Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Já que insistem tanto, vamos falar de modelos!... :p

Esta RUN está de facto espectacular, colocando um temporal de bastante chuva e bastante vento (vento este principalmente para as zonas do litoral).

A pressão atmosférica poderia descer abaixo dos 995 milibares. Esta é uma RUN à base de "depressão puxa depressão e puf! fez-se o chocapic..."

O GFS coloca uma frente poderosa para terça-feira dia 15, seguida de um pós-frontal interessante e, mais tarde (e agora falando já a longo prazo, mais de 170 horas), de outra frente/linha de instabilidade que iria deixar ainda mais chuva.

O frio foi quase retirado e no lugar dele foi colocada mais acção.

Sem dúvida um cenário muito bom, mas que está a ser cada vez mais adiado.

Quanto ao segundo painel não vale a pena falar dele, devido à sua fiabilidade.

Neste momento o GFS está sozinho. ECM, UKMO, NOGAPS e HIRLAM não estão iguais, mas têm uma sinóptica global semelhante, principalmente na formação de uma forte depressão no Mar Tirreno.

Acredito que o GFS vai falhar. Estranha-me, como já o disse ontem, que tanto frio no Mediterrâneo não origine uma ciclogénese. E se tivesse que escolher o acontecimento perfeito, elegia o que mostra o ECM. Mesmo sem saber as quantidades de precipitação previstas pelo modelo europeu, segundo a previsão do IM (run de ontem às 12h) e o weather do msn, baseado na FORECA, que usa o ECM (run de hoje), choverá no continente nos dias 15, 17 e 18. Tal como o GFS, exceptuando umas pingas no dia 16. A diferença é que dia 15 o GFS põe temperaturas a rondarem os 15 graus, enquanto que o ECM põe na sua previsão automática temperaturas de 8 graus em Lisboa, 6 em Évora e mínimas próximas de 0. Não seria uma entrada fria de 24h como aqui foi dito, seriam pelo menos 72h. De Segunda a Quarta a máxima em Lisboa seria de 8 graus. Em Bragança até duraria mais tempo. Que venha a entrada fria, e até a dorsal poderia aparecer junto à nossa costa, pois poderia dar uma ligeira componente oeste à advecção fria que, embora subindo um pouco a temperatura, aumentaria a humidade. Sendo que não seria uma dorsal duradoura, uma vez que em 24h seria dizimada pelas depressões atlânticas.

Deverá ficar tudo decidido na próxima run, não seria normal um falhanço de um dos 'grandes' a menos de 72h.

Neste momento o GFS está sozinho. ECM, UKMO, NOGAPS e HIRLAM não estão iguais, mas têm uma sinóptica global semelhante, principalmente na formação de uma forte depressão no Mar Tirreno.

Acredito que o GFS vai falhar. Estranha-me, como já o disse ontem, que tanto frio no Mediterrâneo não origine uma ciclogénese.

Deverá ficar tudo decidido na próxima run, não seria normal um falhanço de um dos 'grandes' a menos de 72h.

Na minha opinião o GFS desta vez não falha. Quanto muito pode afastar-se um bocado da realidade como acontece normalmente nos modelos, mas deves lembrar-te que já aconteceu o GFS estar sozinho, e os outros quase em cima da hora seguiram-no, ficando em concordância.

Também não estou a dizer que vai acontecer isso desta vez, mas é um possível cenário. Por várias vezes os outros já cederam ao GFS.

Na minha opinião o GFS desta vez não falha. Quanto muito pode afastar-se um bocado da realidade como acontece normalmente nos modelos, mas deves lembrar-te que já aconteceu o GFS estar sozinho, e os outros quase em cima da hora seguiram-no, ficando em concordância.

Também não estou a dizer que vai acontecer isso desta vez, mas é um possível cenário. Por várias vezes os outros já cederam ao GFS.

Sim, lembro-me. O mês de Fevereiro foi todas as semanas os modelos quase todos a darem entradas frias e o GFS sozinho a insistir na circulação zonal. Vamos ver, mas acho o cenário do ECM mais normal e provável que o GFS. Se os americanos acertarem temos que lhes dar um prémio. De qualquer modo, estão os dois bons, não é como em Fevereiro que o GFS era anticiclone e os outros frio, agora ou é chuva ou frio e chuva.

Acredito que o GFS vai falhar. Estranha-me, como já o disse ontem, que tanto frio no Mediterrâneo não origine uma ciclogénese.

É também a minha opinião, acho que é o GFS que vai falhar mais, embora acredite que o ECM também possa recuar um pouco, talvez para um cenário parecido ao do UKM, mas em termos de sinóptica da atmosfera em larga escala acho que o GFS é para já o mais improvável embora o mesmo tenha alguma confiança no ensemble no que tem vindo a dizer.

144 horas

mods.gif

na previsão significativa do im a 10 dias mete Lisboa com 2 graus de minima, todos sabemos que são previsões automáticas e conhecemos a sua fiabilidade! O que é certo é que esta a guerra aberta entre modelos!

O que vejo é depressões cada vez com o seu núcleo mais elevado e cada vez a subirem mais para Norte !!

O que vejo sinceramente é esta situação a desaparecer rapidamente e o GFS a colar-se aos outros modelos que não dão nada de especial !!!

Estou para ver o que isto ainda vai dar !!!

na previsão significativa do im a 10 dias mete Lisboa com 2 graus de minima, todos sabemos que são previsões automáticas e conhecemos a sua fiabilidade! O que é certo é que esta a guerra aberta entre modelos!

Boas...

No IM as previsões graficas, são previsão em que intervem a mão humana ou seja , são devidamente trabalhadas...

Previsões automaticas são as do Freemeteo... isso sim, sem rigor, e mão humana... ;)

---------

Em relação aos modelos isto está giro... isto está num jogo desenfriado!!

Mas que é certo é a semelhança entre eles, ou seja, depressões a caminho de moderada a forte intensidade...

Paciencia malta, paciencia...

]ToRnAdO[;179757 disse:
Boas...

No IM as previsões graficas, são previsão em que intervem a mão humana ou seja , são devidamente trabalhadas...

Previsões automaticas são as do Freemeteo... isso sim, sem rigor, e mão humana... ;)

---------

Mas que é certo é a semelhança entre eles, ou seja, depressões a caminho de moderada a forte intensidade...

Não tendo a certeza e não querendo discordar de si eu acho que na previsão significativa do Im a 10 dias só os primeiros 3 dias é que têm manuseamento e estudo humano, passado disso é tipo freemeteo, automático! Mas não tendo a certeza peço desculpa se estou enganado!

edit: retirada do site do Im na página de previsão descritiva a 10 dias!

"As previsões até ao terceiro dia são elaboradas pelos meteorologistas do IM. As previsões apresentadas a partir do quarto dia são geradas de forma automática a partir dos resultados dos modelos numéricos de previsão e desta forma devem ser interpretadas como tendências prováveis de evolução do estado do tempo. Probabilidade precipitação para valores "> 1mm

Não tendo a certeza e não querendo discordar de si eu acho que na previsão descritiva do Im a 10 dias só os primeiros 3 dias é que têm manuseamento e estudo humano, passado disso é tipo freemeteo, automático! Mas não tendo a certeza peço desculpa se estou enganado!

Não, está muito certo... falando nos modelos ou cartas... essas sim é debitada a informação sem mão humana tal como os outros modelos, mas se calhar fui eu que expliquei mal...

Mas valores como 2 graus em Lisboa são bem possiveis de acontecer...

Mais uma vez está certo no que disse, mas quando previsões graficas do IM essas sim são trabalhadas!:D

Não tendo a certeza e não querendo discordar de si eu acho que na previsão descritiva do Im a 10 dias só os primeiros 3 dias é que têm manuseamento e estudo humano, passado disso é tipo freemeteo, automático! Mas não tendo a certeza peço desculpa se estou enganado!

"As previsões até ao terceiro dia são elaboradas pelos meteorologistas do IM. As previsões apresentadas a partir do quarto dia são geradas de forma automática a partir dos resultados dos modelos numéricos de previsão e desta forma devem ser interpretadas como tendências prováveis de evolução do estado do tempo. Probabilidade precipitação para valores "> 1mm

Sim, estás correcto, como aliás vem explicado nesse excerto que colocaste da página do IM. Não só são automáticas como sendo o ECM um modelo global de resolução limitada é preciso ter sempre reservas relativamente a dados como o da T2m, à semelhança dos nossos outputs do GFS/MeteoPT, já para não falar na enorme incerteza de uma previsão a 10 dias.

]ToRnAdO[;179757 disse:
Boas...

---------

Eu não vejo nada disso e basta ver a previsão do AEMET para verificar que a haver qq coisa previsto pelo ECM e só lá pra Quarta/Quinta e mesmo assim nem é nada de especial !!
Ainda não estou nadinha convencido e as divergências nos modelos são enormes !!!
Ainda estamos a uma semana de haver alguma possibilidade de chuva !!

Eu não vejo nada disso e basta ver a previsão do AEMET para verificar que a haver qq coisa previsto pelo ECM e só lá pra Quarta/Quinta e mesmo assim nem é nada de especial !!
Ainda não estou nadinha convencido e as divergências nos modelos são enormes !!!
Ainda estamos a uma semana de haver alguma possibilidade de chuva !!

O padrão acho que está bem definindo entre os modelos... ou seja, é certo que o AA vai viajar para bem longe daqui (para N)!! abrindo assim as portas a um centro depressionario ou de baixas pressões nas nossas bandas... e isso é optimo!!

É certo que os modelos não estão a lidar bem com a situação, pois são situações altamente instaveis...

Só de ver as portas abertas a esses centro de baixas pressões já fico bem feliz!! ;)

Acho bastante interessantes as cotas de neve que o GFS dá aqui para a Ilha de S. Miguel para o dia 15 de Dezembro, a cerca de 750 metros de altitude! Claro que isto devido à influencia maritima nao corresponde à realidade por aqui, mas devido a tamanho da ilha talvez caía alguma neve nos Pontos mais altos do Pico da Vara (1103m). Não sei se estarei correcto na minha afirmação, mas quem poder que me esclareça.

Acho bastante interessantes as cotas de neve que o GFS dá aqui para a Ilha de S. Miguel para o dia 15 de Dezembro, a cerca de 750 metros de altitude! Claro que isto devido à influencia maritima nao corresponde à realidade por aqui, mas devido a tamanho da ilha talvez caía alguma neve nos Pontos mais altos do Pico da Vara (1103m). Não sei se estarei correcto na minha afirmação, mas quem poder que me esclareça.

Correctíssimo amigo!

Se as cotas se mantiverem aos 750m de altitude é possível sem dúvida alguma as montanhas e as serras mais altas virem a ter alguma neve sim!

Estado
Fechado para novas mensagens.