Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Sabes o que eu desejo?

Que a vaga polar passe aqui na Europa Central no seu máximo na próxima semana (como previsto), e depois não se desvie para NW como dizes, mas que acerte em cheio em Portugal trazendo consigo humidade, durante os dias anteriores ao Natal (dado que nessa semana vou aí passar o Natal).

Isso sim, é que seria lindo e louco!
De qualquer modo, vão acontecer neves e frio na Europa, que muito provavelmente vão ser notícia. E quem sabe um pouco em Portugal.




bons dias a todos:)
as ultimas saidas teem vindo a colocar uma crista nos niveis altos entre a PI-mediterraneo ocidental e a escandinavia com um anticiclone de expressão em todos os niveis da troposfera a evoluir para NE fundindo-se com o A. termico siberiano e o AMP ,nas prox 48-72h, com isto isto da-se uma disrrupcçao da circulaçao do jet o que terá como consequencia o establecimento dum pantano barometico ou cut-off sobre o atlantico central, açores, canarias e PI, no mediterraneo ocidental forma-se um sistema depressionario alimentado por ar polar siberiano que progride sobre a europa central e de leste
ás 72h ,no E/NE europeu, forma-se um cavado que vai corroendo o anticiclone termico e que dá origem a uma nova baixa que se conecta á que se encontra no mediterraneo ocidental, enquanto isto decorre a crista com alta embebida inicia o movimento para NW/WNW e funde-se ao AMP na gronelandia, entretanto da-se uma reorganizaçao do jet a latitudes baixas ( 40º ou menos) dando origem á formaçao de vastos campos depressionarios no atlantico central que se fundem com aqueles que se encontram no mediterraneo e europa central/de leste, ás 120-130h.
o cenario apos as 130h é de anticiclone sobre a gronelandia e todo o atlantico NE e de campos depressionarios sobre o atlantico NW central e E ligados a outros sobre o mediterraneo e europa ....algo divinal:w00t::rolleyes:
a massa polar nunca atingirá a peninsula sendo gradualmente desviada para NW no seio da circulaçao do anticiclone que se establece no atlantico norte/NW:thumbsup:
 
Eu também desejo o mesmo!
Mas parece que o frio vai atravessar a Europa toda e meio Atlântico e não toca em Portugal!:shocking:

Não é o que essa imagem diz:

rtavn1201.png
 
-20º a 500hPa não me parece muito, para não falar na temperatura a 850hPa...

Não se esqueçam que a esta distância temporal certamente haverá alterações! Varias condicionantes se ajustaram até lá , sobretudo, e o que mais nos interessa o possicionamente do AA que se formará na gronolândia e atlântico NE! Esperemos que a sua influência se extenda até a grã-bretanha obrigando assim a entrada fria seberiana desça até a nossa latitude! Mas isso é um possivel acontecimento, mas a mais de 100 horas tudo pode acontecer (ou não)!
 
Não se esqueçam que a esta distância temporal certamente haverá alterações! Varias condicionantes se ajustaram até lá , sobretudo, e o que mais nos interessa o possicionamente do AA que se formará na gronolândia e atlântico NE! Esperemos que a sua influência se extenda até a grã-bretanha obrigando assim a entrada fria seberiana desça até a nossa latitude! Mas isso é um possivel acontecimento, mas a mais de 100 horas tudo pode acontecer (ou não)!

As entradas siberianas raramente surpreendem Portugal... mas há que sonhar com isso! além disso, se vem sozinha e pouco acompanhada (isto é, sem situação depressionaria coexistente), de pouco adianta... ... Na realidade, queda de neve é o que o pessoal aqui do Norte quer, suponho... Temperaturas baixas já nós vamos ter em Janeiro garantidamente...
 
Acho estranhas as últimas runs do GFS. Não há ciclogénese no Mediterrâneo. Acho estranhíssimo que tal não ocorra, aliás todos os outros modelos a prevêem. Tanto frio em altitude gera sempre um fenómeno desses. Assim a Europa fica num anormal pântano barométrico durante algum tempo. E é por faltar a depressão no Mediterrâneo que segundo o GFS não entraria nada da siberiana em Portugal. Espero pelo ECM, mas acho que a situação dos próximos dias a partir de Domingo, ainda vai dar uma volta, e pelo menos o nordeste da Península terá uma entrada siberiana associada a uma depressão centrada perto da Sardegna.

Edit: O ECM está espantoso a 120h. A siberiana invade o país inteiro. Junta-se também ao UKMO e ao NOGAPS colocando uma depressão no Mediterrâneo Ocidental. Atenção que o GFS não costuma modelar bem o Mediterrâneo, os modelos europeus fazem-no melhor, portanto confio mais no ECM.
 
.....run das 12h....
o cenario previsto para as proximas 72h parece-me fiavel e incontornavel, com o cavado/ciclogenese a progredir e a estacionar um pouco a leste dos açores, formando uma cut-off na madeira e canarias e a crista anticiclonica a crescer sobre a europa ocidental.
como resultado espera-se um fluxo de sul ou sudeste e uma entrada de uma massa de ar quente ( iso10º no sul), tambem se espera a permanencia de ceu nublado com chuviscos ocasionais ( talvez mesmo periodos de aguaceiros, no SW, se a DANA se aproximar um pouco mais) e nevoeiros nas terras baixas.
após as 72h o anticiclone, com expressao em todos os niveis, establece-se na zona da islandia entre duas areas depressionarias, uma entre a gronelandia ocidental, a terra nova e os açores e outra sobre a europa central, do norte, de leste e o mediterraneo oriental, no flanco sul deste anticiclone flui uma massa siberiana de moderada a forte intensidade que envolverá a europa a norte do paralelo 40-45º, nunca descendo dessa latitude.
ás 108h o jet reestabelece-se e os campos depressionarios fundem-se formando-se areas de forte ciclogenese em todo o atlantico desde o leste do canada e o NE dos EUA e a europa de leste/NE e central, as depressoes tiram partido do forte gradiente termico entre a massa siberiana na europa e atlantico NE e o ar tropical das latitudes medias.
entretanto o anticiclone desloca-se para NW e funde-se com o AMP e as depressoes fixam-se e dominam sobre o atlantico e europa ficando sobre influencia anticiclonica o canada, o mediteraneo oriental e a gronelandia/islandia.
esta run é um sonho no medio e longo prazo e ainda por cima parece concordante com o ECMWF sendo um cenario a meu ver bastante realista !!!:w00t:
deixo aqui o ensemble para lisboa:

:thumbsup:
 
Quantas vezes uma siberiana deu neve, e com forte fluxo de leste ou de NE(que é ainda pior)?
 
Quantas vezes uma siberiana deu neve, e com forte fluxo de leste ou de NE(que é ainda pior)?

Não muitas. Praticamente 90 por cento das ocasiões em que nevou a cotas muito baixas foi com siberiana. Excepção de 29 Janeiro 2006 que não foi siberiana, foi uma cut-off vinda do Báltico, transportada por um fluxo de NE.
 
Quantas vezes uma siberiana deu neve, e com forte fluxo de leste ou de NE(que é ainda pior)?

Completamente de acordo...

NE / E são entradas secas e frias... raramente trazem 'agua' e quando trazem não passam de uns miseros mm, principalmente em Tras - os - Montes...

;)

Repito: São secas!! :D
 
Quantas vezes uma siberiana deu neve, e com forte fluxo de leste ou de NE(que é ainda pior)?

Obviamente uma entrada fria de NE não faz tudo sozinha, por norma são secas, mas quando conjugadas com algo mais podem transformar-se nalguns dos mais memoráveis eventos de neve em Portugal. Quem não se lembra de Fevereiro de 1983 ?


1983.gif



Mas falta bastante frio para tal e as peças não estão no sitio certo, mesmo no ECM a necessária depressão do Mediterrâneo move-se demasiado rápido para nordeste, e o frio fica-se pelo sul de França ou norte de Espanha. Quando o frio chega começa também a chegar chuva de Oeste.

europez500t850144.gif



Pode ser que seja para já um ensaio para algo lá mais para a frente, para já parece ainda estar tudo muito quente, a ver se pelo menos a Europa arrefece.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.