Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Vamos a ver com calma, em princípio o frio vem mesmo aí, mas é ainda muito cedo para avançar com cenários concretos de neve a cotas baixas. Os próximos dias serão fundamentais para nos apercebermos melhor do que realmente vai acontecer.

É pena é que quase de certeza o GFS vai tirar o frio e a precipitação em grande quantidade:sad::sad:

Interessante seria de ver uma imagem de satélite da Europa cheia de neve.:D
 


carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)
apesar de não ser um entendido na materia, mas reconhecendo o que por aqui tenho aprendido, parece-me que se se confirmassem as previsões actuais do ecmpanel que poderia ter elemento branco por aqui :lol::lol::lol:


cumps
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ainda nem o AA se instalou por cima de nós, já estão vocês a imaginar o que se irá passar quando ele se for embora, ainda nem sabemos se ele vai mesmo sair de cá, sabem bem como é relação entre ele e nós :lmao: nem quero imaginar se ele já não sai de cá antes de Março.

Eu sinceramente já vejo o Atlântico muito pouco pontente para produzir fortes nevões que cheguem até cá, pouco a pouco o AA vai enchendo ao longo do ano e as depressões diminuindo, algo que já se nota nas cartas até 180h.

Amanhã por esta hora já o teremos por cima da testa :w00t: e finalmente céu limpo, já tenho saudades dele.

 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,696
Local
Gondomar (188m)
Ainda nem o AA se instalou por cima de nós, já estão vocês a imaginar o que se irá passar quando ele se for embora, ainda nem sabemos se ele vai mesmo sair de cá, sabem bem como é relação entre ele e nós :lmao: nem quero imaginar se ele já não sai de cá antes de Março.

Amanhã por esta hora já o teremos por cima da testa :w00t: e finalmente céu limpo, já tenho saudades dele.


Ceu limpo bem bom assim aproveito pa abrir o carro que esta xeio de humidade com esta chuva que tem caido

Mas vamos lá ver o que virá depois do nosso "amigo" ;)
 

DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Mais neve irá cair.
Ainda falta um mês para o fim do Inverno.
E lembro-me de á alguns anos (não á muitos)
ter nevado na Páscoa no inicio do mês de Abril.
Aproveitem o AA, que será de pouca dura,
depois virá de novo a precipitação e quem sabe, alguma surpresa.
 

Loureso

Cumulus
Registo
29 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Loures e Sacavém(job)
Olá a todos:)

De certa forma este Inverno tem contornos semelhantes aos Invernos pelos quais passei, por exemplo na 1ª metade da década de 80 e que se caracterizavam por longos períodos de tempo chuvoso e “curtas-metragens” de ausência de nuvens. Nessa época vivia em Coimbra, cidade com muito maior grau de exposição à “atlanticidade” quando comparado com a área de Lisboa, sendo que muitas vezes os boletins meteorológicos apresentavam maior densidade nebulosa a norte do sistema Montejunto-Estrela.
Actualmente verifica-se uma maior uniformidade entre estas duas cidades e acredito que a expansão urbanística em Coimbra desde então, seja um dos factores que contribuiu para esta já pequena diferença.
Ouço muitas vezes dizer que temos assistido a um Inverno “à moda antiga”.
Sinceramente, prefiro um Inverno tipicamente chuvoso ao invés de um Inverno invariavelmente seco!:rain:;)

Actual (Sacavém): Chuvinha qb, vento por vezes forte e 12,5 ºC.