Sobre a neve, deixo aqui uma serie de perfis verticais para verem melhor o provável comportamento da atmosfera.
Tracei uma linha azul em cima da recta da temperatura dos 0ºC.
Nestes perfis para quem está menos familiarizado é fácil identificar a chegada da humidade e provável precipitação. Reparem quando a atmosfera começa a ficar mais saturada (a curva da temperatura e da temp. de orvalho se aproximam) começando nos níveis altos alastrando para a superfície e reparem como a curva da temperatura imediatamente passa para a direita da recta que tracei, ou seja, fica positiva nos níveis baixos da atmosfera, inviabilizando neve até certas altitudes.
Lisboa
Évora
Covilhã
Observemos agora outro local, Covilhã por exemplo
Esta cidade já está bem melhor, quando vemos a humidade a chegar aguentam-se melhor as temperaturas. Mas não é perfeito obviamente, anda tudo ali demasiado próximo dos 0ºC.
Bragança
Muito melhor é Bragança, observem como consegue manter-se negativa em toda a vertical
Contudo, refiro que mesmo em Bragança não estava assim até aqui, na 4ªfeira pelas 18h finalmente a temperatura ficaria positiva pelas 18h, nesta última saída em que se baseou este perfil houve uma novidade que não havia até aqui, há uma segunda incursão de frio vinda de NE e simultaneamente um núcleo depressionário ao largo do Porto. Isto pode perfeitamente desaparecer novamente nas próximas saídas.
Em contrapartida se observarem o perfil de Bragança, eles já tem humidade nestes dias que nos outros são lados secos antes de terça/quarta-feira, pode nevar antes da superfície frontal devido à proximidade da depressão em altura que está agora a entrar no norte de Espanha. A probabilidade não é muita, mas pode acontecer, e aí incluo o restante interior norte.
Regressemos ao litoral, vamos ao Porto. O Porto poderia ver sleet nos instantes iniciais da chuva. Mas atenção, isto devido ao que referi, a saída das 12z traz um núcleo depressionário já na 4ªfeira para junto do Porto, e isso é novo, pode perfeitamente desaparecer.
Porto