Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.
Não acredito mas tudo é possível, já não seria a primeira vez.
Mas nem aqui onde vivo, numa aldeia perto de Pampilhosa da serra, a 600 metros de altitude
Pelos modelos numéricos do nosso fórum baseados no GFS não vou ter neve aqui, também não compreendo bem esta tabela dá 0,5 graus a 400 metros de altitude e da uma cota de neve de 1500 metros mas que raio de contas.

Probabilidades de nevar aqui..há?

Isso já foi respondido montes de vezes aqui neste tópico!

Bela saída do GFS, em todos os aspectos:

- coloca mais precipitação na Quarta que pode resultar em mais neve no interior Norte e centro
-Volta a colocar uma depressão a sudoeste do cabo S.Vicente para o próximo fim de semana que nos pode trazer muita chuva e vento.
-A longo prazo, está indescritível, com um tendência de há já várias runs de nos colocar belas depressões aqui próximo. Se isso acontecesse mesmo!:w00t:

Atenção que a precipitação não existe no período em que o ar frio esta mais instalado, a medida que a sector quente da frente se aproxima as temperatura a 850hpa sobe bastante o que consequente faz subir a cota de neve, agora as zonas que conseguirem reter o ar frio mais tempo podem ver neve acima dos 600/700m resultantes da orografia do terreno, efeito montanha ect... portanto acho que não é justificável perguntar se vai nevar aqui ou ali embora o nosso IM tenho uma cota de Neve de 400m. Surpresas podem acontecer mas também temos de jogar com probabilidade e elas neste momento não estão favoráveis ;)

qsjo0p.png

2q0ud92.png

qn4j1z.gif

Atenção a esta oclusão :D

Meus amigos mais uma vez alerto para as expectativas infundadas, tudo indica que nevará nas terras acima dos 500m do interior norte e centro...agora em Lisboa, Coimbra e etc não existe essa possibilidade...

Esta saída foi espectacular, mas apenas para o Norte onde o GFS devolve a precipitação que tinha tirado em saídas anteriores e aguenta mais o frio a 850 hPa. Para o sul a precipitação e o frio mantêm-se e não existe nem a mais remota possibilidade que ela caia em forma de neve. O ar frio de NE será rapidamente substituído pelo ar subtropical de WSW trazido pela depressão que nos vai afectar na quarta, mesmo antes que comece a precipitar sobre a região de Lisboa a temperatura a 850 hPa já é bem positiva e em aumento. Quando à mínima de -1ºC para Lisboa na Terça, o IM já a trocou para 2ºC e eu acho que vai andar mais pelos 4ºC. Neve no Algarve, nem na Fóia há possibilidades. Mas o frente de sexta trará precipitação abundante para a região. :thumbsup:

Estado
Fechado para novas mensagens.