Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Em relação aos outputs do Meteopt sobre a cota de neve para Bragança no pré-frontal de quarta-feira parece-me que a cota poderá ser mais baixa...sinceramnete acredito que vai nevar em Bragança, subindo a cota gradualmente e passando a chuva.

Sim, cotas com frio acumulado à superfície são sempre mais baixas do que o cálculo clássico/genérico.

Em relação aos outputs do Meteopt sobre a cota de neve para Bragança no pré-frontal de quarta-feira parece-me que a cota poderá ser mais baixa...sinceramente acredito que vai nevar em Bragança, subindo a cota gradualmente e passando a chuva.

Sobrescrevo totalmente este pensamento pois esta ar muito frio instalado de 2 dias logo acredito que no inicio da frente a precipitação será sob a forma de neve zonas acima dos 700m subindo a cota gradualmente ;)

Sobrescrevo totalmente este pensamento pois esta ar muito frio instalado de 2 dias logo acredito que no inicio da frente a precipitação será sob a forma de neve zonas acima dos 700m subindo a cota gradualmente ;)

a mim tambem me parece poder haver neve entre os 500 700 metros

deixo aqui as cartas do grande nevao de 97 parece uma situacao muito identica com a diferenca obvia de que nao vai nevar tanto

Rrea00119970107.gif

Rrea00219970107.gif

Rrea00119970108.gif

Rrea00219970108.gif

Parece que está encontrado o acordo entre os dois principais modelos (ECM e GFS) até ás 168h (próximo Sábado) !!

Quer em termos de vento e pressão as coisas estão bastante coincidentes entre estes dois modelos !!

Não sei o que estás a dizer, se é referente a 2006 propriamente dito, ou ao ano hidrológico 2005-2006, que foi o ultimo ano hidrológico que ficou na média (90-110%) em termos gerais no Algarve e no sul do país foi equivalente.
Depois 2006-2007, e 2007-2008 o Algarve teve valores entre os 75-90% da média tendo sido mais ou menos o mesmo no resto do Sul do País.
Basicamente esta década tem tido precipitação na média ou abaixo da média !!
O ultimo ano que se pode dizer que o sul no seu aspecto global teve precipitação num ano hidrológico mesmo superior ao normal foi no longinquo ano de 2000-2001 !!
A partir daí tem estado sempre entre o abaixo do normal e o normal !!

Os ano verdadeiramente secos em termos nacionais e tb no Algarve foram o periodos 2003-2005 e agora 2007-2009 !!
Em termos nacionais o ultimo ano que foi mesmo superior á média de forma global foi 2000-2001, havendo outros que foram normais no periodo 2001-2003, 2005-2007 !!

Acho que agora estamos esclarecidos !!

Atenção admito que estejas certo, pois é bem possivel que falando em termos de ano propriamento dito esses dois anos tenham sido superiores ao normal (Jan a Dez).
Isto foi não devido a um Outono ou Inverno chuvoso mas sim devido ás chuvas de Setembro e da Primavera, isto falando do Algarve claro !!
Aliás houve anos hidrológicos aqui referidos que apenas não foram extremamente secos muito devido ás precipitações de Setembro/Outubro/Abril

Fim do Off-Topic, era apenas com intenção de esclarecer !!

Não confundas anos com anos hidrológicos, que não era disso que eu estava a falar... Sim, tens razão, também não foram muito superiores mas que foram, foram. Por exemplo em Faro a precipitação tem sido esta:
2001 - 684mm (134%) Dezembro
2002 - 497mm (98%) Setembro
2003 - 523mm (103%) Outubro
2004 - 318mm (63%) Fevereiro
2005 - 346mm (68%) Novembro
2006 - 636mm (125%) Novembro
2007 - 390mm (77%) Dezembro
2008 - 528mm (104%) Setembro
Quanto ao facto de dizeres que tem chovido mais no Outono, isso é verdade. Para a mesma estação meti à frente o mês mais chuvoso desse ano e vê-se.

Parece que está encontrado o acordo entre os dois principais modelos (ECM e GFS) até ás 168h (próximo Sábado) !!

Quer em termos de vento e pressão as coisas estão bastante coincidentes entre estes dois modelos !!

Vão deixar de estar porque o GFS vai voltar a cavar a depressão de sexta e Sábado...

2001 - 684mm (134%) Dezembro
2002 - 497mm (98%) Setembro
2003 - 523mm (103%) Outubro
2004 - 318mm (63%) Fevereiro
2005 - 346mm (68%) Novembro
2006 - 636mm (125%) Novembro
2007 - 390mm (77%) Dezembro
2008 - 528mm (104%) Setembro

A média destas percentagens dá para estes 8 anos uma precipitação de 96,5%. Perfeitamente normal...

Para os próximos dias em Faro:

gfsgraphic.png

Mesmo assim, o GFS tem retirado precipitação de 3ªfeira, se há uns dias atrás era chuvoso, agora é 1 mm, 4ªfeira levou outro corte na precipitação, e agora é 6ªfeira o dia mais chuvoso quando vier 3ªfeira, diz que já não é 6ªfeira que é domingo, resumindo e concluindo não chove nada. Só no dia que chover a sério é que eu acredito, porque de resto, é ver os camelos a passarem por aqui.:disgust: E dia 20 já o ECM mete o anticiclone a influenciar o Sul que é para não entrarmos em depressão.:lol:

Vou colocar duas fotos:

1ª na 4ªfeira a 138 horas do dia 15:
5531989_JS16c.jpeg

2ª hoje a 72 horas do dia 15:

5531991_TR0QJ.jpeg

Onde foi a chuva, interessante está a sudoeste do Algarve ao aproximar-se esfuma-se tudo, e mais uma vez a chuva vai para Melilla, Cádiz e o estreito de Gibraltar. Se isto aconteceu para as mesmas horas que estamos de distancia de 6ªfeira, chega a altura e esfuma-se tudo, ou então passa ao largo e vai tudo para Marrocos e Sul de Espanha, até no deserto chove mais do que aqui.:disgust::disgust:

Realmente é mesmo pouca sorte lol..

Se quiserem podemos mandar água daqui para aí :D:D

A média destas percentagens dá para estes 8 anos uma precipitação de 96,5%. Perfeitamente normal...

3 anos secos, 3 anos normais e 2 anos chuvosos... olhando para esta amostra os 10mm que levamos não encaixam em lado nenhum porque nos meses mais chuvosos só por uma vez aparece Fevereiro... mau sinal... :mad:

Estado
Fechado para novas mensagens.