Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Até à lavagem dos cestos ainda é vindima :assobio:

Não declarem já o fim do Inverno, até Abril muita coisa pode acontecer, mas tambem não "peçam" coisas impossiveis de se virem a concretizar.

Penso que não se pode dizer que o Inverno está a terminar :) Eu continua a ver e com quase alguma certeza digo que o tempo volta a piorar(melhorar) a partir dos dias 17 ou 18 em diante ;) até lá é aproveitar os dias de sol...

depois de tudo o que foi dito aqui e analisando friamente esta run, penso igualmente que o inverno está a acabar, aguardemos pelas próximas, para confirmação:sad:

O que não é realista é acabar com o Inverno a 10 de Fevereiro. Era como acabar com o Verão a 10 de Agosto.
Não vejo o fim do Verão em nenhum modelo. O europeu da meia noite é excelente para quem gosta de frio, e até tem uma depressão junto ao Algarve; o GFS não mostra nada relevante na última run mas existe uma grande disparidade nos ensembles; outros modelos, como o alemão, mostram a entrada fria.
Mesmo considerando que vai prevalecer a última run do GFS tal e qual como lá está, essa previsão nem abrange ainda o final deste mês, e todos sabemos como Março costuma trazer coisas interessantes (a mínima da década em Portel foi registada em Março de 2005).

PS: Por que é que se a previsão a longo prazo fosse uma iso de -10 a abarcar a PI diziam que era fantasia, e agora que diz que vamos ficar com AA eternamente já não o é?

PS: Por que é que se a previsão a longo prazo fosse uma iso de -10 a abarcar a PI diziam que era fantasia, e agora que diz que vamos ficar com AA eternamente já não o é?

Porque é mais fácil termos o AA em cima tal como tivemos nos últimos 5 Outonos/Invernos, que propriamente a incursão de uma Iso de -10 a Portugal e arredores, tais incursões contam-se pelos dedos das mãos o numero que aconteceram, se é que alguma vez chegaram alguma vez a Portugal, acho que tal Iso se ficou apenas por Espanha o mínimo cá deve ter sido uma Iso de -6ºC/-8ºC.

Porque é mais fácil termos o AA em cima tal como tivemos nos últimos 5 Outonos/Invernos, que propriamente a incursão de uma Iso de -10 a Portugal e arredores, tais incursões contam-se pelos dedos das mãos o numero que aconteceram.

Certo, mas todos nós estamos de acordo que o segundo painel é ficção cientifica. Tanto se previr AA, como se previr outra coisa qualquer. E acho que o Inverno acabar tão cedo é quase tão comum como a iso -10.
Só mais uma coisa: já foi há muito tempo, 1956, mas foram medidos -20 a 850 hpa em Barcelona.

Baseando-me nos modelos do GFS, arrisco mesmo dizer (sem ter a certeza de nada) que só lá para o final do mês é que vamos ter alguma animação.

Mas os modelos alteram-se todos os dias, todas as RUN's, por isso não liguem muito a esta minha opinião...

Cliquem aqui para ver os modelos.

Neste momento começam já a fazer-se sentir os efeitos da seca. :lmao:

previsaoqw3.jpg

. E acho que o Inverno acabar tão cedo é quase tão comum como a iso -10.
QUOTE]

Nesta altura do campeonato acho mais provavel o inverno acabar tão cedo :thumbsup: Chuva, vento e trovoada acho que sucederá bastante ainda! Mas frio a iso -10! Puderá acontecer tambem! Mas numa circunstância extraodinária! Na meteorologia eu não meto as mãos no fogo por nada! Tudo pode acontecer e suceder! podemos isso sim de falar em probabilidades! Essas ao longo dos anos e ao longo das observações efectuadas, iso -10 são bastante raras! Tomamos a consciencia que os dias cada vez são mais longos, cada vez a atmosfera será mais estavel! Cada vez mais as altas pressões prevaleceram!
:thumbsup:

Penso que esta discussão "Fim de Inverno/Início da Primavera" também tem que ser contextualizada, em função da região de Portugal de que falamos...

Estou em Albufeira e está um magnífico dia com 18ºC; mas na Covilhã, a esta hora, estão 8,2ºC. Por aqui já há amendoeiras com folhas, porque floriram no início de Janeiro, enquanto que aposto que as de Torre de Moncorvo ainda levarão mais uns 15 dias a florir.

E nas Terras de Barroso teremos que esperar por finais de Maio para os carvalhos e castanheiros verem as primeiras folhas...

Claro que Fevereiro marca, na maioria da nossa geografia continental, o início da transição Inverno/Primavera, que noutros pontos ocorre bem mais tarde em termos temporais.
Mas, para todo o país, parece óbvio que Fevereiro não terá a mesma sequência de dias instáveis como o precedente Janeiro; o que não invalida que não possam ocorrer, de forma isolada, fenómenos extremos. Recordo que, na madrugada de 1 de Março de 2005 (para dar um exemplo relativamente recente), tivemos temperaturas negativas de contornos históricos em muitos pontos do país.

Aguardemos mais uns dias pois, apesar de todos os avanços tecnológicos, as previsões a mais de 3 a 5 dias encerram um tal grau de incerteza que não merecerem grandes discussões.
Apesar disso, escusado será dizer que, como fanático das invernias, sou dos que está a torcer por uma continuação do Inverno...frio e mais neve, que nunca é demais! ;)

Para já, pelo menos para a Beira Interior norte, de acordo com o AEMet, os dias prometem ser luminosos e...frios (ver previsão para Fuentes de Oñoro).

Mostro agora apenas a run do ECMWF, visto que a run do GFS é uma pasmaceira(AA+AA+AA+AA+AA+AA+AA+AA+AA+AA+AA+AA+AA+AA+AA...até perder de vista.....)