Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eles apesar das diferenças iriam tender no final para o mesmo embora com diferentes intensidades, a questão era o timming da entrada de nordeste e saber portanto se na 3ª e 4ºf temos chuva a chegar demasiado cedo bloqueando o frio como o GFS ou temos frio a entrar e precipitação escassa como o ECM antes de chegar alguma frente atlântica.

Continuo a confiar mais no ECM para já, mas isto ainda vai acabar é insosso, com o frio a leste e a chuva a oeste :D

O GFS continua a parecer-me estranho.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O ECM carrega ainda mais no frio. O NOGAPS também, e avança com a hipótese de não vir nada do Atlântico, bloqueando a depressão nos Açores. É o caos modelístico a menos de 100h cada um puxa para seu lado.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
O ECM carrega ainda mais no frio. O NOGAPS também, e avança com a hipótese de não vir nada do Atlântico, bloqueando a depressão nos Açores. É o caos modelístico a menos de 100h cada um puxa para seu lado.

Não estava à espera deste novo carregar do ECM... Bastante fria a run... Não sei é se trará alguma água... os outputs do IM quando disponíveis darão certamente uma ideia.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O ECM mete ainda mais frio na 3ªf mas em 24 horas recolhe muito rapidamente, com a depressão no Mediterrâneo a "fugir" para a Grécia. Isto anda muito tremido.

Em relação à precipitação do ECM, talvez uma pista sejam as previsões da AEMET. Frio com precipitação escassa e só a partir de dia 17 a instabilidade vinda de Oeste com temperaturas obviamente mais elevadas.

DIA 15 (MARTES)
EN EL AREA CANTABRICA, MELILLA Y BALEARES PROBABILIDAD DE
CHUBASCOS DEBILES, QUE PUEDEN SER MODERADOS Y CON TORMENTA EN
BALEARES. EN EL RESTO DE ESPANA LA POSIBILIDAD DE PRECIPITACIONES
ES MUY ESCASA
. COTA DE NIEVE: 200-400 M EN EL NORTE PENINSULAR Y
800-1500 EN EL SUR Y BALEARES.

DIA 16 (MIERCOLES)
CON MUCHA INCERTIDUMBRE HAY UNA LIGERA POSIBILIDAD DE
PRECIPITACIONES EN EL OESTE Y SUR PENINSULAR
, SIENDO MUY POCO
PROBABLES EN EL RESTO DE ESPANA.


TEMPERATURAS EN LIGERO ASCENSO CON HELADAS DEBILES O MODERADAS EN
EL INTERIOR.


DIAS 17, 18 Y 19 (JUEVES, VIERNES Y SABADO)
AUNQUE CON BASTANTE INCERTIDUMBRE, HAY UNA PROBABILIDAD ALTA DE
PRECIPITACIONES DEBILES O MODERADAS EN LA MITAD OESTE PENINSULAR
SIENDO MAS PROBABLES CUANTO MAS AL OESTE Y MENOS CUANTO MAS AL
ESTE
, DE TAL MANERA QUE EN EL AREA MEDITERRANEA PREDOMINARA LA
ATMOSFERA ESTABLE CON POSIBILIDAD BAJA DE PRECIPITACIONES. EN
CANARIAS, POSIBILIDAD DE PRECIPITACIONES DEBILES EN EL NORTE.

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/espana?w=60
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Péssima saída do ECM, aquele bloqueio vai acabar com a chuva no sul e a seca extrema vai ser uma realidade. Espero bem que o GFS ganhe esta batalha e venha a chuva, porque no Algarve é necessária.:disgust:. Ainda dizem que a saída está boa, só porque acentuou o frio, realmente só olham para os que convém, o resto não interessa nada.:disgust: Parece que o ECM e o NoGaps são os únicos a mostrarem esse cenário, pode ser que mude na próxima run, porque o UKMO abre o corredor das depressões, o JMA.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Péssima saída do ECM, aquele bloqueio vai acabar com a chuva no sul e a seca extrema vai ser uma realidade. Espero bem que o GFS ganhe esta batalha e venha a chuva, porque no Algarve é necessária.:disgust:. Ainda dizem que a saída está boa, só porque acentuou o frio, realmente só olham para os que convém, o resto não interessa nada.:disgust:

tens toda a razão algarvio, o GFS em troca do frio, pôs bastante precipitação que tanto faz falta no Sul nas ultimas RUNs. Vamos agora a RUN das 18;)
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Continuando o off-topic iniciado há uns posts atrás:

Pois eu preferia que chovesse no Algarve e nevasse no Norte! Seria perfeito caso a entrada siberiana trouxesse precipitação em forma de neve para o Norte e em forma de chuva para o Algarve. Perfeito! Ficávamos todos felizes.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Como este não é o fórum da felicidade, mas sim de meteo, vamos voltar ao ON-TOPIC e começar a dar uma vista de olhos na Run GFS 18Z que começa a sair.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
realmente só olham para os que convém, o resto não interessa nada.:disgust:

Tal como todos tem que compreender a vossa situação, também tens que compreender que outros que já estejam com muita chuva gostem de ver um pouco de frio, afinal estamos a entrar no Inverno, a época dele. O respeito tem que ser mutuo. Não entendo este constante resvalar da conversa para este tipo de coisas como se existisse alguma disputa norte sul que só dá mau ambiente, completamente contrária ao espírito do fórum.

O que cada um deseja é indiferente, não são os desejos que trazem ou deixam de trazer isto ou aquilo ou resolvem ou não um problema de seca. Há que respeitar as preferências de cada um.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,940
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

realmente a chuva é muito mais necessária ( sobertudo para o sul) do que o frio modelado pelo ECM , que ainda por cima seria seco... o que traria? Umas noites frias com geadas e dias de sol frios com céu limpo ou quase limpo....vamos lá ver se isto não acaba mas é com um bloqueio ás depressões de Oeste e aí nem frio nem chuva ...a pasmaceira total...:disgust:

Aguardemos pela run GFS 18 Z mas de facto esta diferença a um prazo relativamente " curto" entre GFS e ECM é "estranha"...

Alguém vai ter que ceder... , ou frio ou chuva ou então nem carne nem peixe.... :rolleyes:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.