Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Boa Noite a todos, devo ser o mais recente usuário deste forum, já á alguns meses que sigo atentamente este forum, que despertou em mim o bichinho da meteorologia.
Parece-me ( verdadeiro noob nestes assuntos) que a convergência a partir de dia 15 é total com chuvas, frio e quem sabe neve.
esta run das 12 realmente foi muito boa, mas como vem sendo habitual nas proximas runs lá vão tirando...

Bem-vindo lightning bolt! ;)

É uma run de loucos, esta das 18h do GFS.

Mas destaco esta previsão:
gfs11353h.png

O que significa que às 135h, a temperatura aos 850hPa, seria de -5,1ºC em Bragança e +9,1ºC em Olhão.
Uma amplitude de 14,2ºC num território continental tão pequeno como o nosso. :p

Esta run das 18 mete um temporal no Algarve, com chuva, vento a 70 km/h e ondulação entre os 6 a 7 metros, a partir do dia 15.:D

Pena ainda estar tão distante no tempo e as próximas runs poderem originar algumas "alterações" nesta previsão... não deixa de ser uma tendência muito interessante!:D

Essa depressão quanto a mim vai se dar uma vez que ao se aproximar vinda de Oeste vai chocar com ar frio vindo da Leste que a vai alimentar e fortificar. Depois dessa depressão poderá vir outra mais potente para dia 18 mas isso logo veremos :)

Esta run das 18 mete um temporal no Algarve, com chuva, vento a 70 km/h e ondulação entre os 6 a 7 metros, a partir do dia 15.:D

De facto, é uma run de sonho. Uma situação destas já era mais que desejada.
Contudo, ainda falta praticamente uma semana. E, perdoem-me o pessimismo, mas quando a esmola é muita o pobre desconfia...
Aguardemos mais um ou dois dias para ver se isto se mantém.
De qualquer das maneiras, até dia 14 mantenho a minha previsão para o litoral algarvio feita há alguns dias. Dias amenos com vento E fraco, fim de semana mais fresco, contudo sem grandes anomalias.

Boa Noite a todos, devo ser o mais recente usuário deste forum, já á alguns meses que sigo atentamente este forum, que despertou em mim o bichinho da meteorologia.
Parece-me ( verdadeiro noob nestes assuntos) que a convergência a partir de dia 15 é total com chuvas, frio e quem sabe neve.
esta run das 12 realmente foi muito boa, mas como vem sendo habitual nas proximas runs lá vão tirando...

Bem-vindo se quiseres passa pelo tópico de apresentações

Quanto ao frio e à neve veremos se a tendência se mantem nas proximas runs:cold::cold:

Vai animada e acesa a tertúlia ...
É bom sinal. É por que há matéria-prima farta que a alimenta.
Não é todos os dias de Dezembros que a prespectiva é assim tão rica.
E há muitos deles, que nem em um só dia ,assim prespectivam...
E é curiosa a reacção de quase todos nós:
Ainda sofridos de recentes desilusões ,mais as outras tantas já vividas,
esquecemos que já houve alguns Invernos fora da normalidade,
que até desconfiamos de tanta fartura mesmo vendo-a como cada vez mais provável.
Há Invernos, Invernos...Já vivi alguns...

Mas Afinal o que é que aí vem, para a semana?
Qual a sua imagem de marca? Mais frio que chuva? Mais chuva que frio?
Os dois juntos que quando adicionados inventam a neve? A que cotas, (relativamente baixas)?
Nas últimas 24 horas já houve runs para todos os gostos ( variáveis).
Ainda falta tempo, para essas "especificidades"...
Veremos qual roupagem trará a 1ª investida do Inverno,
que é na realidade a única certeza que agora temos:
-Não é só no calendário que o Inverno está aí à porta.

Ai tanta desilusão que vai aqui haver .....
Vejam apenas olhando ás cartas fantásticas do GFS e esqueçam os outros modelos como por exemplo o ECMWF e depois queixem-se que a desilusão é grande !!!

Olhem por exemplo as cartas não tem absolutamente nada a ver ... e o GFS já mostrou por diversas vezes este ano que não se pode confiar nele, e por isso eu não confio em nadinha naquilo que o GFS mostra !!
O que mostra o ECM infelizmente parece-me bastante plausível e mesmo já a tão perto não acredito em nadinha do que mostra o GFS !!
Se houvesse convergência entre os modelos ... mas não existe e como o ECM é bastante mais fiável no curto prazo !!

Ai tanta desilusão que vai aqui haver .....
Vejam apenas olhando ás cartas fantásticas do GFS e esqueçam os outros modelos como por exemplo o ECMWF e depois queixem-se que a desilusão é grande !!!

Olhem por exemplo as cartas não tem absolutamente nada a ver ... e o GFS já mostrou por diversas vezes este ano que não se pode confiar nele, e por isso eu não confio em nadinha naquilo que o GFS mostra !!
O que mostra o ECM infelizmente parece-me bastante plausível e mesmo já a tão perto não acredito em nadinha do que mostra o GFS !!
Se houvesse convergência entre os modelos ... mas não existe e como o ECM é bastante mais fiável no curto prazo !!

Desculpa mas tenho de te corrigir ele é mais convergente a médio prazo do que o GFS:).

Bons dias,

as diferenças entre GFS e ECM sobre o frio a 850 hpa a 96 horas:

GFS run 6 Z

gfs196.png

ECM run 12Z (onde está a run 0 z de hoje aos 850 hpa???)

ecm0120.gif

o GFS também tem mostrado umas depressões muito interessantes a 132 horas...depressões essas cujas frentes poderão deixar boas quantidades de precipitação em todo o território...

gfs0132s.png

Enfim, nada de concordância entre os 2 modelos...vamos andando e vamos vendo... mas cuidado com as possíveis desilusões....:thumbsup:

Continua a grande descrepância entre o GFS e o ECMWF...mesmo apenas às 120 h...em relação ao frio nada têm a ver! Teremos que esperar pela próxima run do ECMWF para se tirarem algumas conclusões...:huh:

a Temp a 2 metros segundo o ECM run 00 z para 14/12/:

ecm.jpg

Fonte: IM

Estado
Fechado para novas mensagens.