssemos de tudo?
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

O ECMWF continua fantastico na sua saida para o dia 7:D:D(suspense), vamos ver se esta previsão que estão a modelar para o mar se mantem, é algo que não se vê todos os anos, e é muito mais raro do que cair neve aos 600 metros(comparação).

ps: qualquer dia transcrevo para um topico que hei-de abri que tipos de ondulação existem, e suas caracteristicas, e que foram retiarados do IM quando lá teve a explicação dos varios tipos de ondulação, e o que é o espectro de ondulação.
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,397
Local
Alcochete (6m)
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2009

O ECMWF continua fantastico na sua saida para o dia 7:D:D(suspense), vamos ver se esta previsão que estão a modelar para o mar se mantem, é algo que não se vê todos os anos, e é muito mais raro do que cair neve aos 600 metros(comparação).

ps: qualquer dia transcrevo para um topico que hei-de abri que tipos de ondulação existem, e suas caracteristicas, e que foram retiarados do IM quando lá teve a explicação dos varios tipos de ondulação, e o que é o espectro de ondulação.
o que que esta a ser modelado para o mar?
 
Estado
Fechado para novas mensagens.